Cartas viciadas

Não há pois na “carta”  de António Domingues ao ministro Mário Centeno publicada pelo jornal  ECO qualquer sustentação para o lead da notícia que afirma que “António Domingues tinha um acordo com o ministro das Finanças para não entregar a declaração de rendimentos no Constitucional”. Apesar da falsidade da afirmação ela foi publicada por todos os jornais e televisões sem qualquer análise dos termos da citada carta.

No debate parlamentar desta tarde o PSD e o CDS não se coibiram de afirmar que o ministro Mário Centeno “mentiu” sem se preocuparem minimamente em analisar o que de facto está escrito na carta de António Domingues. Imprensa, rádio e televisão repetiram a acusação e cavalgaram a onda.

Estrela Serrano afirma que o  jornal ECO publicou uma notícia com afirmações que não se extraem  dos excertos apresentados. Ou seja, inventou uma notícia. Isto é, aderiu à pós-verdade.

Mas não foi uma “notícia” inútil. Serviu o propósito de dar substância ao debate parlamentar de ontem à tarde.

É isto o melhor que a oposição tem? Está ao nível de quando foi governo.

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    O que mais preocupa são os “não casos” que os papagaios da Assembleia discutem, alimentando-se do dinheiro que o contribuinte lhes passa.
    E que espera o Sr. Presidente que tanto gosta de ter um microfone à sua frente para dar uma opinião sobre tudo e qualquer coisa mais, para pôr um pouco de ordem nesta bagunça.
    Os debates da Assembleia, não servem para fomentar um Portugal melhor. Servem para lavar roupa suja, da direita à esquerda.
    Mas há uma coisa que é clara e em que o articulista tem toda a razão: Quem ouve a TV e a rádio fica manifestamente drogado pela campanha negativa e miserável do PP, e a mensagem que passa é que o Governo mente.
    Nada de novo. Os fascistas nos “ballet-rose” que sempre os caracterizaram.

  2. Rui Naldinho says:

    A minha visão pessoal deste assunto é simples, e vale o que vale.
    António Domingues foi induzido em erro pelo governo atual, quando o este procedeu à alteração da legislação com a finalidade de facilitar a sua ida para Presidente da CGD, num conjunto de exigências por si feitas e por outros administradores.
    Isso já por si é mau, e mostra bem como as nossas elites não têm um pingo de vergonha, pois acham que existem dois tipos de cidadãos. A plebe e os “extraordinários”! Uns nao têm direitos adquiridos por causa da crise. Outros, querem garantir direitos porque acham que a crise não é para gente da sua estirpe.
    Até hoje, nunca apareceu qualquer documento que dissesse preto no branco, que António Domingues e os seus colaboradores na Administração da CGD estavam isentos de entregar a Declaração de Rendimentos no TC. Não apareceu, e provavelmente nunca aparecerá, porque se esse documento existir, ele vale zero. Eu vou repetir, vale zero. E mostra a incompetência dad suas tuas elites!
    Só que aqui ninguém se quer dar por incompetente nesta matéria. Governo e António Domingues.
    Então, os juristas do MIn. das Finanças e o gabinete de Advogados de António Domingues, reunem-se para preparar a legislação que acabou por ser aprovada pelo governo para a CGD, e desconhecem que o TC tem a última palavra sobre a obrigatoriedade das entregas das declarações de rendimentos áquele orgão de soberania?
    Agora, eu também não acredito que António Domingues esteja a mentir. Ele não é propriamente tolo! Se calhar o gabinete de advogados que contratou ficou aquém das expectativas. E Mário Centeno criou-lhe esoectativas que não estava em condições de garantir.
    Centeno, quem te manda a ti tocar rabecão?
    Trata lá das contas, de preferência sem erros, e deixa lá o resto para quem domina esses assuntos.

  3. Rui Naldinho says:

    … e Mário Centeno criou-lhe expectativas que não estava em condições de garantir…

    • De acordo Rui.
      É como aquela menina do café com que “flirtas” todos os dias, e ela pensa que queres ir para a cama com ela.
      Se não fosses casado até ias, mas és casado e gostas da tua mulher, por isso é só um flirt inocente.
      Mas a ressabiada da loja ao lado vê, apercebe-se, e conta a toda a gente que tens um caso.
      É mais ou menos isto.

      • Paulo Só says:

        Aliás, o António Domingues é casado? Ou será que não quer dizer? Tem filhos? Família, ou não que dizer? Mora onde, ou não quer dizer? Ele quer o quê, afinal? Quer que se nomeie da Presidente da CGD o quê? O fantasma da ópera? Essa história toda não tem pés nem cabeça.

      • Continuando Rui, eu concordo com quase tudo o que disse, apesar do meu comentário em tom meio sarcástico, mas é a politica.

        De qualquer maneira o Mário Centeno geriu mal a coisa. No mesmo dia em que o António Domingues fez a chantagem deveria no imediato ter sido demitido.

      • Rui Naldinho says:

        Francisco Bexiga, desculpe lá só agora estar a responder-lhe. Mas gostei do seu comentário, porque analisando bem, foi mais ou menos isso.
        Centeno quis engatar Domingues ( neste caso ficava melhor Domingas), trocou olhares com ela, piropos, e quem sabe uns sms,… mas percebeu que ao envolver-se com a gaja, e ela até queria sigilo, e queria muito dinheiro, ia acabar por arranjar um sarilho do caraças com a sogra, o TC, resolve então por-se fora.
        Domingas fod***, cochicha com a gaja da tabacaria do lado, Marques Mendes.
        A gaja da tabacaria que também não ia à bola com Centeno, porque é de uma família adversária da dele, lá no bairro, foi meter veneno a Domingas, dizendo que Centeno a estava a enganar, ou então era maricas. É aí que Centeno vai passar por um mau bocado, e aparecer em tudo o que é jornal cor de laranja. Sim, que em Portugal temos as revistas cor de rosa e os jornais cor de laranja, mas todas elas há dizendo que ele mentiu à rapariga, ou não gosta de gajas.

  4. A.Pera says:

    Com estes jornaleiros e apresentadeiros dos nossos merdia que outra coisa seria de esperar?

  5. Paulo Só says:

    Efetivamente não se consegue mais ler jornais deste país, nem ver tv, sem correr à casa de banho e logo ao posto de saúde.A oposição exercita o que pensa que é o seu papel: acabar com o governo e levar o país de novo ao charco, onde estão no seu elemento. E estes jornalistas que não leem nem os jornais estrangeiros, quanto mais livros, vivem dessa porcaria de intrigas reles, como se estivéssemos no século XIX. O mundo pega fogo e estamos a discutir a cutícula do Sr Domingues. Não sei de quem é a culpa nem me interessa. Não tenho a mínima simpatia por esse cavalheiro, e acho que o Centeno está a fazer um excelente trabalho. Querem a Maria Luís de volta? Deixem-me rir. Preocupem-se antes com a Grécia,antes que isto desande tudo. E a propósito de jornais estrangeiros, o Monde de ontem publica um interessante artigo sobre os lucros da Vinci nos aeroportos portugueses. Tiveram mais sorte os franceses. Quando o Hollande e a Merkel dividiram entre eles as empresas gregas e portuguesas que ficariam com cada um, pagas com o dinheiro do BCE, aos alemães couberam os aeroportos gregos. Os portugueses rendem muito mais, não é Passos Coelho?

  6. Parece-me, a confirmar-se, que de FACTO quer deputados quer jornalistas e comentadeiras/os SÃO analfabetos : Não SABEM LER.

  7. joão lopes says:

    a unica coisa que percebi,é que o cds quer prender o Centeno.claro que o Costa depois manda prender a Cristas,que por sua vez manda prender o Jeronimo,que por sua vez manda o Passos para Evora,e no final,para não destoar,entram tambem a Catarina e o proprio Costa.Olha que fim de semana maravilhoso,aquele que se aproxima.

  8. José Peralta says:

    Quando vejo galinholas como a cristas, garnizés como o joão almeida, e outros canalhas e imbecis como paulo rangente e o montenegro, lembro-me logo do aldrabão-mór coelho e da mentira loura albuquerque, com quem estes fantoches tanto se cumpliciaram durante trágicos quatro anos e meio…

    E depois, constato com agrado, que a opinião pública em geral, mau grado a “publicada” por “ecos”, “escarros da manha” e outros pasquins, está a transformar em mais um “tiro no pè” o que esses pulhas, a ganir desesperados, vingativos, ressaibiados queriam que fosse uma derrota do governo, do Centeno e até do actual Presidente da República, o que lhes dá, aos pulhas, uma azía que nenhum super-digestivo alivia !

    Mas se querem falar de MENTIRA, falem deste magnífico “best of” em boa hora compilado, creio que por Ricardo Ferreira Pinto, aqui no AVENTAR ( a quem, se eu estiver errado quanto à autoria, peço me corrija), e que de imedsiato se tornou viral em toda a Blogosfera :

    • José Peralta says:

      Óbviamente, este vídeo , sem eu saber porquê, apareceu em vez deste :

      • José Peralta says:

        Peço aos titulares do AVENTAR que apaguem este vídeo intruso, ( porque eu não consigo !!!) o qual,, apesar de interessante e divertido, inusitadamente “insiste” em aparecer…

        Faço uma derradeira tentativa, e se, desta vez fôr bem sucedido, apreciem ou relembrem a catadupa de mentiras canalhas e obscenas que um aldrabão demencial, fez para conseguir “ir ao pote” ! :

  9. Anti-pafioso says:

    Os maiores aldrabões da história da democracia chegam ao desplante de usar métodos pidescos para denegrir um excelente ministro ,.cambada de cães raivosos , Força Costa , os cães ladram e o governo continua .

  10. Quantos peixotos é que andaram por aqui a vender pós verdades ?
    Há uma regra infalível para os descobrir : quando atacam pessoas em vez de ideias ou argumentos; mais dificel é descobrir quando cobram e se é só por amor a mentira.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading