Agência Lusa confunde Portugal com Espanha

15 de Novembro de 2018 | Notícia da Agência Lusa

A Agência Lusa decidiu, e muito bem, fazer notícia com a proposta do Partido Socialista para reduzir o IVA da tauromaquia, de certo sabendo que a orientação da senhora ministra da tutela era diferente, por questões civilizacionais.

Para ilustrar a sua notícia, a agência de informação portuguesa escolheu uma fotografia do toureiro espanhol David Mora, obtida no dia 15 de Setembro de 2016 numa praça de touros de Albacete, em Espanha, onde o jovem madrileno foi colhido por um touro.

Praça de Touros de Albacete, Espanha. 15 de Setembro de 2016.

É um critério como outro qualquer, dir-se-á, usar uma fotografia de uma tourada em Espanha, com um jovem toureiro a ser colhido, para ilustrar uma notícia sobre assuntos caseiros, de política nacional. Mas é um critério perigoso, por reportar pouco à verdade e colocar em causa, de certo modo, a credibilidade e a isenção da agência. Mais ainda num tempo em que tanto se fala de fake news.

Comments

  1. Carlos Almeida says:

    Isso não foi decerto inocente, como podia parecer à primeira vista, embora nesse caso seja uma completa incompetência do jornalista. Mas não acredito. Alguém escolheu a foto ou indicou a foto ao jornalista, para induzir a ideia nos distraidos, que o “coitadito do toureiro” corre risco de vida contra o “malvado toiro”, que o quer matar. Os bandidos da desinformação não brincam em serviço


    • Pois que será isso mesmo, sem dúvida, Carlos Almeida

      ….lamaçal imundo de más intenções mesquinhas e torpes, assim estamos na política, no jornalismo, e por vezes tão perto de nós a fazer doer ainda mais : (


      • e quanto à notícia em si e ao PS :

        “O PS nunca desilude

        Igual a si próprio há 45 anos.
        E a ministra da Cultura? Que se lixe, engula sapos.”

        ( Joana Lopes dixit )

  2. Manuel da Silva Moutinho says:

    Mais uma vez o PS a mostrar aquilo que é, (um partido oportunista) na electricidade não baixa mas nas touradas lá estão eles a saltar para a arena.

    • Carlos Almeida says:

      Sr Moutinho

      “Mais uma vez o PS a mostrar aquilo que é, (um partido oportunista) na electricidade não baixa mas nas touradas lá estão eles a saltar para a arena.”

      Como tudo na vida, tem desvantagens mas tem também tem a vantagem de conhecermos as pessoas que estão no Partido Socialista.
      Porque os partidos são aquilo que as pessoas que os constituem, os quiserem fazer. E é nestas “coisinhas pequenas” como diriam os “baronetes do PS”, com o M Alegre à cabeça, e digo eu, nestas coisas grandes da defesa dos animais, que as pessoas verdadeiramente se conhecem.
      Passam o tempo a repisar que estamos na Europa e num padrão civilizacional europeu, mas nas coisas concretas, convêm-lhes esquecer isso. Querem uma Europa sim, mas da era medieval, ou em alternativa uma Europa do tempo do Marques de Marialva, com corridas à Portuguesa em Salvaterra.

      Honra seja feita ao António Costa, que não alinha com o Alegre e Companhia.

      Como alguém também disse que há 45 anos que o PS é igual a si próprio. Desde que nasceu, diria eu.
      Eu conheço o PS ou melhor a ASP (Acção Socialista Portuguesa) que deu origem em 19 de Abril de 73 ao PS, desde 1970. Fiquei esclarecido quando num país estrangeiro, ao pedir apoio para pessoas que tinham saído de Portugal por razões políticas, esse apoio foi condicionado à inscrição na ASP, que deu origem ao PS.

      Esclarecido para o resto da vida

    • Paulo Marques says:

      Só não sabe quem não quer. Que diz uma ministra “socialista” sobre o trabalho?

      «Questionada sobre a recusa destes trabalhadores em serem contratados se dever ao facto de exigirem a contratação colectiva, a governante respondeu que essa “não é uma matéria” do Governo»

      Em matéria de socialismo, estamos conversados.

Trackbacks


  1. […] da Lusa, temos o Expresso a dar notícias sobre Portugal com fotos espanholas: Alejandro Talavante, em […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: