O fim da Geringonça


O fim político de Passos Coelho aconteceu no dia em que foi criada a Geringonça. Mas o início da Geringonça marca igualmente o começo do seu fim. É da natureza das coisas.
É essa a missão do próximo líder do PSD: acabar com as veleidades da Esquerda.

Comments

  1. Konigvs says:

    Tendo em conta que foi o irrevogável vice-primeiro-ministro Portas que criou a Geringonça….
    Mmm…

    • martinhopm says:

      Ao que julgo saber, o ‘pai’ da designação pejorativa ‘geringonça’ foi o Vasquinho Pulido Valente, aquele que não gosta nada do briol. O ‘irrevogável’ aproveitou-a.

  2. Rui Naldinho says:

    É minha intuição de que o modelo da Geringonça, este ou uma versão mais inclusiva, com mais partidos dentro do governo, estará para durar. Terá dias melhores, dias piores, dias de tensão e arrufos pelo meio. Não vai ser nenhum primeiro ministro português a por fim a este modelo de governação, até porque, ele corre o risco de dar um “tiro nos pés”. Será sim, uma mudança de comportamentos nas instituições da UE, onde estamos integrados. Só assim ela morrerá naturalmente por limite de idade para os fins a que se destinou.
    A Geringonça Grega, que deu origem ao Syriza, onde uma multiplicidade de movimentos políticos deram origem a esse partido político, o caso Português, onde ninguem quis perder a sua face, dando ao PS a possibilidade de governar, são múltiplas formas de a esquerda se organizar, ultrapassando as quezílias do costume, na defesa daquilo que é essencial da nossa democracia, o Estado de Direito e o Estado Social.
    Na Espanha só não houve uma Geringonça, porque os nacionalismos ultrapassam em grande medida a dicotomia esquerda direita. Em questões de ideologia, nada de significativo fazia separar politicamente o PODEMOS do PSOE, não fosse o caso de um deles apoiar a autonomia Catalã e Basca, enquanto o outro não.

  3. martinhopm says:

    Bruno Santos, não sei se será como diz. Não é com certeza um cabecilha do PPD/PSD, seja ele quem for, o Africanista de Massamá ou qualquer outro bigorrilhas, quem vai estragar a ‘geringonça’. Talvez a UE. Mas para isso, teremos que obviar a muito provável rasteira. Como? Reestruturando a dívida – ´separando a lícita da ilícita, fazendo baixar os juros a pagar e dilatando os prazos para 30 ou 40 anos. Só assim, o país conseguirá levantar cabeça. Se não, andamos toda a vida com o garrote do serviço da dívida a pesar-nos ao pescoço. Só assim, haverá crescimento sustentado, sem prejudicar o Estado de Direito e o sobretudo o Estado Social. Diga se concorda?

    • Bruno Santos says:

      São duas questões distintas.
      Pedro Passos Coelho é um seguro de vida para a Geringonça e uma tenaz para a direita. Quando o PSD mudar de liderança as coisas mudam de figura, porque o PSD mudará o discurso e procurará libertar-se lentamente do legado sombrio que carrega, tentando de novo estabelecer pontes de “diálogo” ao centro e minar a “aliança” de esquerda. E saberá que nesse centro há muito quem anseie por esse momento, apesar do extraordinário esforço que vem fazendo Pedro Nuno Santos.
      Quanto à Dívida, sabemos que é um instrumento de poder e de opressão. Penso que o trabalho realizado em Espanha pelo PSOE não veio facilitar as coisas a quem pensa que a Dívida deve ser reestruturada, pois essa reestruturação não pode ser imposta unilateralmente sem se correrem riscos muito sérios de um custo insuportavelmente elevado. A Espanha representava uma importante massa crítica nesse sentido e, como sabe, perdeu-se.

  4. Tempero Correia says:

    Leio acima que . . . “É da natureza das coisas.
    É essa a missão do próximo líder do PSD: acabar com as veleidades da Esquerda.” Ora, sendo eu, como sou, um pouco lerdo, ocorre-me perguntar: mas o(a) próximo(a) líder do PSD não é a Senhora – umas vezes mascarada de tímida, outras de “divertida” e azougada, mas sempre, sempre, a cristianíssima menina – Cristas?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s