Popularuchistas

As televisões – todas elas – têm, como sabemos, os seus candidatos em todas as eleições. Promovem-nos de formas subtis e subliminares – quando se trata de interesses das forças sociais dominantes, isto é, quando é a sério – algumas vezes e, outras tantas, de modo chungoso e popularucho, com efeitos imediatos e mais ou menos exuberantes. Estes últimos aparecem nos programas da tarde e nos mais conspirativos da noite, ostentando competências ora jurídicas, ora jornalisticas, ora psicossociais, ora de leitura de horóscopos e outras e desvairadas artes. Já vimos vários destes cometas políticos aparecer e fenecer com a mesma velocidade. O traço que os une é o populismo – ou popularuchismo – mais básico, dirigido a sectores particulares da população ou, no caso dos mais ambiciosos, ao “povo em geral”. Utilizam com frequência partidos “barrigas de aluguer” e não apresentam especial apego a princípios e outros luxos éticos. Há vários em gestação neste momento. E, apesar de candidatos autárquicos, nenhum teve a inclinação para mais pequeno escrúpulo, suspendendo as sua actividades comentatórias. O caso mas obsceno em acção é o tal André Ventura – comentador de futebol, de política, de criminologia e tudo o mais que lhe vier à mão. É artista da CMTV e há muito que espalha as suas obscenas teses, tornadas agora mais conspícuas com a sua promoção de sonda populista-rasca do PSD em Loures. Mas o meu ponto não são estas criaturas, já que quem (se) importa sabe ao que vêm. É que para chocar o ovo da serpente é preciso o calor da cumplicidade. E o que se lamenta é ver quem acompanha e dá legitimidade e um verniz de respeitabilidade a esta gente. O criminologista, escritor e ex-presidente da Câmara Moita Flores, o ex-ministro do PS Rui Pereira e outros que tais. A paga deve ser boa. E, lá diz o diabo do outro, a alma é de cada um. Mas temos o dever da denúncia. De dizer não, não me enganam.

Comments

  1. JgMenos says:

    A esquerdalhada é especialista em retorcer tudo o que ouve e que possa inflar os seus mantras popularuchos.
    Quando o homem diz que ‘ compreende os que admitem a pena de morte’ sai histérica a dizer que o homem propõe o estabelecimentos da pena de morte.
    Quando se verifica que lhe garantiram popularidade, toca de atacar quem tomou o dito pelo dito e não pelo entorse demagógico e verrinoso.

    • ZE LOPES says:

      Completamente de acordo. Quando eu disse que compreendia os que admitem atirar V. Exa. de um décimo quinto andar com um foguete no real fundo das costas (há que manter uma certa elevação na conversa, não acha?) não quer dizer que o proponha. Aliás, eu detesto foguetes.

    • A esquerdalha é tão terrível que até lhe dá voz.

      • ZE LOPES says:

        Desculpe! Dá voz, não! Vende! A um defensor do capitalismo como o Sr. JgMenos não pode ser de outro modo! Não pode haver borlas! Isso é coisa da comunada esquerdalha!

  2. joão lopes says:

    pois defender a pena de morte,não é o mesmo que defender a pena de morte…é uma especie de nim,que define perfeitamente a direita tola.

    • ZE LOPES says:

      Eu até os compreendo. Um tipo pode não ser contra a pena de morte sem a defender. Dou-lhe um exemplo: eu sou de esquerda mas aprovo a pena de morte, com uma ressalva muito importante: só aceito que seja aplicada por um coletivo de juízes que já tenha passado por essa experiência!

      • joão lopes says:

        boa,eu concordo e não concordo e concordo mais ou menos e a cristas tem a perna gorda(uff,finalmente escrevi o meu primeiro comentario politicamente incorrecto e sexista)

  3. JgMenos says:

    Dêem-me um islamita daqueles que querem ir ter com a virgens e explodem aí …vá lá, por não ser adepto de que por dá cá aquela palha haja pena de morte…aí uns 30 esquerdalhos.

    Ora para ir ter com as virgnes parece que não podem ser enforcados.
    Pois eu, que não sou suspeito de apreciar esquerdalhos, enforcava o gajo.

    • ZE LOPES says:

      Uma boa notícia: vá preparando o currículo! Parece que o concurso para recrutamento de carrascos começa para a semana! Parece que a geringonça foi sensível aos seus argumentos. Vai existir pena de morte, mas só para quem mate esquerdalhos. Os outros serão condecorados!

      • ZE LOPES says:

        V. Exa. tem mesmo grandes possibilidades de vir a ser recrutado! O seu sadismo já se estende mesmo ao Além! Chegar ao requinte de enforcar um tipo para não ter possibilidade de chegar às virgens é maquiavélico! E profundamente dissuasor de veleidades de qualquer daeshista!

        O problema é se trocam as virgens por umas maduras sabidonas…O melhor é V. Exa. ir lá ver o que está a contecer…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading