Jogos de sombras


sombraschinescas

A informação e a contra-informação que correm em grande volume pelos canais de comunicação e todos os dias atingem quem a eles está exposto, usam o próprio excesso como meio de condicionamento. A sobrecarga mediática serve os propósitos dos que procuram evitar, e sempre procuraram, o esclarecimento satisfatório de quem busca compreender os fenómenos sociais em geral e os políticos em particular.

Não podemos esquecer que, por exemplo, o governo PSD/CDS foi acusado, durante uma grande parte da penosa legislatura que cumpriu, de ser incompetente e cometer erros, de falhar previsões e aplicar políticas que “não estavam a resultar”. Hoje é cristalina a evidência de que esse governo não cometeu “erro” algum, antes executou um plano minucioso e premeditado, com uma competência ímpar, que visava exactamente os objectivos que acabou por alcançar e cujos efeitos ainda hoje se fazem sentir.

Serve isto para lembrar que o discurso político, a retórica e a demagogia, são por vezes linguagens encriptadas que é necessário descodificar antes que se possa entender com clareza a mensagem subjacente. Não é incomum acontecer que essa mensagem venha a ser, na verdade, de sinal exactamente oposto ao que se anunciava.

 

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    A sobretaxa do IMI anunciada por Mariana Mortágua, antes do Governo tomar essa iniciativa, com o contra ataque da direita através dos seus porta vozes é um bom exemplo disso.
    Durante uma semana só se falou nesse assunto com uma retórica de estilo “ataque bolchevique da Geringonça” ou por ex: “O Glorioso aNúncio”

  2. Rui Naldinho says:

    A sobretaxa do IMI anunciada por Mariana Mortágua, antes do Governo tomar a iniciativa de o fazer, com o contra ataque da direita através dos seus porta vozes na comunicação social e os deputados da oposição, é um bom exemplo disso.
    Durante uma semana só se falou nesse assunto com uma retórica de estilo “ataque bolchevique da Geringonça” ou o “Glorioso aNúncio”

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s