Conversa da treta de uns, o silêncio de outros

A albufeira do rio Tua está a subir. Com isso desaparece todo um ecossistema ribeirinho, e um bocado de todos nós. Sobre este crime (construção da barragem do Tua),  temos conversa da treta que lava mais branco,  o silêncio cúmplice de uns (PS/Sócrates/PSD/Passos Coelho/Francisco José Viegas/CDS-PP/Paulo Portas e Assunção Cristas) e o silêncio ensurdecedor de outros (PCP, BE, Partido Os Verdes e PAN).

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    http://rr.sapo.pt/aldeia-da-luz/default.html

    Estive por coincidência de timings na AR com o Prof. João Joanaz de Melo, e alguns elementos do GEOTA que o acompanhavam, na votação da Petiçao Pública por eles promovida e levada à votação no parlamento, em Outubro de 2014, se não me falha a memória. A Petiçao pretendia que a construção da barragem fosse suspensa, uma vez que a mesma iria alterar profundamente todo o eco sistema, e não cumpria determinados requisitos ambientais.
    Nesse dia foi também votada a nossa Petiçao Pública a que o AVENTAR deu eco.
    https://aventar.eu/2014/04/05/os-alunos-do-ensino-artistico-especializado-e-o-seu-acesso-ao-ensino-superior/
    Com excepção do partido ” Os Verdes” que interpelou o governo e defendeu a suspensão do projeto, o resto das forças políticas ficou-se pelas boas intenções.
    Quando vejo a EDP a construir um Museu em Lisboa, levando à destruição dos terrenos agrícolas do vale do Tua, pergunto-me se esse “admirável mundo novo”, alguma vez chegará aquelas paragens.
    Vendo a reportagem da RR sobre a nova Aldeia da Luz junto da Barragem Alqueva, que eu tive o cuidado de colocar em cabeçalho; existe outra do jornal Público; a sensação com que ficamos é a de que a desertificação do país é promovida pelo próprio poder central.
    Não é por acaso que os chamados territórios de baixa densidade já são 90% da área territorial deste País.

  2. Silêncio ensurdecedor por parte d’Os Verdes? Ó Sr. Orlando você anda distraído ou QUÊ?

    • Orlando Sousa says:

      O empreendimento da barragem foi aprovado pelo governo de José Sócrates. O projecto esteve a consulta pública. Qual foi a posição d’os Verdes?

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading