Rejubilai! As touradas estão a morrer

tourada

Desde o final da década passada, o número de touradas realizadas em Portugal tem vindo a diminuir de ano para ano. Em igual trajectória, estes espectáculos de violência e morte perderam milhares de espectadores em poucos anos: em 2008, segundo números do IGAC, as touradas levaram aproximadamente 700 mil portugueses às arenas. Em 2016, o número foi reduzido para perto de metade. Um declínio que se saúda.

Perante esta realidade, é expectável que as touradas acabem mesmo por morrer, ainda que de morte lenta e demorada, o que infelizmente ainda custará a vida a centenas de animais indefesos que continuarão a ser alvo da brutalidade de uma tradição sem nexo. Não obstante, o crescente desinteresse dos portugueses pelo entretenimento da tortura é um sinal positivo e animador. Estamos no bom caminho e só se lamenta que o enfermo continue a ser medicado. Desliguemos-lhe as máquinas. Ou eles que se toureiem uns aos outros.

Cartoon@No Limiar das Palavras

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Adoro touradas.
    Sempre achei que a tourada tinha momentos hilariantes.
    Só é pena que os animais andem de casaco. Tirando isso, o espetáculo é digno de ser visto.

    https://m.youtube.com/watch?v=wJgy82aPmJc

    • Rui Naldinho says:

      Vejam só a entrada dos forcados em cena, saltando por cima das mesas!

  2. Ignorantes, insensíveis, sem cultura, desconhecedores do mundo que os rodeia e da sua história, desinformados, ridículos, sensores, e sobretudo fascistas, são o que os desconhecedores do assunto são, para além de serem desrespeitadores do pensamento dos outros.

    • Ana A. says:

      É verdade, o desconhecimento do mundo e da história só produz “fanáticos” que atacam as touradas! Vejam só, como é que alguém mentalmente são, pode encontrar algo de errado numa tourada?!
      E por falar em História, que pena eu tenho de não viver na época dos romanos! Adorava ir ao circo ao Coliseu de Roma…”pena” que tenhamos “evoluído” e já não se mate gente na arena…

      • joão lopes says:

        é obvio que quando os caçadores/agricultores de Castro Verde matam uma aguia imperial,7 milhafres e mais umas tantas raposas numa semana,isso faz parte da mesma “cultura” dos herois das touradas,afinal os bichos só existem para o bicho homem os exterminar.É obvio tambem que aquela aguia imperial(existem apenas 3 casais em Portugal,para 240 em Espanha) não pode comer os coelhos,que são por “direito proprio” do bicho homem.

    • Fernando Antunes says:

      O Jota é que desconhece o mundo que o rodeia pois não percebe que ele evolui. Aliás, já evoluiu.

      Por isso é que a tourada só sobrevive com milhões de euros em subsídios das autarquias e do Estado, de uma maneira ou de outra. É uma tradição morta, mantida viva artificialmente apenas e só devido ao poder de certos lóbis e elites ligadas a sectores conservadores, pois público que o sustente não tem! As praças de touros não são mantidas com as corridas de touros seguramente, pois não têm corridas de touros suficientes durante o ano para se sustentarem (quando muito duas ou três por ano, em média).

    • Caro jota meta a tradição camuflada de Kultura lá num certo sitio e vá espetar ferros ao seu tio a ver se ele adere à onda sanguinária de meia dúzia de depravados mentais.

  3. Carla says:

    Se a tourada é cultura e há quem defenda a cultura talvez devessemos comprar alguns escravos,matar o vizinho para ficar com a casa dele,enterrar vivas as crianças com deficiência…talvez ressuscitar hitler e deixar a raça ariana governar o mundo!!!Afinal tudo isto é história….
    A evolução da sociedade está nos seus actos e np respeito pelos outros seres vivos incluindo a Natureza..nao são os prédios altos e os carros potentes que elevam personalidades!!!
    Fazer sofrer por simples prazer…nao tem descrição para este tipo de atitude!

  4. Boas noticias. A horda sanguinária está em declínio.

  5. Mario Sargento says:

    Uma mentira por muitas vezes que seja dita não se torna um verdade

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading