Lemos, ouvimos e vemos

Ana Cristina Pereira Leonardo

 

O capitalismo é como aquelas pessoas a quem emprestamos um dedo e, dois dias não são passados, nos querem levar os membros. A frase não é do velho Marx, nem sequer de Žižek: é minha. E em época tão dada à arrogância da humildade opinativa, digo-o sem falsa modéstia. Porque o caso é este, ao debate de ideias opõe-se hoje uma batalha de opiniões: «Eu acho isto, tu achas aquilo. Eu tenho direito a achar isto, tu tens direito a achar aquilo. Eu estou certo em achar isto e tu és uma besta em achar aquilo» – como se ao criticismo kantiano acrescesse, vá lá, uma espécie de democratização do insulto e do disparate. São tempos palavrosos, pois, em que o império das imagens (cf. o fenómeno narcísico das selfies) não correspondeu ao colapso anunciado das palavras: à imagem de Trump como palhaço de cabeleira bizarra seguiu-se a presidência dos EUA por via de meia dúzia de frases feitas e curtas (não será por acaso que não larga o Twitter).

Quem fala de Trump, fala de capitalismo, pelo que não me desvio do assunto. E o assunto é este: são OITO. Contas feitas, oito multimilionários detêm riqueza idêntica à miséria somada de cerca de metade da população mais pobre da Terra: 3,6 mil milhões de pessoas.

Se na ficção de Orwell, “1984”, 2+2=5, no mundo real de 2017, 8=3,6 mil milhões. A denúncia do escândalo acaba de ser feita num relatório da Oxfam que mostra como concentração de capital e desigualdade social têm vindo a aumentar no mundo.

Escrevi escândalo?! Peço desculpa. Ao que parece, o único escândalo que vem ocupando as mentes é o da sexualidade depravada de Trump que os russos teriam monitorizado. Passados 45 anos sobre Watergate, que levou à queda de Nixon, é caso para dizer que talvez seja certo que a História quando se repete é como farsa.

Quem fala de espiões e de russos, fala de John le Carré, aproveitando para recomendar a sua autobiografia, «O Túnel de Pombos», sem esquecer, porém, o passeio pela «América» nos idos de 1930 de dois escritores humoristas soviéticos, Ilya Ilf e Evgueni Petrov, como correspondentes do «Pravda» (há edições sem ser em russo), uma obra que nos permite rir dos anos de Stalin e Roosevelt enquanto nos tentamos distrair do facto de haver refugiados sírios a morrer de frio na Grécia nos anos de Trump e Putin. O que, a despropósito, me recordou o poeta morto Manuel António Pina: «Ainda não é o fim nem o princípio do mundo calma é apenas um pouco tarde».  

Crónica publicada no Expresso de 21 de Janeiro de 2017

Comments

  1. Paulo Só says:

    O que se passa nos EUA ainda não sabemos. Pode ser a queda do Império, a vitória do terceiro mundo interno que eles criaram, e simultaneamente uma nova fase do capitalismo globalizado que sequer é mais americano. O que me espanta é que não cuidemos da União Europeia. Estamos a assistir à saída do Reino Unido sem mexer uma palha. Mas ficamos com os governos de extrema-direita da Polónia e Hungria. Quando é que a UE vai começar a fazer política, a avançar, ao invés de se fixar no euro, e na livre circulação, que são importantes mas não são dogmas imexíveis? Não se entende que não haja ninguém na Europa capaz de soprar uma ideia aos alemães e aos franceses antes que eles enterrem de vez a UE .

  2. Sem Norte says:

    Mas em cuba não há ricos!

  3. “Mas em cuba não há ricos!”
    E…?

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading