Teclados e cenotáfios

Michael Aspel: You’ve got lakes as well, haven’t you?

George Harrison: Legs? Yeah! I’ve got legs.

—  Aspel & Co. 1988

Sê prudente no pisar, pois pisas os meus sonhos.

— W.B. Yeats (PT/EN1/EN2)

Queimava‑se‑lhe o corpo na tarimba. E agora aqui está na noite chuvosa e fria, de samarra grossa bem agarrada ao corpo, sem saber o que deve fazer, embora saiba bem o que deseja fazer. Mete por detrás das barracas que ficam junto do valado. Quer confundir‑se com a escuridão, não vá alguém descobri‑lo; sobe ao carril das oliveiras, esconde‑se, espreita a noite para descobrir qualquer vulto, ou luz, ou ruído. O Tejo marulha de mansinho na areia.

— Alves Redol, “Avieiros

***

Há uns anos, ou seja, antes de Janeiro de 2012, “contatar diretamente” não era possível em Portugal. Todavia, actualmente, no sítio do costume, isto é, em Portugal, de facto, é possível.

E “fim-de-semana”, assim, com hífenes, é possível com o Acordo Ortográfico de 1990? Apesar de o texto do AO90 ser claro na matéria,

aparentemente, sim,

é possível.

Quanto ao preâmbulo deste assunto, remeto para uma selecção de certas posições e reacções. Exactamente. Posições e reacções, em vez de debate. Como é sabido, o debate não acontece por ser mencionado em exercícios estéticos, como certos artigos de jornal, o debate começa de facto na tréplica e não se esgota nem em artigo e reacção, artigo e reacçãoartigo e reacção, nem no conceito plasmado no título de uma canção do Iggy Pop (óptimo para objectivos artísticos, mas péssimo em termos de interesse público). Além disso, entre outras coisas, um debate permite perceber que há certas opiniões semelhantes a cenotáfios. Sim, κενοῦται. Já perguntava Sócrates a Protarco, no Filebo do Platão, se τοῦτο δέ γ᾽ ἐστì κενοῦται. Exactamente, Sócrates, ou Τί μήν, como diria Protarco. E perceber isso, ter a perceão disso, efectivamente, é óptimo e espectacular.

***

Comments

  1. ZE LOPES says:

    Rimas em homenagem ao Achordo Ortographico (parte 4):

    Quero ir a Trásosmontes,
    Não há comboio direto.
    Quando efetuar transbordo,
    Vou levar ao colo o necto.

Trackbacks

  1. […] Desejo-vos um óptimo fim-de-semana. […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading