Absoluta correcção protocolar do Primeiro-Ministro de Portugal, Antonio Costa, colocando o seu copo ACIMA do da soberana de Espanha.
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
Absoluta correcção protocolar do Primeiro-Ministro de Portugal, Antonio Costa, colocando o seu copo ACIMA do da soberana de Espanha.
No dia 30 deste mês que hoje se inicia, o Aventar vai comemorar 10 anos. Queremos que comemorem connosco. Escrevendo, que é o que se faz por aqui. [Como participar]
Um amigo recebeu, por motivos pessoais que não vou contar, uma pequena parte da biblioteca de um ilustre bibliófilo. “Pequena” tendo em conta o tamanho total, mas, ainda assim, pouco mais de uma centena de livros. Cheguei a conhecer o bibliófilo, ainda que só de vista. Era um professor aposentado, conhecido pelo humor cáustico, pelo […]
Foto: Francisco Miguel Valada (11 de Outubro de 2019, cf. 24 de Julho de 2017)
À excepção do hipócrita do Presidente da República. É ouvir o Bruno Nogueira no Tubo de Ensaio de hoje.
A primeira fila do grupo parlamentar do PS é pungente. Não admira que tenham medo do Dr. Ventura.
Expresso. É Directivo. O respeito – e não o respeitinho pelas instruções do poder político – é muito bonito.
Tem 3.300 euros? Pode bater num professor! Aproveite já!
Não é *Diretivo, jornal A Bola: é Directivo. Como o *Coletivo, jornal A Bola, é Colectivo. Mais respeito, sff.
de Harold Bloom (1930–2019): Jay Wright: j-a-y-w-r-i-g-h-t, Thylias Moss: t-h-y-l-i-a-s-m-o-s-s, & /ˈnɒstɪk/: g-n-o-s-t-i-c.
O Paulo Guinote explica. Só não sabe quem não quiser saber: O salário dos professores: fact-checking
Seriedade política seria financiar os municípios em função do número de votantes em vez do número de eleitores…
Queria ser original (hello! hello!), mas houve alguém que… adiante: lede o perdedores e perdedores do J. Manuel Cordeiro.
(exactamente) «Santana Lopes admite abandonar presidência da Aliança». OK. Siga.
Estavas a dizer que viste a minha mulher a f*****, a f*****, a f******. Que exagero! Estava só a f*****!
passa para cá olivença ó maria
Mas com uma faixazinha de cor azul da monarquia, enquanto a rainha apresenta faixa rubra!!!!
“De acordo com O Livro do Protocolo, que lançou pela Esfera dos Livros, é possível ver que Felipe VI tem ao pescoço o Tosão de Ouro, por ser ele o Soberano Grão-Mestre da Ordem do Tosão de Ouro. Tem também, em destaque, o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, este atribuído ao rei por Marcelo Rebelo de Sousa, e o mais alto grau da Ordem. A faixa azul é da mesma Ordem. Até 2011, era apenas concedido, no final do mandato, a quem tivesse exercido o cargo de Presidente da República. A partir dessa data, voltou a poder ser também concedido a chefes de Estado estrangeiros, antigos chefes de Estado e a pessoas “cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção”, pode ler-se na página da presidência.
À rainha consorte, o Presidente da República concedeu a Grã-Cruz de Cristo. No entanto, de acordo com o livro de José de Bouza Serrano, a faixa é mais larga do que deveria ser, uma vez que as faixas concedidas a mulheres devem ser mais estreitas.”
“É composta pela banda, de seda vermelha posta a tiracolo, tendo pendente sobre o laço o distintivo, e pela placa dourada em raios, tendo ao centro um círculo de esmalte branco carregado da cruz da Ordem, perfilado de ouro e circundado de um festão de louro de ouro. A Cruz da Ordem de Cristo é a figura simbólica que caracteriza a Ordem dos Cavaleiros de Cristo de Portugal. Esta instituição honorífica de tipo religioso e militar foi criada pelo Rei D. Dinis em 1319. Foi entretanto convertida em Ordem Honorífica e até hoje continua assim. É frequentemente concedida em Visitas Parlamentares de Estado, sobretudo aos cônjuges e, ocasionalmente, aos próprios chefes de Estado. “
Obrigado
Muito obrigado pela explicação (sem qualquer ironia). Contudo a minha referência às cores pretendia ser simplesmente uma ironia. Mas foi bom ficar a saber que os reis usaram, de acordo com o protocolo, as faixas correspondentes às condecorações portuguesas, coisa que de facto desconhecia. E o vermelho acabou por assentar excelentemente à rainha sobre o negro do vestido. Agora que o Costa tem um olhar maroto, ai isso tem, e não me parece que seja protocolar!
O saber não faz mal a ninguem ; e a boa educação muito menos !!!