Ajustes directos à lupa – Matosinhos

Ajustes directos à lupa - Matosinhos

Hoje fomos visitar os ajustes directos da Câmara Municipal de Matosinhos no portal “Base.Gov”. Este concelho da Área Metropolitano do Porto, com cerca de 175 mil habitantes, já leva mais de dois mil contratos de ajuste directo num valor que supera, nesta data, os 168 milhões de euros.

Coisa pouca. Ora, no meio de tanto ajuste, podemos encontrar coisas tão interessantes como os 81 mil euros ajustados para “promoção do Município de Matosinhos no evento “Comic Con” com um prazo de execução de quatro dias e pagos à empresa “City Conventions In The yard, Lda”. Esta empresa, por sua vez, tem apenas três contratos de ajuste directo no referido portal, dois de 2015 e um de 2016, totalizando mais de 130 mil euros e sempre para o mesmo cliente: a Câmara Municipal de Matosinhos.

Apenas no ano de 2016, em pequenas coisas como “Comunicação, design, publicidade, concertos ou material promocional” a Câmara Municipal de Matosinhos fez ajustes directos (e apenas o que se consegue detectar no Base.Gov) em valor superior a: €1.365.234,00 ou seja, mais de um milhão e trezentos mil euros. E nestes não estão contabilizados os €10.000,00 (dez mil euros) pagos à FNAC pela compra de telemóveis. Telemóveis??? Mas então o operador de telefone que trabalha com a CM Matosinhos e tendo presente o habitual neste tipo de (grandes) contas empresariais não fornece os telemóveis?

Ora, mais de um milhão de euros que foram “investidos” ou “gastos”, conforme a opinião de cada um, em quê? Vamos procurar, de forma sucinta, enunciar alguns casos: O mais recente na nossa análise foram os mais de 30 mil euros para a aquisição de material divulgação da nova imagem do Mercado Municipal de Matosinhos. Já para publicidade a “Matosinhos Worlds Best Fish” no Estádio do Leixões (????) foram 150 mil euros. E sobre o mesmo tema temos de acrescentar mais quase 75 mil euros na aquisição de serviços para a divulgação da marca entregues à Associação “Aventura com Carisma” que recebeu, em ajustes directos da CMMatosinhos qualquer coisa como 238 mil euros. Nada mau. E por último, em publicidade nos jornais do grupo Global Media Group (Jornal de Notícias, O Jogo, Diário de Notícias, TSF) temos só em 2016 a bela soma de 121 mil euros e 47 mil euros no Porto Canal.

E assim anda o nosso dinheiro.

Resposta do Município de Matosinhos

Até à publicação deste post, a Câmara Municipal de Matosinhos não respondeu a este post. Se o fizer, actualizaremos o seu conteúdo.

 
Explicação do projecto: Ajustes directos à lupa
Contributos dos leitores: aventar.blogue@gmail.com ou formulário de contacto

Comments

  1. …de Coimbra, vinde aqui que de Coimbra deve haver muitos causos a apontar !
    obrigada !

  2. “publicidade a “Matosinhos Worlds Best Fish” no Estádio do Leixões (????) foram 150 mil euros.” -> este valor engloba também a publicidade nas camisolas do plantel sénior de futebol. O estranho neste caso é nesta época o ajuste directo ter sido feito à empresa que é accionista maioritária da SAD do Leixões (PlayFair) e não à própria SAD (que é quem gere o futebol sénior) como nas épocas anteriores. “E sobre o mesmo tema temos de acrescentar mais quase 75 mil euros na aquisição de serviços para a divulgação da marca entregues à Associação “Aventura com Carisma” que recebeu, em ajustes directos da CMMatosinhos qualquer coisa como 238 mil euros. Nada mau.” -> este sim um caso mais estranho…uma associação que mal foi criada fez um protocolo com a direcção do Leixões para gerir o voleibol do Clube, em que o presidente da associação era na altura o seccionista da modalidade no Clube (portanto estava dos 2 lados que acordaram o protocolo…) e associação que na sua maioria foi e é constituída por quem já geria o voleibol no seio do Leixões. A publicidade é feita nas camisolas do Clube, mas quem recebe é a tal associação…

  3. Joana says:

    vao ver o que se passa no Teatro Constatino Nery, compra do sistema de som…mais um ajuste direto.

  4. Joana says:

    Vejam a corrupção dos contratos com familiares…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading