Weber, Sócrates e Maltez


thumbs-web-sapo-io

Aqui se encontra uma análise do último livro do Eng. José Sócrates, feita por um grande especialista na matéria, o Professor Adelino Maltez, de quem se diz, aliás, poder vir a ser o próximo Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano.

No centro da reflexão do Professor Adelino Maltez está Max Weber (1864-1920), a cuja obra o Eng. José Sócrates se vem dedicando. Conceitos como os de Carisma, Ética da Convicção [viver como se pensa] ou Ética da Responsabilidade [os fins justificam os meios]são abordados neste texto de análise ao livro recentemente publicado pelo ex-Primeiro Ministro, não se vislumbrando, contudo, qualquer referência a um outro tema, central na obra de Max Weber, que remete para a definição de Estado enquanto entidade que detém o monopólio da violência legítima, assunto premente nos últimos anos da vida política e cívica de José Sócrates.

A entrevista à TVI mostrou alguém interessado em conhecer – e dar a conhecer – os fundamentos da Política enquanto poder de determinar a direcção de um Estado. Para Max Weber, conforme o próprio testemunhou na conferência que serviu de base ao livro do Eng. José Sócrates, proferida em Munique no Inverno de 1918, “Política” significaria um esforço por participar no Poder, ou influenciar a sua distribuição, quer entre os distintos Estados quer, no seio de um Estado, entre os diferentes grupos de homens que o integram.

Um assunto a desenvolver.

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Acredito que a obra Dom Profano seja um bom trabalho na área da Liderança e do Carisma. Tudo temas que devem deixar Sócrates com a libido em alta.
    Não deixa de ser irónico, para alguém que começou a vida como licenciado em Engenharia fazendo projetos de duvidosa qualidade urbanística, passando por quase todos os lugares da política, ele ter acabado, após uma derrota eleitoral, a estudar filosofia em Paris.
    Mas é a vida! E se ele faz aquilo de que gosta, nós não temos que o detestar por esse facto.
    Contudo, há determinadas ocorrências na vida do autor que deixam a maioria dos potenciais leitores desconfiados, começando logo por se intrigarem, se isto é mesmo uma obra dele?
    Acresce que, José Sócrates trabalhou como ninguém a sua imagem durante anos, com um Steffen à americana, numa verdadeira manipulação das massas. Eu a isso não chamo carisma, mas há que assim pense. Paciência!
    Do outro lado, também tínhamos uma máquina de propaganda menos eficaz a tentar combatê-lo, mas sem êxito. Tudo porque a direita sempre quis combater os seus adversários pelo medo, pela insinuação, recorrendo se necessário aos ataque de caráter, sem quaisquer provas plausíveis para o fazer.
    Ainda me lembro da insinuação sobre uma pretensa homossexualidade de José Sócrates que teria uma relação amorosa com um ator bem conhecido. Quem faz esse tipo de ataques, nunca mais pode ter crédito.
    Se alguém no passado se pode comparar à direita de hoje, no que concerne à manipulação da informação, e dos média em geral, com Spin’s em tudo o que é espaço de comentário, ele chama-se José Sócrates.
    Há um momento “zen” na vida política de José Sócrates que eu nunca vou esquecer. O momento em que a sua personalidade se confunde mais com a de um José Castelo Branco, um personagem pretensioso, de com a de um líder carismático.

  2. Rui Naldinho says:

    “American Staff”

  3. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    “Engenheiro”, “Carisma”, “Ética” e “Responsabilidade” são títulos que assentam a Sócrates da mesma forma que assenta o título de “bom rapaz” a Al Capone.
    Ou, porque não, de “pessoa mais honesta do mundo”, relativamente a quem o comum dos Portugueses terá que nascer duas vezes, como assenta a Cavaco.
    A esta gente sobra-lhe em lata o que lhes falta de vergonha.

Trackbacks

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s