Acusações gratuitas de plágio

Do lado esquerdo: Melbourne e Google. Do lado direito: Gaia

O presidente da Câmara de Gaia queixou-se, recentemente, de ter sido injustamente acusado de plagiar a cidade australiana de Melbourne, quando decidiu mandar criar a nova identidade visual, vulgo City Branding, do município de Vila Nova de Gaia. O edil gaiense parece ter toda a razão. Como pode verificar-se pela imagem anexa, a nova identidade visual da cidade de Gaia – todo um mundo, sublinhe-se -, pela qual os munícipes pagaram a Vítor Tito a módica quantia de 46.125,00 euros, tem um aspecto indiscutivelmente original. Mesmo a comparação com a Google se afigura abusiva, uma vez que, embora a marca Gaia utilize exactamente as mesmas cores e os mesmos princípios gráficos, os tons são diferentes e a letra G só é a mesma por coincidência irreprimível da toponímia local. Tito chegou a ser acusado de usar falsos desempregados em cartazes. Uma ofensa, evidentemente.

 

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Pelágio foi um guerreiro Visigodo, algures nas Astúrias, que resistiu aos mouros, evitando assim que estes tomassem conta de toda a Península Ibérica.
    Vitor Tito é um militante socialista, pelo nome, deve ser descendente de romanos, cuja especialidade é o Plágio.
    Ambos lutaram para sobreviver. Descubra você as diferenças.

  2. Bruno Santos says:

    O Pelágio tinha micoses?

    • rui Naldinho says:

      Só depois da exumação dos restos mortais de Pelágio, poderia responder-lhe. Mas, tal como na estória do apóstolo Santiago, isto é tudo uma questão de fé.
      Contrariamente, o plágio do “Senador Vitor Tito” parece-me tão óbvio, que até um homem sem fé acredita, sem pestanejar, que tudo aquilo é copianço.

  3. César P.Sousa says:

    Vitor & Vitor , Lda.
    Os Vìtores tomaram conta de V.N.de Gaia ???

Trackbacks


  1. […] arte do Plágio parece estar muito em voga nas teses de doutoramento, mas é preciso não cometer exageros de […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: