Teilhard de Chardin

Por Desconhecido – Archives des jésuites de France, CC BY-SA 3.0

“A menor molécula de carbono é função, em natureza e em posição, do processo sideral total; e o menor protozoário está tão estruturalmente ligado à urdidura da Vida que a sua existência não poderia ser anulada, por hipótese, sem que se desfizesse a rede inteira da Biosfera. A distribuição, a sucessão e a solidariedade dos seres nascem da sua concrescência numa génese comum. O Tempo e o Espaço juntam-se organicamente para tecer, em conjunto, a Base do Universo. Eis onde nos encontramos, eis do que hoje nos apercebemos…”

Teilhard de Chardin

“Em 1926, os Superiores dos Jesuítas ordenam a Teilhard que termine o seu ensino no Instituto Católico. Em 1927, Roma recusa o imprimatur para o livro Le milieu divin. Em 1933, Roma ordena ao Padre Teilhard que recuse toda e qualquer função em Paris. Em 1938, proíbem-lhe a publicação de L’energie humaine. Em Abril de 1941, manda para Roma a sua obra-chave, Les phénomène humain. Em 6 de Agosto de 1944 tem conhecimento de que esta obra foi recusada pela censura. Não virá a aparecer Les phénomènes humains senão depois da sua morte. Em Setembro de 1947 é convidado a deixar de escrever filosofia. Em 1948 é-lhe interdito aceitar a cátedra oferecida pelo Colégio de França. Em Junho de 1950 a censura recusa Le group zoologique humain. Em 1955 proíbem-lhe participar no Congresso Internacional de Paleontologia. A hierarquia não deixa, durante toda a sua vida, de o privar de meios de expressão. Até a sua morte, fora alguns artigos técnicos, a sua obra é apenas conhecida em fragmentos feitos ao duplicador que circulam clandestinamente.
(Garaudy, 200).”

in
Teilhard de Chardin
de Ernest Kahane
Colecção Estudo e Ensaio, Editora Delfos
Tradução de Ricardo Madeira Romão

Comments


  1. Convém explicar que a censura a Theillard de Chardin teve a ver com questões teológicas, nomeadamente sobre o dogma do pecado original não tendo sobre as questões de ciência havido qualquer pronúncia. A Igreja no entanto, já incorporou as ideias teológicas de Chardin e são hoje discutidas em teses de mestrado, inclusive, nas faculdades de teologia católicas.


  2. Sabem qual é a diferença entre um concílio e uma creche ?

    É que numa creche há supervisão de adultos.


  3. ” Eu creio que o Universo é uma evolução
    Eu creio que a evolução se dirige em direcção ao espírito
    Eu creio que o espírito culmina na pessoa
    Eu creio que a pessoa suprema é o Cristo universal
    …”
    Pierre Teilhard de Chardin

    em edição que conservo da Livraria Tavares Martins/ Porto/ 1967 , ” A evolução segundo T. de Chardin” / de Eusébio Colomer, S.J.

  4. José Pimentel says:

    Se houvesse cristãos no Vaticano, algo poderia ter sido diferente.

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