I Ching


A tradução mais disseminada do I Ching é, provavelmente, a inglesa. Serviu como cânone aos estudiosos ocidentais e marcou a proeminência dos ingleses no câmbio civilizacional entre o ocidente e a China.
Depois houve um alemão – amigo de Jung – que o traduziu também. Os brasileiros, da editora Pensamento, usaram essa tradução para escrever o I Ching em português.
Mas também houve um padre jesuíta, português de nome Guerra, que verteu o Livro das Mutações para a língua da terra “onde o Mar começa”.

Bem-vindo, Presidente Xi Jinping!

Comments


  1. ” Bem-vindo, !!! ?? Presidente Xi Jinping! ” ?????? !!!!!!

    https://www.publico.pt/2018/12/02/opiniao/opiniao/nao-queremos-servos-china-1853203

    • Bruno Santos says:

      Sim, bem-vindo! Li o artigo. Quando li o título, pensei que o articulista iria falar sobre a placa giratória entre Lisboa e Macau e sobre quem a usa e com ela enriquece. Afinal, foi mais do mesmo. E mal explicado. O líder da maior civilização que o nosso planeta conheceu deve ser sempre bem-vindo na nossa casa.

  2. Abel Barreto says:

    Mas ” mais do mesmo”, como? Não é verdade que o regime político chinês é totalitário e com pretensões expansionistas?

    • Bruno Santos says:

      Não pode tentar compreender uma cultura e uma civilização totalmente diferente da sua, partindo do pressuposto de que é igual e que, portanto, pode usar os mesmos métodos de análise e, principalmente, os mesmos significados para as palavras.


  3. Cultura milenar Chinesa, que admiramos e sabemos, NÃO é para aqui chamada nem tem nada a ver com as negociatas de ambição de poderio global do dragão XINJIMPING do qual este país nosso á beira mar plantado vai ser o cavalo de troia sim para a entrada dele na Europa….que já deitou outras patorras por esse mundo aonde há água e floresta e promessas de sobrevivência e domínio económico estratégico ( em África, há que tempos ! )

    A admirável cultura chinesa é da China, à qual podemos ter acesso estudando e pesquisando e visitando, não vem na bagagem nem no chapéu em bico do xinjimping… que está noutra de domínio $$$$ e xin xins políticos !!!


  4. Olhe aí, Bruno Santos uma de cultura chinesa que sabemos quanto a alimentação : )

    ” PAN contra a visita de Xi Jinping porque os chineses comem todos os animais que existem !

    Vítor Elias

    4 de Dezembro de 2018″
    ;))

    ….comem tudo o que meche, até gatos, e miolos de macaco ainda vivos ainda morninhos, diz quem tal viu em Macau .
    …e isto tb é cultura chinesa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.