As notícias falsas


O Dr. Pinto Balsemão, grande proprietário da área da comunicação, designadamente a social, terá criticado a “lixeira gigantesca” que existe “nas redes sociais e nos motores de busca”. Afirmou também, segundo dá nota o Diário de Notícias, que “há organizações montadas para difundir rapidamente notícias falsas”.

Entretanto, a Sic Notícias, propriedade do Dr. Pinto Balsemão, informou que “um avião russo se despenhou em São Tomé”. Mas o que se despenhou em São Tomé foi um avião ucraniano.

 

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Faz parte da histeria anti-russa que Putin há dias comentou…
    Normal…

  2. Paulo Marques says:

    Só assim para se explicar como é que as redes sociais transmitem notícias falsas e “roubam” conteúdo ao mesmo tempo.

  3. Paulo Só says:

    Teve um acidente no Cais do Sodré entre um autocarro e um eléctrico. Queremos os nomes dos dez feridos senão chamamos o Hugo Soares.

  4. Rui Naldinho says:

    O Dr. Balsemão que se cale, quanto mais não seja por vergonha.
    Conseguiu ter à frente do Expresso durante duas décadas, um personagem como José António Saraiva.
    Mas “prontos”, quando um gajo começa a ficar senil, é mesmo assim. Vê bruxas em todo o lado!

  5. Nefertiti says:
  6. Há factos. Há mesmo factos? Bem deixemos esta discussão sobre factos…Depois há as interpretações dos factos. Sobre a interpretação dos factos a situação complica-se ainda mais porque a nova recreação pode utilizar a distensão, a compressão, entre outros artifícios para manipular, enganar. Notícias falsas sempre as houve…Notícias sobre não.factos, também. Os desígnios do diabo são imensos.
    Trabalhei num jornal diário no tempo do telex. As notícias chegavam via telex como vendedora a Lusa. Alguns jornalistas tinham por tarefa “compor e recompor” as noticias chegadas através da Lusa. Os textos noticiosos que saíam daí eram lindos !!!
    A questão central está na confiança que depositamos sobre quem relata o facto.
    Aqui chegados estamos conversados. Afinal em quem confiar? Já tantos nos mentiram…

  7. Luís says:

    A SIC Notícias é um antro onde se reúnem os facilitadores e seus assalariados para formatarem a opinião daqueles que ainda os ouvem.
    Lobo Xavier é administrador de 7 empresas e representa o lobi dos eucaliptos em Portugal.
    Jorge Coelho abandonou o governo aquando do desastre de Entre os Rios para mais tarde fazer as obras de reparação das pontes – a sua ida para a Mota Engil não deve ter a ver com os seus extraordinários conhecimentos técnicos sobre o betão armado!
    O bacorinho do Eixo do Mal defende tudo o que é corrupto em Portugal sempre em nome da justiça.
    Daniel Oliveira é o idiota útil, um esquerda domesticado para dar um ar plural às “discussões”.
    Clara Ferreira Alves, a bruxa emproada do politicamente correcto, que tem como único dom o de ser capaz de alterar facilmente o discurso conforme a plateia.
    José Gomes Ferreira, o “papa primeiros”, embaixador do porta voz da PSD na SIC.
    A Helena Garrido vai sempre atrasada e só agora descobriu que foram os bancos os causadores da crise e não os portugueses “por viverem acima das sua possibilidades”.
    Santana Lopes e Vitorino (facilitador mor do PS), dispensam apresentações mas sempre é bom recordar que Santana, e Bagão Felix, esqueceram-se de tudo sobre o Siresp enquanto um foi primeiro ministro e outro ministro das finanças.
    Depois temos os famosos advogados “especialistas” que nunca falam sobre os casos em questão mas no dia seguinte lá estão eles, à porta do tribunal, com um corrupto ao lado, a clamar a inocência do seu cliente.
    Quando estes contorcionistas da opinião não estão em cena, então temos os debates edificantes sobre futebol onde se fala de tudo menos do jogo.
    Continuem a ler e a ver os jornais e as televisões de “referência” que eu, para me informar, percorro o Guardian e meia dúzia de blogs onde o Aventar ocupa um lugar de honra.

  8. A SIC noticias Noticiou ontem na sexta-feira ,que um Homem entrou num supermercado em Hamburgo e matou um homem e feriu mais 2 .
    A noticia na Alemanha mais ou menos isto:
    Um homem de origem estrangeira entrou num supermercado pegou numa faca e esfaqueou as pessoas que estavam na fila pagar gritando “alu akbar”. Fugiu para o exterior mas foi detido por populares.

    Com jornais destes não podemos ter uma imagem da realidade.

    Rui Silva

    • Rui Naldinho says:

      A SIC noticias Noticiou ontem na sexta-feira, que um Homem chamado Hugo Soares, deu 24 horas ao governo para apresentar a lista de mortos em Pedrogão Grande, mas não entrou em nenhum supermercado, em Hamburgo, e não matou um homem e não feriu mais 2.

      Com jornais destes não podemos ter uma imagem da realidade.

  9. Pormenor interessante: Avião construido na União Sovietica, mas matriculado na Ucrania porque durante os meses de construção a União Sovietica colapsou. Li por ai, mas tambem pode ser Fake News 🙂

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s