Cassandra Vera

A condenação a uma pena de prisão imposta por um tribunal à jovem Cassandra Vera, sob a acusação de os seus comentários sobre a morte, por atentado atribuído à ETA – quando a ETA era guerrilha – , nos idos anos 70, de Carrero Blanco terem um “carácter de descrédito, gozo e escárnio a uma vítima de terrorismo”, é inquietante. Blanco, um brutal ditador fascista, vítima?! Até os autores do atentado foram, depois da democratização de Espanha, amnistiados. E quero ser claro: um ataque a um 1º ministro fascista, isto é, um objectivo politico-militar de uma implacável ditadura – não esqueçamos que Franco, já depois do 25 de Abril português, promoveu fuzilamentos “preventivos” em Espanha – é resistência, é guerrilha, coisa muito diferente de terrorismo.
Não conheço todos os comentários irónicos de Cassandra, se são de bom ou de mau gosto. Sei que foi condenada a uma pena de prisão por delito de opinião. Ainda por cima, por ter má opinião de um tirano.

Comments

  1. JgMenos says:

    Boas notícias!
    Aparentemente a bandalheira verbal de raiz esquerdalha ainda não é moeda corrente em todo o lado.

    • José Peralta says:

      Aí está “ele” ! O “menos” !

      Um “patriota” defensor da liberdade de expressão…da direitalha !

      Ainda o leremos a elogiar um érdogan, um orbán, porque não a marine…expoentes máximos dessa “liberdade” ! Ou, porque não o “manholas” de S.ta Comba ?

      As noites do “menos” devem ser trágicas ! Insónias passadas a regougar vinganças, a alimentar frustrações, raivinhas de dentes e ressaibos, entre “mijaceiras” frequentes !

      O franco caquético, já com os pés para a cova, e apesar do grande movimento internacional de repúdio e repulsa, ainda condenou à morte por garrote, em 2 de Março de 1974, um jovem anarquista catalão de 25 anos !

      “Arriba, franco, màs alto que carrero blanco” era voz corrente em Espanha, quando o blanco “voou” sobre um alto edifício…

      É esta a “gente” que o “menos” admira ? Parabéns, ó “menos” !!!!

    • Nascimento says:

      Olha o filho da P…a! Ainda andas por aqui?Vá ,vai lá lamber merda meu facho de merda.

  2. O que tu queresseieu says:

    Infelizmente a bandalheira fascista continua a florescer e sempre apadrinhada… pelos do costume.

  3. Paulo Só says:

    Não sabia que a liberdade de expressão era um valor de esquerda, imaginei que a direita democrática o partilhava. Saudades do tempo em que os espanhóis nos pediam a cadeira de baloiço do Salazar, para uso do baixinho Franco. Tal como aqui, a justiça fascistoide nunca foi saneada, e se auto-reproduz na ignomínia e estupidez. Logo estarão a proibir e apreender o “Le rouge et le noir” do Stendhal. Essa jovem tem seus dias de glória pela revelação do ridículo, que não mata mas mina credibilidade desses tribunais onde o fiel da balança caiu de podre.

  4. A.Silva says:

    Espanha cada vez mais uma ditadura borbónica e fascista!

    Arriba rajoy mas alto que carrero blanco!

  5. Manuel Azevedo says:

    Até a neta de Carrero Blanco se insurgiu contra a sentença, que considerou um atentado à liberade de expressão e à democracia:

    “O que me preocupa é que um acto de extremo mau gosto e falta de sensibilidade seja considerado um crime,” escreve Lucía Carrero Blanco, que sublinha que a sentença é “aterradora, não só para a acusada, mas para todos nós que vivemos em democracia”.

  6. Assustador! Não encontro outro comentário que se possa fazer.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading