Doutores e Xamãs

Ilustração: "Figura com Céu", Bruno Santos.

Ilustração: Bruno Santos

 

A titularidade de um grau académico representa, em síntese, a indicação da posse de um segredo. Quanto mais elevado for o grau académico, mais profundo e valioso esse putativo segredo será.
Quando se ostenta a posse, real ou simplesmente convencionada, de um segredo, ou seja, de um poder, pretende-se suscitar, nos outros, dois sentimentos: temor e reverência.
Temor porque nunca sabemos se o segredo que o outro possui lhe confere o poder de nos punir ou, pelo contrário, de nos privilegiar. Reverência porque, na dúvida, preferimos não provocar a sua ira, não vá ele fazer uso desse poder no sentido que nos for mais prejudicial.

Trata-se, sem dúvida, de uma questão que pertence ao âmbito do Sagrado e que faz parte do repertório simbólico do pensamento mágico.
Nas sociedades em que o temor não é tão vincado, por via, geralmente, de um maior esclarecimento dos seus membros, é também menor a tendência para a ostentação do grau, ou seja, do putativo segredo, que se pretende possuir ou que se pretende que os outros pensem que possuímos.

Foi este jogo xamânico que ergueu as sociedades estatutárias, como a nossa, nas quais a respeitabilidade quase nunca se conquista pela Virtude, mas pelo medo.

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    ***** estrelas, Bruno Santos!

  2. Rui Silva says:

    Perfeito, parabéns, não podia estar mais de acordo.
    Ainda me lembro, aqui há uns anos, ouvir o Daniel Oliveira a dizer ( com cara feliz , julgo que pela descoberta) que os empresários portugueses tinham em geral menos formação que os seus funcionários, querendo com isto valorizar o “ter” uma licenciatura (ser Doutor) em relação a “ser” empreendedor e pegar o seu destino nas próprias mãos.

    Rui Silva

    • Nightwish says:

      Por isso é que as empresas nacionais são tão empreendedoras… com o dinheiro dos outros.
      Bom, quando for pedir um empréstimo para a negócio já sei que devo dizer que nem a quarta classe tenho e que lia todos os dias o blog do Bruno Maçães e gurus que tal, é empréstimo garantido.

Deixar uma resposta