Gaia, Futebol e a Quadratura do Círculo


img_818x4552016_11_07_22_44_47_574636

No passado dia 26 de Outubro, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, deu nota pública de que tinha aceitado o cargo de Administrador não executivo da SAD do FC Porto. Sentindo a necessidade de se justificar publicamente, o autarca de Gaia veio dizer que “são opções respeitáveis quando tudo é claro, transparente, sem fanatismos e sem conflitos de interesses”.

Acontece que um dia antes da sua eleição para o cargo em causa, a CCDR-N deu a conhecer um parecer jurídico que coloca o presidente da Câmara de Gaia em situação de “inelegibilidade superveniente”. Isto significa que, caso viesse efectivamente a ocupar o cargo de Administrador da SAD portista, Eduardo Vítor Rodrigues incorreria em perda de mandato de presidente da Câmara Municipal.

Nesse mesmo dia, o autarca de Gaia veio novamente comunicar que, afinal, tomara a decisão de “não integrar o elenco administrativo” do FC Porto, justificando de novo a decisão com o seu próprio “comportamento ético exemplar” e afirmando “estar imune” a “incompatibilidades” e ao “risco de menor isenção”, apelidando de “hipócritas” e “pseudo-moralistas” os que logo alertaram para a evidente incompatibilidade e conflito de interesses que estavam em causa. Quer aos olhos da lei, quer aos do mais elementar bom senso.

O que é notável, e sintomático, é que o presidente da Câmara de Gaia faz uso exactamente dos mesmos argumentos para justificar uma coisa e o seu contrário. Aceita o convite porque é um homem honesto e a seguir, sob a ameaça de perda de mandato, recusa o convite porque é um homem honesto. É a chamada Quadratura do Círculo.

Comments

  1. Konigvs says:

    Política e Futebol. Pias diferentes para os mesmos porcos.

  2. O presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia desde que deu atribuiu a medalha de ouro a um reconhecido alpinista político, nunca mais foi o mesmo.

  3. O presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia desde que atribuiu a medalha de ouro da autarquia a um reconhecido alpinista político, nunca mais foi o mesmo.

  4. jpfigueiredo says:

    Não foi esta pessoa transparente, séria e honesta que deu uma medalha ao Marco António Costa?

  5. Jaime Miranda says:

    Etore Scola retratou magistralmente este género de políticos no sensacional “porcos , feios e mais”

  6. Não vislumbro razão para a comparação com “Feios, Porcos e Maus”. A não ser, pelo lado de certos comentadores… Vejamos o filme: 1.º, o Presidente aceitou um cargo; 2.º, verifica que não pode, porque é ilegal; 3.º, o Presidente recua para cumprir a lei. Quem nos dera que este exemplo fizesse escola… Já do lado de certos comentadores, é o veneno de sempre…

  7. Presidente sabemos o porquê dos comentários negativos, não esperavam um mandato com tanto sucesso, aguentem !

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s