Os resultados eleitorais das eleições europeias realizadas em Portugal a 26 de Maio de 2019

Distribuição dos votos:

PS
1.102.796 votos – 11,8%

PSD
723.209 votos – 7,7%

BE
324.143 votos – 3,4%

CDU
227.556 votos – 2,4%

CDS
204.209 votos – 2,1%

PAN
167.506 votos – 1,7%

BRANCOS E NULOS
229.643 votos – 2,4%

ABSTENÇÃO
6.044.089 – 64,6%

O Partido Socialista venceu claramente estas eleições europeias. A soma dos votos Brancos e Nulos equivale à votação da CDU. O Bloco de Esquerda teve metade dos votos do PSD e foi o terceiro partido mais votado. A brutalidade da Abstenção está profusamente explicada por todos os especialistas, sendo que nenhuma dessas explicações é verdadeira. A legitimidade formal de um acto não corresponde necessariamente à sua legitimidade social. Existem diferentes formas de ilegitimidade. Os mandatos de poder que resultam destas eleições são uma delas.

Comments

  1. estevesayres says:

    Os portugueses e os mais jovens em particular, não foram ouvidas para que a CEE/UE entra-se em Portugal. Os jovens não são estúpidos, os estúpidos são aqueles que os querem convencer que a União(?) Europeia é uma coisa boa! Mas eles sabem que não. Conversem com eles em privado, procurem saber qual é a sua opinião e motivação
    Eu tenho conhecimento os que foram obrigados imigraram, por culpa das politicas dos sucessivos governos, e com apoio da UE/troica, na sua maioria tem sido explorados até ao tutano pelos países (políticos) que se dizem defender os povos mais pobres da EU, como exemplo: Alemanha, Holanda França, etc . etc.!

  2. estevesaresquelhederam says:

    entra-se ?
    Cada vez escrevem pior !

  3. Abraham Chevrolet says:

    Ponham os resultados finais e deixem-se de asneiras.Arre mundo!


  4. este post é populista e anti democrático. Democracia implica participação, quem não vota submete-se à vontade dos outros, depois queixam-se, mas se nada fizeram não tem razão para reclamar. Azar, lutem e usem as armas que têm na mão, abstencionistas queixarem que nada podem fazer são apenas cobardes, nada mais.

  5. Helder says:

    Se votares elegem-se 21 deputados, se não votares elegem-se igualmente 21 deputados. Agora pensa…

    • Paulo Marques says:

      Se o meu voto vale 2 ou 3 vezes mais por causa da abstenção, não tenho problema com isso. Pode ser que um dia os eleja sozinho.


  6. E ainda quanto à abstenção,!
    o Aleixo, um famoso boneco de Coimbra, tece comentários com os seus habituais convidados :

    https://www.rtp.pt/play/p510/e409678/aleixo-fm

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.