Uma questão de princípio…

jj
Na qualidade de sportinguista, presumivelmente sócio com as quotas em dia, Jorge Jesus tem total legitimidade para integrar a comissão de honra da recandidatura de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Mas o cidadão Jorge Jesus não se pode esquecer que exerce uma actividade remunerada no clube, o que pressupõe direitos e deveres. Mesmo que possamos considerar o cenário pouco provável, em caso de derrota nas eleições de Março do candidato apoiado pelo treinador, estará Jorge Jesus preparado para colocar o lugar o lugar à disposição da eventual nova direcção do clube, caso ela venha a existir? Era bom que este ponto fosse clarificado, mas ainda não vi esta pergunta formulada pela imprensa desportiva ao treinador, agora que o black-out terminou…

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Jorge Jesus tem tanto de bom treinador como de falta de sentido do ridículo. Aliás, para mim é isso que o destrói como grande técnico que poderia ser. Não lhe falta leitura de jogo e intuição felina, como tinha por exemplo Pedroto. Jesus é um treinador de campo. Falta-lhe é um pouquinho de humildade, de bom senso e controle emocional. Parece pouco, mas é muita coisa.
    Nem no SL Benfica a coisa lhe correu tão bem como ele faz questão de alardear. Em seis anos ganhou três campeonatos, dois deles consecutivos e um terceiro com aquelas peripécias que todos conhecemos com jogos no Algarve, o Hulk e os túneis, o Pinto da Costa, o jurista Ricardo Costa, um Benfiquista assumido e Presidente do Conselho de Disciplina, o Conselho de Justiça dominado por FC Porto e Sporting…
    Não conseguiu ganhar nenhuma das finais da Taça da UEFA em que o SL Benfica esteve envolvido. Se na primeira era o todo poderoso Chelsea, na segunda o Sevilha, ainda que com tradições na prova, era bem mais acessível.
    O Benfica tinha uma grande equipa e manteve-a vários anos seguidos com enorme esforço financeiro mas lá se foi aguentando. Portanto o sucesso decJesus para o dinheiro investido é sempre muito valorizado pela comunicação social.
    Até ao ano passado, com Mourinho fora há mais de oito anos, Jesus pensava que o futebol na Tugalândia girava à sua volta, e dependia dele como espetáculo de massas. Os outros treinadores aprendizes de feiticeiroele, e ele um verdadeiro druida.
    Resolveu mudar-se para o seu Sporting, que até tinha uma equipa razoável, faltavam-lhe era suplentes de jeito.
    O SL Benfica manteve a equipa e mostrou ao rival da mesma circular, que não é só com os 11 titulares que se ganham. Quando vêm os castigos e as lesões há que ter um “banco” à altura, de preferência melhor que os Bancos portugueses. E o SL Benfica tinha isso, é uma humildade que vinha de três derrotas seguidas com o Sporting. Que Jesus valorizou como se tivesse ganho a guerra e não simples batalhas.
    Jesus sabe tão bem quanto eu, que no Sporting dificilmente será campeão de alguma coisa, a não ser que mude quase tudo no clube, incluindo a sua forma de abordar o futebol Em vários aspectos. Eu até sou capaz de reconhecer que o Sporting não tem sido feliz com as arbitragens, mas se o clube de Jesus criar dez oportunidades de golo e marcar metade, em cada jogo que enfrenta, de certeza que será campeão. Não pode é estar à espera de um erro do árbitro para justificar toda a imensa incapacidade que tem demonstrado.
    Portanto Jesus sabe que tem uma “morte” anunciada para breve. Resta saber se é antes do final do campeonato, ou se no final deste.
    Não estou a dizer que Jesus seja empurrado deliberadamente para fora do clube. Mas talvez arranje um contrato lá fora, o que tornará a coisa menos traumática para ambas as partes.
    Ele até se desenrasca a falar “Portunhol “!
    Mas coloca-se uma pergunta:
    Vale a pena o Sporting estar a pagar seis milhões a um treinador para ir à Liga Europa?

  2. António,

    Acho que essa questão nem se coloca, porque o Madeira Rodrigues já afirmou que não conta com Jesus caso vença as eleições. Portanto, Jesus será demitido e pago para sair. Não sei onde é que o Madeira Rodrigues vai buscar os cerca de 10 milhões para o fazer, mas sendo o Sporting a pagar, espero que os pague até ao final do contrato. Caso contrário, que seja o Madeira Rodrigues e os sócios que votaram nele a pagar essa rescisão do seu bolso.

    • João, tanto quanto sei ainda decorre o prazo para apresentação de candidaturas, embora seja pouco provável que apareçam. O Madeira Rodrigues não quer contar com o JJ e terá que preparar indemnização. Essa seria aliás mais uma razão para o treinador ficar remetido ao seu papel de funcionário. Se quer tomar partido pelo actual presidente, deveria desde já anunciar que em caso de derrota colocaria o lugar á disposição. Se tivesse ética, que pelos vistos não tem, vaidade e fanfarronice é que lhe sobram…

      • António, é sobejamente conhecida a apetência do Jesus para fazer campanhas a presidências de clubes. Já o fez em Guimarães, já o fez em Setúbal, já o fez na Amadora. Eu cá defendo que o treinador não deverá imiscuir-se nesse tipo de assuntos porque não é pago para o fazer. É pago para treinar, para coordenar e dirigir a equipa sénior, a equipa b, a formação, para fazer scout, para aparecer em eventos da vida social do clube. Contudo, se o Jesus fizer aquilo que descreves estou certíssimo que o Madeira Rodrigues colhe os votos da família e mal…

    • Ricardo Ferreira Pinto says:

      Pode sempre fazer ao Jesus o que o Bruno fez ao Marco Silva – mover-lhe um processo disciplinar com vista ao despedimento por justa causa. Já viste quantas vezes o Jesus se apresentou aos jogos de fato de treino?

      • Ricardo, essa é uma não-questão. E digo-te o porquê de ser uma não-questão.
        Primeiro, porque esse é um dos vários pontos lavrados no processo disciplinar. À imprensa apenas deu jeito publicitar mais esse, esquecendo-se por exemplo dos que considero mais importantes:
        – as faltas dadas a reuniões com a SAD.
        – o facto de ter apoiado publicamente Marcos Rojo quando o argentino decidiu fazer greve para ser vendido ao United.
        – O facto de ter uma relação promiscua com o seu empresário Carlos Gonçalves que visava encher o Sporting na reabertura do mercado de Janeiro de 2015 com uma data de jogadores agenciados pelo segundo.

        Curiosamente, o Marco Silva também viria a sair do Olympiacos por causa de um processo disciplinar. Há coisas que…

        • Konigvs says:

          Essa é uma não questão porque o Marco Silva saiu do Sporting por mútuo acordo, apesar de quem o despediu ter sempre afirmado que esse era o seu treinador para quatro anos. Mas sem acordo ainda estaria a receber o salário, tal como está o Lopetegui a receber do FC Porto apesar de até já ter outra entidade patronal.

          Treinador da bola é que é uma bela profissão. Um treinador, mesmo já sendo um dos mais bem pagos do mundo, falha todos os objetivos que lhe propuseram e no entanto, no final da época o patrão ainda o aumenta pela falta de produtividade! Mas se o clube o quiser despedir mais à frente, pelos mesmos maus resultados, ainda tem de lhe pagar uma fortuna!

          • São as regras do jogo. José Mourinho não se queixará de indemnizações, já o Arsenal não esbanja mas tem os adeptos fartos de Wenger…

      • Isso são golpes de baixo carácter, nos quais não me revejo. Claro que no mundo do futebol…

  3. Konigvs says:

    Precisamente. Por uma questão de ética – que Jesus não faz a mínima ideia do que seja, senão não começaria a trabalhar num clube enquanto mantinha um contrato com outro – estando o clube em fase de eleições, só teria de colocar o seu lugar à disposição. E um treinador, que é pago exclusivamente para treinar e defender os seus jogadores, se tivesse dois dedos de testa, nunca que me meteria no ato eleitoral causando focos de instabilidade.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading