O País de Famintos – Promovido pela direita brasileira.

30052492_186630338726266_8507624169635107388_o

Família nordestina faminta pedindo comida na beira da estrada durante severa seca no sertão cearense, em 1985.

A FOME é conhecida e vivida por milhares de brasileiros desde a colonização portuguesa.

Uma das primeira referências a fome no Brasil remota o século XVII quando Artur de Sá e Meneses, então governador do Rio de Janeiro  escreveu ao rei relatando umas das causas dos mineiros deixarem de enviar ouro a coroa portuguesa:

“pela grande fome que experimentam e que chegou a necessidade a tal extremo que se aproveitaram dos mais imundos animais, e faltando-lhes estes para poderem alimentar a vida, largaram as minas, e fugiram para os matos com os seus escravos a sustentarem-se com as frutas agrestes que neles acharam”.

Séculos depois brasileiros continuaram passando fome inclusive durante a  ditadura militar de 1964. A pesar de muitos  defensores da ditadura propagandear que os anos de chumbo resultaram em crescimento, vários estudos atestaram mais tarde a total miséria das massas trabalhadoras alijadas do crescimento.  Em 1975 cerca de  67,0% da população brasileira presentava um consumo energético inferior às necessidades nutricionais mínimas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A  fome parecia ser algo natural e inevitável no Brasil com milhares de crianças e adultos  desnutridos e em alguns casos morrendo por ela. Então  o ex-presidente Lula assume em 2002 e promove o “impossível”; retirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Um dos fatores que tornam Lula um fenômenos de intenção de votos no norte e nordeste atualmente, são as memórias de sua politica de combate a fome.

lula no nordeste A direita pode espalhar milhares de fakenews mas na memoria do povo brasileiro Lula foi o presidente que levou comida aos lares de muitos braisleiros. Foto Instituto Lula.

Anos mais tarde a direita golpista retomou o poder e com ele seu projeto de “desenvolvimento” com safras recordes e milhões de famintos.

TOMATE.jpg

20 toneladas de tomate foram descartadas por produtores do Espirito Santo em 2017. Agro é Pop, Agro é Tech – Foto Reprodução Internet.

Atualmente 13 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Segundo a fundação Getúlio Vargas os brasileiros que mais passam fome são negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar, e afeta principalmente as mulheres. Cortes de gastos públicos e programas sociais  estão entre os fatores que levam a dor no estomago a esses brasileiros.

“Eu quero meu Brasil de volta!”. Esse foi o lema de pessoas da direita.
O Brasil deles é cheio de pobres morrendo de fome.

brasil_volta_ao_mapa_da_fome112682.jpeg

Crianças e mulheres estão entre as principais vitimas da fome no Brasil. Foto Portal Vermelho.

 

Comments

  1. antero seguro says:

    Um tema que incomoda e que se torna importante esconder.

  2. Rui Naldinho says:

    O Brasil sempre foi um viveiro de pobres. Onde os corruptos vigentes tiveram como mestres, os colonos europeus, com especial incidência os portugueses, mas não só. Até os holandeses tiveram a sua quota parte. O Brasil em nada se diferencia das outras nações do continente americano, quase todas elas muito desiguais, violentas, com excepção talvez do Canadá, e mesmo esse…
    Com Lula e Dilma essa miséria esbateu-se, com algumas políticas sociais, mais paliativas do que regeneradoras ou curativas, mas ainda assim, grande parte dos problemas mantiveram-se, tal qual existiram no passado. Acresce que a corrupção é endêmica, tal como cá. Mas lá colocam-se outros problemas que agravam tudo isto.
    Um desses problemas reside no misticismo, no obscurantismo, nessa fé cega do brasileiro, no divino, o que o torna refém de um qualquer sumo sacerdote pronto a possui-lo até à escravidão. “E no Brasil eles são mais do que as mães”.
    Nós sabemos que o Brasil é assim, e sempre foi assim. Portanto, o que nos choca não é tanto esta miséria recorrente a que assistimos, que existe de facto, mas será mais a nossa proximidade afectiva com esta nação de língua portuguesa, cuja origem está também em nós próprios.

    • Fernando Manuel Rodrigues says:

      Pode até ser que exista essa “fé cega do brasileiro no divino, o que o torna refém de um qualquer sumo sacerdote pronto a possui-lo até à escravidão” (corrigi uma vírgula que estava a mais).

      Acontece que é exactamente essa “fé cega do brasileiro no divino” que é agora transposta para Lula, a ponto de não deixar ver ou creditar que ele é tão corrupto como a direita que acusam. No fundo, é mais do mesmo.

      Os brasileiros têm de deixar de acreditar na providência, e em personagens messiânicos (uma tendência que nós, portugueses, também temos, e até tem um adjectivo próprio – sebastianismo). Para isso têm de deixar de se enganar com miríficos sonhos de grandeza (lembram-se do BRICS?) e promessas ocas de “amanhãs que cantam”, e assentar os pés na terra.

  3. E você, tem tomates? says:

    Ilha das Flores, 1989.

    https://bit.ly/2HoSQEf

  4. JgMenos says:

    Promovido pela Direita, ou herdado da esquerdalhada corrupta e irresponsável?

    • ZE LOPES says:

      Tem razão V. Exa! A Direita, no Brasil, nunca esteve no poder. E a Ditadura Militar durou pouco tempo. Foram só 19 anos, não é suficiente para educar um povo e endireitar um país. E a prova disso foi o facto de, entre nós, o regime salazaresco não ter conseguido educar o povo durante os 48 anos que durou. A esquerdalhada militar fartou-se da Guerra Colonialesca, mandou abixo a Primavera Marcelesca e destruíram toda a bela herança do Estado Novesco.Dá-me vontade de chorar mas tenho medo de ser preso. Aqui no prédio há informadores esquerdalhos por todo o lado!

      • ZE LOPES says:

        Afinal a Ditadura Militar durou 21 anos, e não 19. Mas foi poucochinho tempo na mesma.

  5. Antonio Medeiros says:

    Rui Naldinho: É isto mesmo,seu comentário é bem acertado.Mas o que é necessário é termos uma consciéncia do que é ser um país Temos milhares de analfabetoe e pior ainda semi-analfabetos fáceis de enganar pela imprensa daqui.Um país como o do The Donald possui 273 universidades e aqui temos equiparadas ao nível destas uma ou outra com admiráveis professores que lutam para receber salários inferiores.Um professor primário aqui tem um salário de uma pessoa que trabalha como atendente de supermercado ou equivalente. Os corruptos que estão no governo estão a fazer os mandos do moço lá de cima e quando suege um novo,também corrupto mas não da malta dele, é posto para fora .Agora temos o Sr. Alckmin doido para suceder ao governo, mas lembremo-nos o que aconteceu recentemente: um assaltante invadiu a residéncia de um ricaço e, sendo surpreendido,negociou s própria rendição com a promessa do Sr Alckmin com sua garantia de vida o que foi aceito.O criminoso foi torturado e morto dentro das dependéncias da polícia. Esta facto foi publicado nos jornais daqui. O que se espera desta pessoa,tem palavra? Merece crédito para levar o país ao progresso ou obedecerá ao moço lá de cima, o que sempre fizeram os partidos do “socialismo de direita ?

  6. Policarpo says:

    Com a prisão tardia – deveria ter ocorrido no processo do Mensalão – do Capo di Tutti Capi, o ladrão-mór Lula da Silva, resta aos fanáticos da máfia reforçar a narrativa mentirosa, baseada em dados manipulados pelos militantes que aparelharam órgãos públicos como IBGE e IPEA. Lula e seus quadrilheiros saquearam o país, este é o fato indesmentível. Claro, PMDB, PSDB e outros pês foram cúmplices na roubalheira e pagarão por isso. #lulanacadeia, de preferência num presídio de segurança máxima, que é para onde os chefes de quadrilha são mandados.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading