Blogs do ano 2012

blogs-do-ano-2012-wide-800px

O Aventar organiza pela segunda vez um concurso de blogues com o objectivo de promover e divulgar o que de mais interessante se faz na blogosfera portuguesa e de língua portuguesa, e demonstrando a sua diversidade.

É organizado em duas fases de apuramento, a primeira aberta a todos os que queiram participar e a segunda constituída pelos 5 mais votados de cada categoria.

Resultados da 1ª fase

Resultados finais (2ª fase)

FAQ (perguntas mais frequentes e suas respostas)

(em actualização quando necessário, não respondemos pessoalmente a qualquer destas perguntas, chamamos mesmo nomes feios a quem as faz, desrespeitando o nosso trabalho)

Posso mudar de categoria?

Uma vez aberta a votação, não.

Inscrevi agora o meu blog mas não apareceu ainda em votação

É natural, embora automatizado o processo demora algumas horas. Experimente fazer refresh no seu navegador. Contacte-nos apenas se não aparecer após 24h

Já consegui votar mas os meus colegas de trabalho não

Lógico: o sistema de votação guarda o IP por 24h. E num local de trabalho por regra o IP é o mesmo para todos os computadores. Por isso mesmo permitimos que se vote de 24 em 24h a partir do mesmo IP.

O Aventar (não) nomeou o meu blogue para este concurso?

O Aventar não nomeou nenhum blog, nem tínhamos autoridade para o fazer. O ano passado pegámos no blogometro e copiámos largas dezenas de blogues, é verdade, mas este ano todas as inscrições foram feitas pelos autores ou por leitores.

Como posso promover a votação no meu blogue?

Recorrendo às imagens disponibilizadas para o efeito, indicando o link desta página  ou pela forma que acharem mais conveniente, excepto ligando directamente para uma sondagem. Não são permitidas votações fora do domínio aventar.eu, sob pena de desclassificação.

Links relacionados:

Datas importantes:

  • Inscrições: 13-12-2012 a 06-01-2013
  • Votações 1ª fase: 07-01-2013 a 19-01-2013
  • Resultados 1ª fase: 20-01-2013
  • Votações 2ª fase: 21-01-2013 a 26-01-2013
  • Resultados 2ª fase: 27-01-2013

 

Comments

  1. Recebemos um mail a confirmar a inscrição do saudesa neste concurso. O que não é verdade. Certos que se tratou de um erro, agradecemos que corrijam a situação.
    obrigado, xavier

  2. Estive hoje a rever a lista na categoria Livros / Literatura e Poesia.
    Há um blog que, claramente, está deslocado da categoria:
    http://come-chocolates.blogspot.pt/
    Entretanto… o link do seguinte blog não abre:
    “Rascunhos do meu pensar”
    Este blog não me parece encaixar na categoria; é um blog de autor – mas não sei se existe categoria mais indicada.
    http://www.sairdaspalavras.blogspot.pt/
    Muito obrigado, Rodrigo

    • Recomendo-lhe a leitura do José Quitério, crítico gastronómico do jornal Expresso. Pode ser que descubra o mundo da literatura para lá de estereótipos formais e anquilosados.
      De resto nunca impediríamos a inscrição de um blog nesta categoria por alguém se entender proprietário do que é ou não é literatura, ou pior ainda, do que é poesia. Nem nesta categoria nem na de artes.
      É que se fossemos por critérios pessoais, acabei de abrir o seu blog, e não vi lá nenhum poema, excepto uma tradução muito fraquinha de Vian, isto na minha opinião, é claro, que até edito poesia e prosa na net desde 1996, mas nem por isso me vou armar em polícia da qualidade literária dos outros.

  3. Exmo. João.
    Sendo um dos membros que compõem o Aventar, não entendo a sua resposta. Acho que devia ter um papel mais reservado e lamento que, ao dizer que “nem por isso me vou armar em polícia da qualidade literária dos outros.”, depois critique uma tradução de um poema de Boris Vian que está editado pela Assírio & Alvim (“Canções e Poemas”). Mas é como diz – e bem – uma opinião sua.
    Segundo, se não viu um poema no blog, então peço-lhe que procure um pouco melhor. Em nenhum momento ataquei qualquer definição de poesia ou literatura.
    O facto de considerar deslocado o blog “http://www.sairdaspalavras.blogspot.pt/” explica-se por estar inscrito igualmente na categoria “Auto-conhecimento / Reflexão filosófica” – que julgo ser a indicada.
    Aliás, se estiver atento… Poderá atestar que muitos blogs estão inscritos em várias e diferentes categorias. E foi nesse sentido o meu comentário. Obviamente que se um blog de Livros quiser concorrer na categoria «Cultura», então também encaixa.
    Conheço bem José Quitério que tem, como sabe, livros publicados. Consigo descobrir bem a prosa e a poesia no seu blog – o que não invalida a opinião que tenho da “finalidade” que o blog cumpre. Daí ao seu juízo de valor vai uma enorme distância…
    Por fim, só para lhe dizer que os Srs. são os responsáveis pelo concurso. Como sabe, no ano passado houve alguns problemas e esclarecimentos de última hora.
    A palavra é vossa e o concurso também. São soberanos na opinião que têm. Peço-lhe que, dessa forma, saiba enquadrar bem os comentários e dúvidas das pessoas que vos estão a trazer igualmente visibilidade. Porque se os blogs que vão a concurso dependem desta montra para se valorizarem, não é menos verdade que este concurso traz ao blog Aventar uma exposição enorme. E isso é algo que considero importante frisar.

    • A ver se nos entendemos: o que lhe expliquei em bom português é muito simples: o que é ou não é literatura, arte o poesia é demasiado subjectivo para nos intrometermos nas opções dos autores dos blogs.
      E exemplifiquei com a minha opinião sobre o que estava mais à mão de semear. É a minha opinião, nomeadamente sobre fracas traduções editadas seja lá por quem for. A Assírio não é uma academia, e se o fosse valeria tanto como as academias.
      No meu critério pessoal do que é literatura e poesia, há muito pouca no seu blogue. Continua a ser a minha opinião, contrapondo-se à sua que veio acusar dois autores não de naõ publicarem nem poesia, nem literatura.
      A diferença é que eu utilizo a minha opinião para que entenda que neste mundo não há uma definição de arte, literatura ou poesia, e se não a apreciou, pois os autores dos blogs cuja presença reclamou na categoria certamente também não gostaram da sua observação.
      Se o ano passado houve problemas, este ano voltará a haver: preocupante seria entre 500 concorrentes não existirem opiniões diversas, tal como é óbvio que não detemos a verdade e o conhecimento e vamos sim aprendendo com os outros.

  4. A ver se nos entendemos: dizer “deslocado da categoria” / “encaixar na categoria” e transformar isso em “os autores dos blogs cuja presença reclamou na categoria certamente também não gostaram da sua observação” – são juízos de valor que se enquadram na sua escala – não na minha.
    Se os autores dos blogs em questão não gostam do meu comentário, são livres de expressar a sua opinião.
    A meu ver o Sr. emite as opiniões que quer. Mas lamento que esteja a ser juiz desta questão da forma como o está a fazer.
    É livre de atacar o blog onde participo e de deixar isso registado em comentário. Também friso que o público que nos acompanha diariamente não estará de acordo com a sua opinião. E é para ele que trabalhamos.
    O Sr. não lê em nenhum lado eu a dizer que “contrapondo-se à sua que veio acusar dois autores não de publicarem nem poesia, nem literatura.” O que o Sr. e toda a gente lê é uma observação em relação ao enquadramento de categorias.
    Acho que não adianta prolongar mais esta discussão. Devo confessar que não esperava que chegasse a este ponto. Muito menos de alguém que faz parte do painel que organiza o concurso.

  5. Eu gostava que me esclarecessem o critério para nomear os blogues como blogue revelação do ano, uma vez que por curiosidade cliquei em alguns e verifiquei logo num dos primeiros o “Bad Girls Go Everywhere tem um arquivo com mensagens de Maio de 2006 http://girls-go.blogs.sapo.pt/2006/05/ e há mais nessa situação (ser anterior a 2012)…

    • jorge fliscorno says:

      As inscrições basearam-se na data do primeiro post, fornecida no momento da inscrição. Poderá não ter sido o mais explícito possível mas esta categoria é só para blogs criados em 2012. Havendo correcções a fazer, far-se-ão.

    • Ou seja: confiámos em que quem inscrevia não colocava dados errados. E naturalmente não fomos verificar. Mas todos os que agora forem detectados como anteriores a 2012 não passarão à 2ª fase.

      • Maria João Diogo says:

        Boa tarde,

        gostaria de comentar este assunto porque me inscrevi nesta categoria de blog revelação, porque apesar de ter criado o blog na aplicação em 2011, na verdade o primeiro post publico foi efectuado em 02-02-2012, pelo que, para mim, esta é a data de início (e a data em celebrarei 1 ano de blog).

        Obrigada

        • O que para nós conta é o primeiro artigo publicado. Se estava criado antes, não temos nada que ver com isso, até porque seria complicado confirmar. Se passou publicações de privadas a públicas… bem, havendo provas disso, a mim parece-me aceitável.

  6. O blogue De Rerum Natura, na categoria ciência e educação, está erradamente designado como De Rerum Mundi. Apesar desse ser url (http://dererummundi.blogspot.pt/), o nome do blogue é De Rerum Natura. Agradeço a correcção.

  7. Como posso inscrever aqui um blog??

  8. Maria João Diogo says:

    Boa tarde,

    Estou a participar na categoria Livros, literatura, poesia, com o blog “A Biblioteca da João” e tenho uma série de colegas de trabalho a votar em mim mas o número de votos não se alterou. Podem verificar o que se passa, por favor?

    Obrigada!

    • É natural. No mesmo local de trabalho há um único IP, logo para o software é sempre a mesma pessoa. Por isso mesmo abrimos a possibilidade de se poder votar todos os dias.
      A outra possibilidade, permitir votar no mesmo dia com o mesmo IP, daria a vitória a quem estivesse mais tempo a votar em si próprio…

  9. Boa tarde,

    A que horas vão reabrir as inscrições? Gostaria de inscrever o meu blogue (www.setevintecinco.blogspot.pt). Há alguma outra forma de realizar a inscrição?

    Obrigado,
    MM

  10. Existe uma lacuna importante nas categorias. Qualquer coisa como “Casa e Decoração”.

    • Um caso a pensar para a próxima. Este ano tivemos o cuidado de abrir um tempo para discussão pública das categorias, e durante as inscrições criámos pelo menos mais 3, por sugestão de quem se inscrevia.

  11. Boa tarde! Gostaria de inscrever o meu blogue na categoria da culinária, no entanto recebo informação que as inscrições estão fechadas. Como posso fazer? Obrigada

  12. Catarina Silva says:

    Boa tarde,
    Gostaria de inscrever o meu blogue, mas verifiquei que já estão as votações a decorrer. No entanto verifiquei que as inscrições deverão abrir hoje para a inscrição de quem se atrasou. A que horas prevêem abri-las?
    Cumprimentos,
    Catarina

  13. Justiceiro says:

    O Visão de Mercado é o blog mais consultado em Portugal http://blogometro.aventar.eu/ , depois do da Pipoca e nem entra nas vossas votações.

    Ridiculo

    • Ridículo é aparecer aqui a falar das “vossas votações” em vez de inscrever o blog da sua preferência. Além de que audiência não é forçosamente sinónimo de qualidade. Se quiser consultadoria em CEO é questão de ir dizendo quanto está disposto o pagar.

  14. Boa tarde,
    Sempre vão abrir a possibilidade de inscrição hoje durante o dia?
    É que tenho ido várias vezes ao local de inscrição e está sempre indisponível.
    Obrigado

  15. jorge fliscorno says:

    Caros, como sabem estas coisas são feitas nas horas livres dos aventadores. Pelo caminho há tostões a ganhar, que a vida não é só blog. O nosso compromisso foi abrir as inscrições durante o dia de hoje para quem tenha chegado atrasado. É isso que acontecerá.

  16. Bárbara says:

    Ainda dá para inscrever?

  17. jorge fliscorno says:

    As inscrições para quem tenha chegado a atrasado estão reabertas. Ir aqui: http://concurso.aventar.eu/registo

  18. jorge fliscorno says:

    Só uma nota: quem acabou de inscrever o blog tem que esperar um pouco até que o coloquemos no formulário de votação. Estamos a receber as vossas inscrições, só ainda não as processámos.

  19. Susana Vieira says:

    Olá, o meu blog “A viagem começa aqui…” (http://aviagemcomecaaqui.blogspot.pt/) é anterior a 2012… desculpem o lapso! Podem retirá-lo! Obrigada e boa sorte aos participantes!

    • Susana Vieira says:

      Afinal não foi lapso, foi mau entendimento do que li. Posso concorrer desde que não seja a Blog revelação do Ano! Certo!? Então não o retirem! Obrigada

  20. Margarida Alegria says:

    Também já reparei que há blogs com vários anos que aparecem como concorrentes a revelação. Parece-me que confundiram a data pedida com a data em que concorreram , ou algo assim! 🙂
    E há outros blogs, pelo menos em Banda-desenhada pareceu-me, que não são de origem Portuguesa.
    Começou a corrida, boa sorte a todos e divirtam-se!
    http://margarida-alegria.blogspot.pt/2013/01/votem-votem-concurso-de-blogs-do-ano-do.html

    • Margarida Alegria says:

      E parabéns, Jorge f., JJCardoso e restante equipa do Aventar pela iniciativa e pela paciência triplicada que vão ter de novo.(até julguei que depois da trabalheira que tiveram no ano passado não se meteriam noutra! ): 😀

    • O pessoal que não acertou a data irá saindo à medida que for detectado,
      Quando à BD, esse problema já surgiu o ano passado, e terminámos por aceitar (faz um certo sentido em blogs sobretudo gráficos e o povo precisa de emigrar). O nosso erro foi não ter colocado essa indicação no regulamento.

  21. Caros Amigos, uma vez mais deixo em antecipação os parabéns por se darem a mais este acrescido esforço cuja visibilidade resulta bastante para os concorrentes e o segundo lugar do Viseu, Senhora da Beira da edição anterior é disso testemunha. Concorro este ano de novo e estive a rever a lista dos demais blogs a concurso na categoria local/regional e salvo melhor opinião parece-me que 4 deles estarão deslocados, a saber, Cinema na TV, Questões nacionais, Olhar D’Ouro e Lisbon Ferries. Deixo a sugestão e o meu voto no vosso excelente trabalho.
    Cumprimentos
    Fernando Figueiredo

    • Meu caro Fernando, vou-lhe contar um segredo: o Questões Nacionais é o blog do meu bairro. Sou um privilegiado: sei tudo o que se passa nas ruas à minha volta através de um blog. Às vezes os dois diários da terrinha não têm outro remédio que não seja citá-lo. O meu bairro é uma nação, e não é no Porto.
      Quanto ao essencial, cabe aos autores decidiram em que categoria se inscrevem, sugerimos a alguns que mudassem de forma a criarmos novas categorias (como a de Poupança), e confiamos nos votantes para procederem à arrumação final.
      É nosso objectivo mostrar a diversidade de temas dos blogues portugueses. Alguns pediram, a tempo, para alterarmos a categoria porque se tinham enganado, e assim fizemos. Uma vez iniciada a votação não faremos, por princípio, nenhuma alteração, ou seria o caos. Vamos em quase 600 blogues inscritos…

  22. jorge fliscorno says:

    A quem se inscreveu a partir de ontem: O n.º de inscrições fora de prazo foi de tal forma elevado que ainda não as conseguimos processar todas. Contamos, durante o dia de hoje, que se consiga acrescentar todas as novas inscrições às páginas das votações.
    Pedimos um pouco de paciência e compreensão, já que a alternativa teria sido não aceitar inscrições fora do prazo.

    • Susana Vieira says:

      Obrigada pelo esclarecimento, fiz a questão atrás ao colega jj cardoso, sendo assim fica sem efeito! Bom trabalho e Parabéns por todo este trabalho de divulgação!

  23. Bom dia,
    Gostaria de saber quanto tempo é necessário esperar para ver a lista de blogues a votação actualizados.

    Cumps,
    Joana

  24. fico a aguardar então…já vai ser dificil pois ja ha blogs com bastantes votos mas o importante é participar e divulgar o nosso trabalho..é uma boa iniciativa..parabéns 🙂

    • jorge fliscorno says:

      A alternativa é termos mesmo fechado as inscrições no fim do prazo. Acredite que nos pouparia muito trabalho 😉

      • Margarida Alegria says:

        Mas a abertura extra de inscrições não vai durar indefinidamente, espero… isso pode pulverizar as votações e dar muita confusão (sobretudo para quem organiza, claro…).
        abraço

  25. Bom dia!

    uma amiga minha cujo blog está inscrito numa das vossas categorias falou-me desta vossa iniciativa que desconhecia de todo e que acho muito de louvar e de felicitar.

    É uma forma expedita de ter uma espécie de listagem de blogs sobre várias categorias, o que pode facilitar uma leitura posterior dos mesmos conforme as categorias que mais nos interessarem.
    Foi justamente com esse objectivo em mente, que percorri as vossas varias categorias, com o intuito de encontrar uma relacionada com viagens e/ou turismo. Encontrei as categoria Transportes ou Blog estrangeiro escrito em português, mas em ambos os casos não me pareceu que se inserissem no que procurava.

    Assim, caso tenham alguma categoria que corresponda ao que procuro e que eu inadvertidamente ou distraidamente não encontrei, podiam informar-me por favor. Agradeço antecipadamente, o vosso tempo despendido a responderem a esta minha dúvida,

    Melhores cumprimentos

    • Essa era uma categoria que bem gostaria tivesse surgido. Como deve calcular não conseguimos “ver” todos os blogs.
      Já agora: seria mesmo muito útil, como acaba de demonstrar, que todos os blogs se registassem na blogopédia:

      http://blogopedia.aventar.eu/

      que foi criada precisamente com essa intenção, servir de directório dos blogs portugueses, facilitando a vida aos leitores e ajudando a divulgação do trabalho de todos.

      • Muito obrigada uma vez mais, pela resposta tão expedita ao meu comentário.

        Vou procurar acompanhar mais de perto este vosso blog, para descobrir as novidades que eventualmente possam surgir

      • Entrei no site/link que sugere, mas aí também não se encontra nas categorias principais, uma que corresponda a turismo e/ou viagens. É possível a criação de outras categorias principais, como a enunciada?

        Muito obrigada pela sua disponibilidade a responder a dúvidas.

        • jorge fliscorno says:

          Para efeitos de concurso, já não é possível criar novas categorias.Tem “Outros”….

          • Muito obrigada pelo seu esclarecimento. Mas eu achava que o link referente à blogopedia, seria paralelo e independente da existência de um concurso, mas sim que seria um local onde blogs são inscritos para serem mais facilmente encontrados sempre que se pretendesse uma determinada temática.

            Desculpe o meu erro de interpretação.

          • Cara Turista, o Jorge não apanhou a nossa conversa, na necessidade de responder mais ou menos o mesmo a tanta gente que se quer inscrever.
            Acabei de criar a categoria Viagens na Blogopedia. Faça o favor de a inaugurar…

          • jorge fliscorno says:

            É verdade, acabei de perceber que tinha percebido mal. Leituras apressadas.

        • Obrigada João José Cardoso.

          Já inaugurei a categoria Viagens. Espero não ter cometido nenhum erro. 😉

          • Desculpe continuar a incomodar, mas qual o motivo para na blogopedia várias categorias principais aparecerem a vermelho e quando se passa o cursor por cima dizer que a página dessa categoria não existe?

            Talvez nem seja este o local mais apropriado para escrever, com estas minhas duvidas, mas uma vez que foi aqui que foi abordada inicialmente a minha questão, pareceu-me descontextualizado escrever em outro local.

            Melhores cumprimentos

  26. Boa tarde,

    Ontem o meu marido inscreveu o meu blog “Direito por linhas tortas” http://direito-por-linhas-tortas.blogspot.pt/ , todavia, e apesar de ter recebido a vossa confirmação da inscrição, o blog continua sem aparecer no tema “Direito e Justiça”.

    Algum problema? Foi inscrito já fora de tempo?

    Cumprimentos,
    Aida Teixeira

  27. Boa noite,

    Os blogues inscritos fora de tempo aparecem nas sondagens, mas não existem na tabela para que neles se possa votar.
    Gostaria de saber se será apenas uma questão de tempo até que apareçam ou não, pois pedi a pessoas para votar, mas a verdade é que não têm como o fazer. 🙂

    Obrigada e desculpem o incómodo.

    • jorge fliscorno says:

      Não percebi a pergunta, Isabel. Se já aprecem nas sondagens devia ser possível neles votar… Aliás até tem lá 1 voto.

      É preciso clicar naquele “circulo” e depois clicar em Vote:

      • blogduchocolate says:

        Obrigada pela resposta,, Jorge, já percebi porque não o via, eu procurei por ordem alfabética e nem vi que estava mais abaixo.

        Cumprimentos e desculpe 🙂

  28. Boa noite!
    Quando aparecerá (se é que aparece) nas possibilidades de votação, o blog Penacova Actual.

    Cumprimentos

    Pedro Viseu

  29. jorge fliscorno says:

    É com prazer que informamos que todas as inscrições submetidas até às 20h de hoje estão processadas e as votações foram actualizadas.

    Face ao elevado número de inscrições fora de prazo (152 desde as 20h de ontem), foi necessário proceder à automatização do processo. Esta razão e o facto de apenas nos podermos dedicar a bloguíces a tempo parcial levou a que não nos tenha sido possível dar resposta pronta como é nosso desejo. As próximas inscrições terão um processamento mais célere.

    Atenção: o WordPress demora algum tempo a propagar as alterações (neste caso, as modificações nos “boletins” de voto). Assim, se o seu blog ainda não consta na votação, aguarde até às 22h e depois, se o problema persistir, contacte-nos por mail.

    Obrigado pela paciência e boas votações para todos.

  30. Ramalhete: http://ruadesaofranciscodepaula.blogspot.com/, para a secção de poesia ou literatura.

  31. pedroviseu says:

    Obrigado em muito sucesso!

  32. Boa Noite!

    Eu inscrevi o meu blog num concurso blog do ano, mas enganei-me na categoria, pois não inscrevi em pesca desportiva mas sim em natureza/animais/ambiente. Gostava de saber se é possível a alteração de categoria pois este encontra-se na categoria errada.

    Atentamente

    • jorge fliscorno says:

      Francisco,
      mandou mail e deixou comentário. Não terá resposta duas vezes mais rápida por isso 😉

      A todos: não nos contactem por duas formas distintas, só acrescentam trabalho.

  33. Ana Loreira says:

    A regra n.º 5 diz que “A categoria “Outros” deverá ser escolhida apenas como último recurso e para situações em que o blog a se inscrever não se enquadre de todo numa das categorias já existentes”.
    Então, se um determinado blog já está em concurso numa categoria, não deveria ser excluído da votação na categoria “Outros”?

  34. Bom dia,
    Continuo sem estar disponível para votação, agradecia análise:
    Blog “O Mundo que nos Rodeia”
    Obrigado

  35. Boa onda bloguística, esta do Aventar. E coragem, isto de repetir a trabalheira (até aumentá-la) do ano passado. Obrigado

  36. Inês M. says:

    Não percebo porque é que na categoria de “Auto-conhecimento/Reflexão filosófica” estão a concurso blogs de autores estrangeiros (percebi que eram blogs portugueses e não blogs de autores de língua portuguesa) e, ainda, porque é que concorrem nessa categoria blogs de fotografia…
    E também não percebo porque é que há um blog que está a duplicar.

  37. Bom dia, inscrevi o blogue da Vespinha ontem (http://vespaaabrandar.blogspot.pt/) nos Generalistas e nos Outros, e à noite já estava disponível. Mas hoje já não aparece… 😦

  38. Boa tarde
    Esta votação é apenas para blogs que tiveram início durante o ano de 2012?
    Obrigada

  39. Ana Sousa says:

    Porque e que a votação para melhor diario de bordo/intimo está encerrada?

  40. Boa tarde.
    Algumas categorias estão indisponíveis para votação. Podem, por favor, verificar e explicar o qu ese passa?

    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Olivia Rocha

  41. Só para avisar que algumas “polls” estão encerradas. Tendo em conta que a 1ª fase só termina a 19 de Janeiro, talvez fosse bom solucionarem esse problema 🙂

  42. Como posso retirar o meu blog da votação? Só agora percebi que o concurso só destaca blogs criados em 2012.

  43. pedroviseu says:

    Caro João, por favor retire da votação o blog Penacova Atual, mantendo o Penacova Actual.

    Obrigado!

  44. Pelo desculpa para categoria de Fotografia e Fotoblogs continua com “polls”.
    Obrigada

  45. ola!
    fiz a minha inscrição, a qual me informaram ter sido aceite, mas agora não apareço em nenhuma lista de votação e não percebo o que aconteceu 😦

  46. Aaahhh como é que eu hei-de dizer isto… Bom, o meu blogue é realmente uma cena esquisita e como tal, foi criado em 2011 (e tem posts desse ano), no entanto, a “nova gerência” apenas se assumiu em 2012, fico em dúvidas se entra ou não na corrida a “Revelação”.

    Mas a verdade é que ele lá está, com poucos votos mas lá está (sem que eu o tenha posto).

    A decisão é de Vexas os aventadores.

    O Blogue do Tiago BM
    1º post: 7 Outubro ’11
    Lançamento: 16 Janeiro ’12

    (got it?)

  47. Judite Castro says:

    “De Rerum Mundi” e “De Rerum Natura” não são o mesmo?

  48. Susana Vieira says:

    Bom dia, o meu blog ainda não apareceu a votação: A viagem começa aqui na categoria Fotografia e Fotoblogs.

  49. Desapareceu a lista de votação de blogues na categoria de Fotografia e Fotoblogs e há muitos com “polls closed”…. Obrigado pela atenção
    Vasco Trancoso.

  50. “Fotografia e fotoblogs (Poll Closed)”
    Acabou mais cedo ?

  51. Todos os blogues deviam ser linkados aos mesmo, mas muitos não dão acesso para visualizarmos o blogue. Não é justo não votações. Obrigado!

  52. O que aconteceu: dado o elevado número de inscritos fora de prazo tivemos de passar para um “modo automático”. Como não houve hipótese de o testar com calma, deu asneira: fechou votações (está resolvido) e retirou links, vamos ver o que se pode fazer (não será fácil de resolver).
    As nossas desculpas. Insistimos no erro de subestimar o número de participantes, e depois o azar acontece.

    • pedroviseu says:

      Caro João, Boa tarde!
      O Penacova Atual ainda se encontra visível, motivo pelo qual ainda há pessoas que nele votam. Por isso, se não for muita maçada, peço-lhe que o elimine, mantendo o Penacova Actual.

      Atenciosamente

  53. Joana says:

    João, há blogs nomeados em mais do que duas categorias, como a Quadripolaridades…

  54. pedroviseu says:

    Caro João, Boa tarde!
    O Penacova Atual ainda se encontra visível, motivo pelo qual ainda há pessoas que nele votam. Por isso, se não for muita maçada, peço-lhe que o elimine, mantendo o Penacova Actual.

    Atenciosamente

  55. pedroviseu says:

    E por isso o Penacova Actual já perdeu 5 votos!

  56. Boa tarde!
    Gostaria de saber se ainda estão abertas as inscrições.
    Obrigado

  57. Olá boa tarde.

    Nao consegui perceber se as inscrições ainda estão abertas.
    Será que me conseguem informar?

    Obrigada

  58. Just a kiss

  59. Puxa… vocês meteram-se num molho de brócolos, ó pessoal do aventar… 🙂

  60. Joana says:

    Continuam blogs inscritos em mais categorias do que o permitido como o Quadripolaridades que esta em diário de bordo, generalista e humor…

  61. André Silva says:

    Bom dia.

    Estava a ver a categoria “Artes Visuais” e reparei em 2 blogs que me parece que deveriam estar na categoria “Banda desenhada”:

    – Leituras de BD
    – Margem Sul Webcomic

    Visto haver uma categoria própria não deveriam ser mudadas?

    • Podem estar em duas categorias. E se não estão é porque não foram inscritos, não vamos alterar isso sem ordem dos autores

    • André Silva, a Banda Desenhada é uma Arte, a 9ª Arte e é uma arte essencialmente visual. Não vejo porque não possa estar também o meu blogue nessa categoria visto que o Aventar deixa inscrever em duas categorias. No meu blogue também passa a pintura, outra arte visual, e fotografia (mais uma arte visual). Assim decidi concorrer nas duas categorias onde se podia inserir o conteúdo do meu blogue:
      – Banda Desenhada
      – Artes Visuais

      Obrigado

  62. Bom dia. Só hoje tomei conhecimento desta vossa iniciativa bem louvável. Também sou ‘blogueiro’ e como me apercebi que na vossa categoria ‘Desporto’ não está representado nenhum blogue que se dedica aos desportos motorizados. Seria ainda possível colocar a concurso o meu blogue?
    http://www.infomotors.net/
    Obrigado e abraço

  63. Bom dia,
    Reparo que não dá para votar uma vez por dia como foi assegurado por vocês. Desde Segunda que reparo que só foi contabilizado um voto meu.

    • Pois eu também acho que muitos votos não estão a ser contabilizados, tenho várias pessoas q me dizem votar e a númeração parece não avançar muito

  64. Conforme explicado acima, tivemos de suspender esta votação. Mais umas vez as nossas desculpas. Entretanto as correcções pedidas poderão ser feitas, incluindo mudanças de categoria. Para isso agradecemos que façam esses pedidos por esta via:
    https://aventar.eu/contacto/

  65. Inscrevam o In Concreto na categoria regional: inconcreto.blogspot.com e o Burra de Milho na categoria de cultura:http://burrademilho.blogspot.pt/

  66. Só uma questão. Os votos que já estavam contabilizados irão manter-se? ou começará tudo de novo?

  67. Jorge Vicente says:

    Os votos recomeçam do zero ou congelam-se os que existiam? Se recomeçar do zero acho lamentável e a eleição fica completamente minada. A iniciativa é positiva, sem dúvida, mas pessoas têm mais que fazer do que votar duas e três vezes nisto e duvido que valha a pena voltar a pensar nisto. Assim pensam muitos blogueiros que conheço, que vão desistir.

  68. André S. says:

    Torna-se desmotivante para quem já tanto apelou por votos. Vemos que não é fácil juntar um número significativo de pessoas a votarem naquilo que todos os dias lêem. É bastante injusto, que todas as votações voltem a 0 (Zero) visto que todo o esforço feito acabe por revelar-se inglório.
    Penso que desta forma, muitos blogs a concurso acabem por cancelar a sua inscrição :/

  69. Agostinho silva says:

    É muito maçador para as pessoas votarem outra vez. Achavam alguns votantes assim como eu que 10 dias úteis era muito tempo, fará agora repetir novamente do zero.É pena porque estava a ser interessante.

    • Eu também acho o período de votação muito longo. Acho que podiamos fazer de contas que seria apenas uma suspensão durante o fim de semana, recomeçando na segunda e mantendo os prazos todos.

  70. Sonia says:

    Só há uma coisa que não percebi….para quê então prazos para inscrições???
    acabado o prazo, finito!! para o ano haveria mais!!
    assim não se justifica prazos se as inscrições continuam a decorrer após inicio das votações!!
    Em qualquer passatempo após o limite de inscrições, ninguém mais pode participar…este vosso método é um conceito um pouco injusto não concordam???

    • jorge fliscorno says:

      A razão é esta: quando era para se fazer divulgação, poucos para além do Aventar a fizeram e nós não temos os meios nem materiais nem humanos para fazermos uma campanha em larga escala. Muitos bloggers só acabaram por saber da iniciativa quando os concorrentes começaram a apelar ao voto. Aconteceu no ano passado e neste ano também, mas numa escala muito superior.

      Repare que todos ficam a ganhar com mais participantes, nomeadamente pelas visitas cruzadas de uns blogs aos outros. Pergunte aos participantes do ano passado sobre o aumento de visitas que tiveram.

      A oportunidade de fazer parte de uma montra é o verdadeiro prémio de participar no concurso. Sim, também há o destaque dos primeiros lugares mas ganhar visibilidade é algo que, quanto a mim, vale mais.

      E é precisamente porque a visibilidade estava posta em causa (porque algumas votações deixaram de ter link) é que precisámos de suspender a votação até que corrijamos o problema.

      Em todo o caso, devido às dificuldades técnicas, depois da retomarmos as votações não haverá mais inscrições.

  71. Antonio says:

    Se os votos voltam a zero então as inscrições também devem voltar a zero por isso, quando a votação reabrir espero não ver o meu blogue disponivel para votação.

  72. Jorge Vicente says:

    Basicamente se os votos não se mantiverem que se lixe isto, com milhares de votos contados é vergonhoso ter de repetir a divulgação novamente…

    • A divulgação já está feita mesmo, as pessoas que vão votar, iriam votar na mesma durante a próxima semana. Eu divulgo todos os dias, portanto… é-me igual

  73. Mesmo que não se consiga que os contadores mantenham os votos, para efeitos de concurso vamos considerá-los, nem que se tenha de os somar manualmente (pode atrasar o início da 2ª fase da votação, mas é sempre possível).

    • Jorge Vicente says:

      Ok, parece-me uma medida mais razoável, que concilia todas as partes. Assim é possível manter o entusiasmo na participação.

      Entretanto sugeria também que a votação pudesse terminar da mesma forma a 19 de Janeiro, já que parece generalizada a ideia de que a votação é demasiado longa.

    • Discordei da aceitação de mais inscrições e foi no que deu! Não vou continuar a ‘moer’ os amigos e leitores mais uma semana!! Que se lixe!!😡

    • Margarida Alegria says:

      Acho bem que se incluam os votos já contabilizados(ou será que não?). Afinal, quem mais se tramaria seriam os blogs que se inscreveram a tempo.
      Que tivessem prolongado as inscrições mais um dia ou dois, ainda vá, mas assim indefinidamente… até foi maçador. Quem tinha já inscrição feita, até via os votos a aumentar, mas a percentagem a diminuir! E a lista a aumentar aumentar, o que é cansativo para os votantes, procurar um blog para votar e também não se conseguir aceder aos links de tantos blogs, para os conhecer…
      Por outro lado, esperavam a inscrição de alguns blogs em concreto, ou esperavam que outros entretanto fossem criados (daqueles que duram um ano, por exemplo) , mais valia fazer-lhes convites directamente, com um prazo curto, caso estivessem interessados.
      Eu sei que organizar uma coisa destas deve ser de truz, admite-se perfeitamente que haja percalços, mas uns que acabem por gerar injustiça terminam com a desmotivação de toda a gente, especialmente de quem andou a avisar tudo direitinho, com datas e tudo. Claro que muitos votantes dos que votam mesmo acabariam por não repetir a votação e os que conseguem votações astronómicas por meios ilícitos é que se ficam a rir, caso consigam repor esses votos num só dia.
      Li em cima que os votos já somados até hoje serão contabilizados, por isso espero que isso se mantenha.

      • Margarida Alegria says:

        “Por outro lado, se esperavam…”

      • jorge fliscorno says:

        Obrigado pelo feedback, Margarida. Para o ano teremos que pensar melhor na questão. Gostei da sugestão “por mais dois dias”. Realmente, a maior parte dos atrasados veio nesses dois dias.

  74. Sonia says:

    acho justo! Obrigada por perceberem a nossa parte 😉

  75. Boa tarde, trancrevo comunicado do blogue “MAFRA andebol”:

    Hoje (dia 11) tomei conhecimento da suspensão da votação por parte do promotor do concurso (Aventar), invocando razões técnicas e de igualdade de oportunidades. Os organizadores permitiram inscrições fora do prazo e agora alegam que os blogues inscritos fora do prazo têm menos oportunidades do que os outros, tendo por isso decidido anular as votações e reiniciá-las a partir do “zero” na próxima segunda-feira.

    Na minha opinião, esta decisão dos responsáveis do Aventar desrespeita todas as pessoas que já haviam votado nos blogues das suas preferências, desrespeitando também quem se inscreveu dentro do prazo (tipicamente os próprios leitores habituais do Aventar). Assim decidi retirar a candidatura do blogue “MAFRA andebol” e não autorizar a sua participação no concurso do Aventar de forma a evitar ficar associado a estas trapalhadas e faltas de respeito / transparência do Aventar.

    A última vez que vi a votação (dia 10 ao final da noite) o blogue MAFRA andebol estava no 3º lugar da categoria de Desporto, com 108 votos. Agradeço a todos os que votaram, que apelaram e mobilizaram ao voto neste blogue. Mais do que uma nomeação ou mesmo um prémio, aquilo que este blogue mais preza são os seus VISITANTES. Bem hajam

    http://andebolmafra.blogs.sapo.pt/

    • jorge fliscorno says:

      Está no seu direito de sair. Lamento que não tenha lido o regulamento com atenção, já que a questão das inscrições fora de prazo estava prevista. Lamento também que não tenha percebido que haver blogs com link na votação e outros não causava injustiça.

  76. Na minha opinião, esta decisão dos responsáveis do Aventar desrespeita todas as pessoas que já haviam votado nos blogues das suas preferências, desrespeitando também quem se inscreveu dentro do prazo (tipicamente os próprios leitores habituais do Aventar). Por isso, já não vou participar mas, vou passar a próxima semana a pedir desculpa a todos os visitantes do meu blogue que andaram a votar.

    http://andebolmafra.blogs.sapo.pt/

  77. Isto é uma festa do bloguismo, muito mais do que tudo o resto. Recomeça para a semana. Obrigado ao Aventar

  78. Ola! Parabens pela iniciativa!
    O meu blog (porque deixei de ser enfermeiro) ja estava em concurso, é necessário voltar a inscrevê-lo devido a esta suspensao?

  79. Oh! ainda ontem lembrei de cá vir pela primeira vez desde que inscrevi uns blogues e fiquei felicissima por ver que já tinha 4,5, 6, votos aqui e ali ehehe! Pessoas que não EU os escolheram 😀 Não pretendo vencer nada mas divulgar, dar a conhecer, que é onde sou fraca e sei que por vezes até tenho conteudos que seriam comentados, se os soubesse divulgar,. 😀 Em todo o caso, louvo a iniciativa.

  80. O Ditadura do Consenso estava lá no alto. Quando voltaremos a votar? Um abraço

  81. jornal

  82. Caro João Cardoso!

    Solicito que retire do concurso – categoria “Generalistas” – o meu blog “Calhau com Olhos”.
    Obrigado!

    Parabéns pela iniciativa.
    Cumprimentos.

  83. O Relvas também está na lista? Se não estiver não voto.

  84. Lurdes Fonseca says:

    Um concurso pressupõe uma escolha, neste contexto, destacar os blogues da preferência dos leitores/visitantes, independentemente da atribuição de prémios. Com tantas trapalhadas, onde fica a transparência no processo? E o respeito pelos votantes e bloggers?

    • jorge fliscorno says:

      Respondo-lhe com o que lhe havia dito em privado noutra mensagem sua.

      Quando era para se fazer divulgação, poucos para além do Aventar a fizeram e nós não temos os meios nem materiais nem humanos para fazermos uma campanha em larga escala. Muitos bloggers só acabaram por saber da iniciativa quando os concorrentes começaram a apelar ao voto. Aconteceu no ano passado e neste ano também, mas numa escala muito superior.

      Repare que todos ficam a ganhar com mais participantes, nomeadamente pelas visitas cruzadas de uns blogs aos outros. Pergunte aos participantes do ano passado sobre o aumento de visitas que tiveram.

      A oportunidade de fazer parte de uma montra é o verdadeiro prémio de participar no concurso. Sim, também há o destaque dos primeiros lugares mas ganhar visibilidade é algo que, quanto a mim, vale mais.

      E é precisamente porque a visibilidade estava posta em causa (porque algumas votações deixaram de ter link) é que precisámos de suspender a votação até que corrijamos o problema.

      Perante um problema achámos melhor suspender para podermos resolver. Falta de transparência e de respeito por todos seria enfiar a cabeça na areia e fazer de conta que nada se passava.

  85. Lurdes Fonseca says:

    Se o objectivo é divulgar blogues, divulguem-nos. Não façam concursos.
    Se o objectivo é dar visibilidade, o Aventar também a recebe.

    • Se conhece outra forma de divulgar os blogs portugueses, em toda a sua diversidade, conte-nos qual é. Eu não conheço.
      Quanto a ganharmos visibilidade, claro que ganhamos. Mas não se pode dizer que seja coisa que nos falte.

  86. Lurdes Fonseca says:

    O problema foi criado pelo Aventar.
    Já percebi que o argumento é sempre o mesmo. Agradeço a sua atenção e disponibilidade. Por favor, não volte a enviar-me a mesma resposta.

    • jorge fliscorno says:

      Qual é o problema que refere? Existir um concurso de blogs? Que tem um regulamento claro? E que acompanhamos por forma a resolvemos todos os problemas?

  87. Boa tarde!
    Aproveitando este intervalo na votação informo que apresentei ao Aventar a seguinte sugestão (e sobre a qual gostaria também de ter algum feed-back): Os blogues fotográficos deveriam (no meu modesto entender) ser separados dos “Fotoblogs”. Não são comparáveis blogues que se dedicam à Fotografia enquanto Arte ou expressão artística e blogues que apresentam fotografias que por definição estão antes centradas apenas em descrever para determinadas audiências as suas experiências do dia a dia e em que o critério estético não é fundamental.
    Julgo oportuna esta sugestão na medida em que se está novamente na “linha de partida”.
    Deixo o comentário como contributo para se fazer, se possível, ainda melhor.
    Obrigado pela atenção
    Vasco Trancoso

    • jorge fliscorno says:

      Obrigado pelo feedback Vasco. Nem sempre conseguimos dar pronta resposta mas cá vai.

      A meio do concurso não podemos alertar as categorias disponíveis. Houve um período de discussão pública e, durante as inscrições, novas categorias foram acrescentadas a pedido dos autores. A nossa posição é: se há mais de sete inscritos, a categoria vai a concurso. Caso haja novo concurso para o ano, será oportuno retomar a discussão.

  88. Estimados organizadores do concurso:
    Aproveitamos esta pausa para solicitar a retirada do nosso blog da categoria “Locais/regionais”. Continuaremos em jogo na categoria “Humor/Sátira”

    Obrigado pela atenção.

  89. Boa tarde Jorge. Agradeço a pronta resposta mas, pedindo desculpa por voltar ao assunto, gostaria de ser esclarecido se estamos realmente a meio ou novamente no início do Concurso. Ou seja, conseguem recuperar os votos que já existiam e assim o Concurso de facto vai “a meio”… ou todos começam com zero votos? No caso da última hipótese seria novamente o início e não o meio do Concurso. E se for de novo o princípio valia a pena separar os Blogues Fotográficos dos Fotoblogues pois há número suficiente para 2 categorias em vez de uma em que aparecem lado a lado – não sendo comparáveis como fundamentei no comentário anterior.
    Obrigado pela atenção

  90. Tanta trabalheira! Desejo-vos tempo e boa sorte 😉

  91. No dia 11 diziam que as inscrições ainda estavam abertas, mas o link refere que as inscriçoes estao encerradas. Estão ou nao?

  92. Jorge, esta questão foi colocada no dia 9. Devido a uma indisponibilidada temporária. Não tem a ver com este post.
    Bastava ler a data da questão…

    • jorge fliscorno says:

      hehehe Bem respondido. As minhas desculpas. Recebemos muitos mails com perguntas repetidas.

  93. Olá, boa noite!

    Pretendia saber como inscrever o meu blog no Blogometro e na Blogopédia.
    Aproveito ainda para perguntar se ao inscrever o blogue para Blog do ano 2012, já fica automáticamente inscrito para Blog Revelação, uma vez que indiquei a data do 1.º post(15 de Agosto de 2012). Obrigado.
    Cumprimentos;

    Aurea sá

  94. Carolina Spínola says:

    Boa noite , o meu blog não está na lista de votação , CarolinaSpínola moda , porque?

  95. Pela terceira vez peço que retirem o meu blogue Sabores de Canela da lista de votação. Não quero de todo participar!

  96. Olá “Aventar”!

    Apenas para dizer que, quer o blog “Sair das Palavras” na categoria “Livros, Literatua, Poesia” quer o nome do autor (Daniel Cândido da Silva) se encontram ocultos das actuais votações, sendo que estavam inscritos desde o primeiro dia.

    Já agora, e apesar de nao fazer muita publicidade para além da indicação do voto, nem grandes apelos em lado algum ao voto, os meus parabéns pelo trabalho certamente trabalhoso (passe a redundância) que são todas estas listagens e vossa dedicação ao mundo da blogosfera. Certamente existirão blogs de elevadíssima qualidade e que vale a pena seguir, e para isso já valeu a pena tomarmos conhecimento de muitos deles que, de outra forma, poderiamos nao conhecer, e embora outros tantos se atenham ferreamente à mera publicidade e eventualmente sem grande destaque para nomeação, o princípio da publicização é, indubitavelmente, uma mais valia, repito, no mundo blogosferico que, parece-me, também já conheceu melhores dias.

    A toda a equipa, os meus Parabéns pelo trabalho e seriedade desenvolvidos.
    Daniel

  97. Olá “Aventar”!

    Apenas para dizer que, quer o blog “Sair das Palavras” na categoria “Livros, Literatua, Poesia” quer o nome do autor em “blogger do ano” (Daniel Cândido da Silva) se encontram ocultos das actuais votações, sendo que estavam inscritos desde o primeiro dia.

    Já agora, e apesar de nao fazer muita publicidade para além da indicação do voto, nem grandes apelos em lado algum ao voto, os meus parabéns pelo trabalho certamente trabalhoso (passe a redundância) que são todas estas listagens e vossa dedicação ao mundo da blogosfera. Certamente existirão blogs de elevadíssima qualidade e que vale a pena seguir, e para isso já valeu a pena tomarmos conhecimento de muitos deles que, de outra forma, poderiamos nao conhecer, e embora outros tantos se atenham ferreamente à mera publicidade e eventualmente sem grande destaque para nomeação, o princípio da publicização é, indubitavelmente, uma mais valia, repito, no mundo blogosferico que, parece-me, também já conheceu melhores dias.

    A toda a equipa, os meus Parabéns pelo trabalho e seriedade desenvolvidos.
    Daniel

  98. Olá, boa noite!

    Gostaria de saber onde posso seguir votação.
    Obrigado;

    Aurea Sá

  99. Agradeço que retirem da votação o blogue “MAFRA andebol”. Não quero o meu blogue associado às trabalhadas deste concurso e já me basta ter de andar a explicar e a pedir desculpas aos que votaram no meu blogue pelo desaparecimento dos seus votos. De futuro pensem melhor as coisas antes de de meterem nelas. Abraço.

    • O seu blogue será retirado, mas os votos não desapareceram. Serão devidamente contabilizados no final. É só ler.

      • Eu li mas, não concordo. Os votos deviam ficar já visiveis (e não é dificil colocá-los, bastava substituir os zeros dos contadores pelos numeros respetivos, o admnistrador da ferramenta de votos pode fazer isso).
        No final vai ser outra trapalhada, as pessoas vão votando, vão acompanhando as votações e depois de encerradas as votações são “despejados” os votos e o resultado não é aquele que as pessoas foram acompanhando…
        Além disso, é uma parvoíce ter de explicar às 111 pessoas que haviam votado no meu blogue que os votos até estão lá mas, eles não os conseguem ver. Revela pouca transparência…
        A iniciativa era boa (por isso eu aderi) mas a coisa não funcionou e por isso agora prefiro ficar de fora, não quero o meu blogue ligado a trapalhadas. Mais do que nomeações, votos ou prémios, prezo muito os visitantes do meu blogue e é por respeito e eles que fico fora disto. Um abraço.

        • jorge fliscorno says:

          Caro António, se não concordava então não concorresse.

          Peço-lhe também que não fale sem conhecimento de causa, já que a ferramenta não permite adicionar votos sem ser pelo processo de votação. Há uma versão paga da ferramenta que o permite fazer mas nós não temos esse dinheiro. Quer adiantá-lo?

          Quanto a trapalhadas e explicações, depreendo que todos sabem ler e na página das votações está lá um aviso a vermelho com tudo o que é preciso saber.

          Se a iniciativa era boa, é porque concordou com o regulamento. Afinal, leu-o ou não? Na minha opinião a iniciativa é boa porque dá a conhecer muito blog, graças à exposição mediática que assim conseguem. Lamento que não perceba que as votações deixarem de ter link era um problema que era urgente resolver. Isso a que, com ligeireza, chama trapalhadas foi uma atitude responsável de resolver um problema.

          • Caro Jorge, eu li o regulamento antes de inscrever o meu blogue. Porém, vocês mudaram as regras e agora eu já não quero participar. Tenho esse direito. Está no regulamento.
            Passo a transcrever: “Quem o desejar, bastando para isso contactar o Aventar pelos meios supra indicados, pode:
            ■sair deste concurso (…)”
            E o Jorge leu o regulamento? É que já pedi para ser retirado mas o meu blogue continua na lista da votação… Afinal o que tenho eu de fazer para o retirar de lá? Pedir desculpas ao Aventar por ter concorrido? Adiantar o dinheiro para uma ferramenta de votações como sugere?
            Começo a ficar farto…

          • jorge fliscorno says:

            O seu blog está retirado. Demorará algum tempo a que o WordPress actualize. Sim, tinha pedido e estava agora a processar os pedidos. É que, sabe, isto é feito em horário pós laboral, nos nossos tempos livres. Quanto a estar farto, olhe não vejo porquê. Já o mesmo não podemos dizer das suas diversas mensagens e acusações. E até de vir aqui “meter faladura” do que não sabe (a ferramenta de actualização de votações).

          • Sempre constato que nem toda a gente em Mafra quando resolve sair de um concurso de blogs passa para a calúnia, agravada noutro caso por se tratar de uma página institucional. Ainda bem.

          • Caro Jorge,
            Eu não acusei ninguém de coisa nenhuma. Já vi que se dá mal com opiniões diferentes da sua. A única coisa que eu quero é sair deste concurso e deixar este site de uma vez por todas mas, infelizmente não consigo (e parece que não sou o único, a avaliar pelos comentários). Quando pedi para retirar o meu blogue deste concurso era para o retirarem completamente e não apenas da votação que está a decorrer. O blogue “MAFRA andebol” continua a fazer parte da lista dos votos da fase de contagem manual (ou como queiram chamar-lhe).
            É para o apagarem dessa e de qualquer outra lista. Não quero e não autorizo qualquer referência ao blogue MAFRA andebol neste concurso.
            Por favor, apaguem a informação mas não me respondam. A presunção e arrogância dos vossos comentários está deixar-me mal disposto.
            Fiquem bem.

          • jorge fliscorno says:

            «Eu não acusei ninguém de coisa nenhuma.»
            Não? Vejamos:

            «Assim decidi retirar a candidatura do blogue “MAFRA andebol” e não autorizar a sua participação no concurso do Aventar de forma a evitar ficar associado a estas trapalhadas e faltas de respeito / transparência do Aventar.»

            «Já vi que se dá mal com opiniões diferentes da sua.»

            Não é uma questão de se dar bem ou mal com opiniões mas sim de rejeitar a sua adjectivação, que considero ofensiva. Aliás, basta ver o tom das suas mensagens: “Prima donas”, “trapalhadas”, “faltas de respeito / transparência”. E ainda veio dizer (sem conhecimento de causa), como base à sua tese, que poderíamos editar o total de votos de cada concorrente. Isso sim, seria uma falta de transparência.

            O seu blog está retirado, já lho dissemos. Quanto a apagar o passado, temos pena, tal não é possível. Naturalmente que nos resultados finais (futuro) não aparecerão os desistentes.

            Se não quer receber mais mensagens, é fácil. Deixe de vir aqui. Na minha terra, quando um fala, o outro responde e é o que tem acontecido.

            Já agora, quando vejo a sua adjectivação, às vezes até tenho que ler duas vezes para ter a certeza que as mensagens de outra pessoa, uma tal Lurdes, não é um heterónimo seu… 😉

  100. Lurdes Fonseca says:

    Solicito que o blogue LER PARA SER seja retirado do Concurso Blogs do Ano 2012. Obrigada!

    • O seu “blog” foi retirado.. Agora a D. Lurdes Fonseca, como é uma pessoa de bem, vai fazer uma de duas coisas:
      a) provar que existiram irregularidades neste concurso
      ou
      b) corrigir o texto em que nos acusa disso mesmo no seu “blog”.
      Há uma terceira hipótese, que se conhecer o referencial de Cidadania e Profissionalidade entenderá num instante qual é (que na realidade até são duas hipóteses, mas acredito que tem essa competência).

  101. Solicito que o blog Jo White Candy seja retirado do Concurso Blogs do Ano 2012. Obrigada!

    • Agostinho silva says:

      Pedia aos organizadores do concurso se podia retirar do concurso na categoria blogger do ano Agostinho Silva – As Nossas Vozes, já que está a haver dispersão de votos na mesma categoria do outro Agostinho Silva – Arte por um Canudo 2. Obrigados.

      • Meu caro, a homonímia existe, e seria uma problema se os nomes dos blogs não estivessem a seguir ao nome. Assim como está não vejo qual a confusão dos leitores, tratando-se de pessoas diferentes.
        Agora se são uma mesma pessoa (o que não me parece porque os mails de inscrição são diferentes), aí podemos pensar no assunto, e eventualmente somar os votos de ambos uma vez que ali se vota num autor, e se edita com sucesso 347 blogs, só lhe temos de dar os parabéns…

      • jorge fliscorno says:

        Retirado.

  102. Bom dia, agradeço que retirem o meu blog deste concurso.
    Jo White Candy.

  103. Continuo na categoria Outros e Melhor Blogger! Por favor retirem-me de todas as categorias.
    Obrigada

  104. Margarida Alegria says:

    Rigorosa análise pré-eleitoral da primeira fase da primeira fase!
    http://margarida-alegria.blogspot.pt/2013/01/continuem-votar-concurso-blog-do-ano.html
    😉
    Com o rigor das blogólogas do costume.
    Boa tarde. boa votação.

  105. OLá uma vez mais 🙂

    Tinha deixado uma anotação ontem mas nao vi ainda o problema resolvido, nao obstante saber que ficarei para as calendas gregas, mas é para saber se altero a indicação de voto às pessoas que simpaticamente se derem a esse trabalho. Obrigado e uma vez mais parabéns pelo vosso trabalho…

  106. Caro João Cardoso,
    O Homem das tabernas ainda figura nas opções de voto (locais/regionais). Não vale a pena mantê-lo nessa categoria , pois só queremos continuar em jogo no “Humor/Sátira”.

    Peço desculpa pelo incómodo.

    • Não, não está. Ou melhor, está mas não está.
      É assim: eu tinha a certeza que o tinha retirado, e o facto é que não está lá. Mas também é verdade que está cá, ou seja, aparece o nome a votos (embora não exista nos resultados da votação).
      Como conheço o vinho de Penacova, diria que vocês emborracharam o Polldaddy. Parece-me uma explicação razoável. Ou então foi uma lampreia. Não sei que faça.

  107. Lurdes Fonseca says:

    Solicito que o blogue LER PARA SER seja também retirado da categoria Educação. O blogue foi inscrito em duas categorias (Educação e Escolares e jornais de escola). Obrigada!

    • Além de ser desnecessário gritar o nome do blogue da biblioteca da escola onde trabalha, continuo à espera de uma resposta sua, esclarecendo ou não o que são “irregularidades”.
      E vamos ver onde se senta se não responder.

  108. Na secção de música, houve votos que desapareceram. Pensava que este tipo de situação não ia ocorrer.

    • jorge fliscorno says:

      Repare no topo da página das votações:

      Atenção: por razões técnicas, a votação teve que ser dividida em duas parte. Assim, o total de votos será a soma de:
      total de votos daqui: PDF (como na página de votação | Folha de cálculo
      total de votos a obter nesta votação

      Se não for a isto que se refere, queira contactar-nos.

  109. Lurdes Fonseca says:

    Agradeço que retirem do concurso o blogue LER PARA SER (categoria Educação).

    • Você aqui não agradece nada: esclarece. Aqui ou em tribunal. Como prefere?

      • Vocês são cá umas Prima-Donas! Dizem mal de tudo e de todos neste site e depois quando alguém escreve alguma coisa num blogue contra vocês, ficam todos melindrados e ameaçam logo com tribunal e tudo! Cresçam e façam-se uns homenzinhos:

        • Recomendo-lhe que não se enerve ao ponto de acabar uma frase com dois pontos. Deixa muito em suspenso. Há acusações, e acusações. Até há vida profissional, e exercício de cidadania fora dela.
          É isso e acusar um concurso de irregularidades. Quando tiver idade para o entender talvez distinga o recreio de uma sala de aula.

          • Antonio Fonseca says:

            Irregularidade não é sinónimo de fraúde. Se tivesse ido mais às aulas de Língua Portuguesa em vez de ficar no recreio, saberia isso.
            O concurso teve irregularidades (ou seja, erros) e a prova disso é que suspenderam a votação. Vá, agora processe-me a mim também. Vocês são muito arrogantes e intolerantes com quem não partilha das vossas opiniões.
            Insinuar processos em tribunal revela pouco fair-play da vossa parte.
            Fiquem bem!

          • Compre um dicionário de português a sério. E não o use para praticar andebol, têm vários volumes e pesam um bocado.

  110. Permitam-me uma sugestão para o Concurso do próximo ano apesar estarmos em plena 1ª fase do concurso dos Blogues do ano 2012. Com a metodologia (votação exclusivamente do público em geral) em vigor é uma evidência que os blogues que ganharem não terão que ser necessariamente os melhores. De facto os blogues que por várias razões dispõem de uma “máquina tentacular” de recurso a um universo muito elevado de IPs – ganharão porque conseguirão angariar uma quantidade de votos muito superior a outros blogues – por melhor qualidade que estes apresentem – que não estão ligados a audiências específicas nem a mecanismos geradores de um conjunto enorme de IPs disponíveis. Assim os blogues do ano poderão não ser os melhores mas antes os que têm possibilidade de acesso a processos de angariação maciça de votos que não os provenientes de público sem voto vinculado à partida.
    Em consequência e no sentido de que os blogues do ano tenham, em todas as categorias, a melhor qualidade possível, propunha que após uma 1ª votação e apurados os 5 primeiros de cada modalidade – estes sejam submetidos antes, numa 2ª fase, à ponderação e votação sim… mas de um Júri com pessoas idóneas/credíveis e isentas que irão fazer a selecção de entre os 5 finalistas.
    As minhas palavras pretendem apenas ser um contributo para aperfeiçoar o Regulamento – para o próximo ano.
    Grato pela atenção
    Bom Concurso para todos
    Vasco Trancoso

    • jorge fliscorno says:

      Obrigado pelo feedback. Nem sabemos para o ano haverá concurso – quem sabe o que amanhã nos espera – mas se há coisa que costumamos fazer é discutir 🙂

  111. jorge fliscorno says:

    Os pedidos de correcções/alterações/etc. pendentes foram processados
    Dado que temos recebido um elevado número de mails e comentários pode-nos ter escapado alguma coisa. Se for esse o caso, pedimos que nos contacte por mail, por favor.

  112. Como é que um blogue que não existe tem votos e está em competição… na categoria erotismo
    http://portuguesecelebritygirls.blogspot.pt/

    Agradecia que verificasse a situação para que seja justo.

    Obrigado!

  113. Bernardo Parreira says:

    Bom dia

    Apenas uma questão, a 1ªfase sempre termina a 19-01 como informação original ou 25/26-01 como foi referido, senão me engano, na altura da suspensão da votação no ultimo fim de semana?

    Obrigado pelo esclarecimento

    • jorge fliscorno says:

      Termina de facto a 19. Tem que terminar a um fim de semana para que possamos preparar as coisas e mais uma semana seria demasiado.

  114. Sofia Zacarias says:

    O Quadripolaridades ganhou o ano passado, nao deveria ser excluido este ano? Por uma questao de concorrencia leal…

  115. Lurdes Fonseca says:

    Solicito, pela quarta vez, que retire do concurso o blogue LER PARA SER (categoria Educação). Informo que não estou a gritar o nome do blogue.Se já entrou na página do blogue , verificou que o título está escrito em maiúsculas.
    Parece-me que o senhor João José Cardoso não está a cumprir o regulamento do concurso. Transcrevo o ponto que rprevê a desistência do concurso: “(…) quem o desejar, bastando para isso contactar o Aventar, pode: sair deste concurso;” Repito, estou a contactar o Aventar pela quarta vez. para que retire o blogue do concurso.
    Neste contexto, as irregularidades continuam. Importa esclarecer que irregularidade é sinónimo de erro (cf., por ex., o dicionário priberam da língua portuguesa). “Erro crasso” foi a expressão utilizda pelos organizadores para a suspensão do concurso na passada sexta-feira. Portanto, quando coloquei um post no LER PARA SER, informando os leitores/visitantes do motivo da desistência do concurso “irregularidades no decorrer do período de avaliação” , o vocábulo “irregularidades” foi utilizada correctamente.

    • jorge fliscorno says:

      Cara Lurdes Fonseca, o seu blog foi retirado do concurso. Escapou-me o seu pedido, daí a demora.

      Quanto ao teor da sua mensagem, foi no mínimo deselegante. “Irregularidades no decorrer do período de avaliação” num contexto dum concurso, com destaque e tudo como tem no seu blog? Termos parado a votação para que todos ficassem em iguais circunstâncias é irregularidade? E então se tivéssemos mantido alguns blogs a concurso com links e outros sem links seria o quê? Bem pode vir com essa do dicionário mas todos sabemos que num concurso irregularidade significa falcatrua.

      E ter demorado a processar o seu pedido é uma irregularidade? Bem, espero que a senhora seja exemplarmente regular!

    • jorge fliscorno says:

      De resto, espero que perceba que quem organiza isto o faz nos seus tempos livres, já que o período laboral… é para trabalhar.

      Pediu-nos pela primeira vez para remover o seu blog em 14 Jan 2013 às 11:07. Sim, passou um dia e meio. Sim, não foi logo. Mas irregularidades?

      Vários têm sido os seus emails e comentários. Destaco este, o primeiro, onde começa por marcar o tom.

      Nome: Lurdes Fonseca
      Email: xxxxxxxxxx (não vou divulgar)
      Mensagem: Caros organizadores do concurso,
      Lamento que as votações tenham sido suspensas. Parece-me que a trapalhada só aconteceu por terem possibilitado inscrições com as votações a decorrer.
      No caso do blogue LER PARA SER , verificou-se, desde o início uma diminuição de votos, mais visível à medida que os leitores votavam. Desvalorizei por considerar que seria uma situação improvável.
      Tenho a percepção que LER PARA SER não seria blogue do ano, mas acredito que conseguiria ficar nos cinco primeiros. É lamentável. Parece-me uma brincadeira de garotos.
      Grata pela atenção.
      Lurdes Fonseca

      Time: Sexta-feira Janeiro 11, 2013 at 9:47 pm
      Endereço IP:xxx.xxx.xxx.xxx (não vou divulgar)

      Outros se seguiram e o facto é que nos está a fazer gastar tempo com uma inutilidade (esta troca de mensagens), o qual poderia ser gasto a evitar que outras situações tenham uma resposta mais demorada.

      • Mas é mais que óbvio tratar-se de mau perder, o que de resto é legítimo. Já caluniar, como desculpa esfarrapada, é outra coisa, muito feia.

        • Bonito, bonito é vocês divulgarem emails pessoais aqui nos comentários. É um belo exemplo de lealdade, equidade, sensatez e transparência. Parabéns!

          • Email pessoal? deve estar a ver mal, até porque o Aventar é um blog colectivo. E tem a lata de falar de lealdade, sensatez e transparência quando alguém para justificar uma saída porque os resultados lhe estavam a correr mal tem o desplante de caluniar todo um concurso?
            Calúnia que por antecipação se estende aos que o vencerem?

          • jorge fliscorno says:

            Para quem tinha escrito noutro comentário que não queria mais respostas, digamos que quando comenta o assunto de outra pessoa está a… ora bem, ser coerente?

            Este email nada tem mais de pessoal do que outros comentários que aqui foram publicados pela autora. E até é um exemplo de transparência: mostra bem a primeira de muitas mensagens em tom de acusação e que culminou no post que a sua defendida aqui transcreveu..

      • Lurdes Fonseca says:

        Se outros emails privados se seguiram, publique-os.

  116. Lurdes Fonseca says:

    Para que não fiquem dúvidas, transcrevo o post que coloquei, em 12-01-2013, no LER PARA SER:
    ” As autoras do blogue LER PARA SER decidiram retirá-lo do concurso, promovido pelo blogue Aventar, para que o seu trabalho não fique associado às irregularidades verificadas no decorrer do período de votação”.

    No comentário enviado anteriormente, onde se lê “avaliação” deve ler-se “votação”. Obviamente, foi um lapso.

    • Tem 24h para explicar, no blogue que não é seu e apenas administra, que não existiu uma irregularidade mas apenas e só uma falha técnica neste concurso, de resto ultrapassada e resolvida. Lá, no mesmo artigo, como adenda à calúnia que proferiu.
      Se não compreende a diferença, tivesse estudado.
      Findo esse prazo passaremos a tratar do assunto com quem de direito, na Escola Secundária José Saramago. Consigo, conversa acabada.
      Lamento ter colegas assim, mas infelizmente em todas as profissões há gente que confunde trabalho com birras pessoais. Mais que não seja por uma questão de profissionalismo não estou disposto a tolerar a sua infantilidade.

      • Lurdes Fonseca says:

        Mas afinal quem é o senhor para me dar ordens? Não o reconheço como meu superior hierárquico.
        Quanto a tratar o assunto na Escola Secundária José Saramago, já estou a tremer de medo.

      • Lurdes Fonseca says:

        Tem a certeza que que apenas administro o blogue? Não tem.
        Esclareço: uma data mais recente associada a um perfil não significa que o blogger seja apenas administrador.
        Decidi escrever este comentário para que aqueles que me apoiaram na construção do LER PARA SER não fiquem injustiçados.

  117. Lurdes Fonseca says:

    Senhor João José Cardoso,
    Obrigada, por ter retirado do concurso, categoria Educação, o blogue LER PARA SER.

  118. Bom dia!

    Por mera curiosidade: qual o interesse de estarem inscritos a concurso blogs privados que não possam ser acedidos pelo publico em geral.

    Um dos objectivos do concurso, e que é bastante de louvar, é a promoção e divulgação de Blogs. Qual o interesse de divulgar blogs cujos autores não queiram que os mesmos sejam acedidos em geral?

    Os organizadores do concurso não tem tempo nem disponibilidade, como já referiram, para verificarem e entrarem em cada um dos blogs inscritos e verem as condições dos mesmos. Supostamente quem melhor do que quem inscreveu os blogs para saber a que categoria(s) o mesmo pertence por exemplo. Quem inscreve o blog, deve ter igualmente noção se o blog é privado ou publico, presumo eu, pelo menos.

    Faço este comentário porque hoje ao ter-me despertado curiosidade o nome de um blog, cliquei no link para o mesmo, para saber um pouco mais do que tratava e eis a mensagem que obtive: “Este blogue está aberto apenas a leitores convidados”.

    Este comentário não é particularmente dirigido aos autores e organizadores deste concurso, mas sim ao bom senso de quem inscreve blogs a um concurso deste género.

    Muito obrigada, melhores cumprimentos

  119. Ana Rocha says:

    Boa tarde,
    verifiquem, por favor, se o contador(es) das votações estão a contar bem,
    A contagem para ” Pensar a Família” não avança e já houve mais de 4 votações, ontem e hoje, e estas respeitaram as 24 h. Falamos de IP diferentes (pelo menos 4 votos a + e não sai do 18) . Este blogue pertence à categoria Religião/espiritualidade.
    verifquem, por favor, o que se passa.
    Agradeço

    • jorge fliscorno says:

      Olá Ana. Tenho feito alguns testes nas circunstâncias que indica e não tenho detectado problemas. Vou ver especificamente o Pensar Família.

  120. Adoro tudo isso

  121. Senhores, antes do mais, quero agradecer a iniciativa do concurso. Depois quero expressar de alguma forma apreensiva e triste à troca de galhardetes que se vem assisitindo por causa do mesmo. Este tipo de situações não devem ser alimentadas nem pelos concorrentes, nem pelos organizadores dos concursos. Infelizmente houveram algumas falhas ou irregularidades, ambos os termos são válidos, a interpretação já é de cada um. Porém, a bem da verdade se diga, que o Blog Aventar, sem ter a solução ideal, corrigiu da melhor forma que achou o erro cometido. Nos concursos e na vida, ganha-se mas também se perde. E tal como na vida, se não estivermos preparados para perder, mais vale não ir a jogo. E tal como no jogo, na vida também se falha. Por isso, demos importância ao que realmente a tem, vivam a vida com alegria e energia positiva e viva o fairplay. Boa sorte a todos. E muito sucesso para o Aventar. Gostei muito de tomar conhecimento do mesmo.

  122. Hoje não consigo votar. Passa-se alguma anomalia?

    Obrigada,

  123. Viva ! Todos os dias vou votar no meu blog favorito. O telefone e o PC têm IPs diferentes, por isso, e muito legalmente, todos os dias deixo 2 votos. Desde ontem que não voto. Não pode haver problema, porque tem blogs na mesma categoria que dispararam inexplicavelmente overnight… Passa-se seguramente algo estranho.

  124. André Silva says:

    Olá.

    Também tive esse problema.Depois lembrei-me de apagar o histórico,cookies e cache dos browsers e resolveu.

    Cumprimentos

  125. Bom dia!
    Desde as 23h e 45 minutos de dia 15 até ao presente momento (11h 30 min de dia 17) que não consigo votar na categoria de Fotografia e Fotoblogs. Verifico o nº de votos antes e depois que fica igual e a mensagem final é sempre a mesma (“thank you we already counted your vote”). Já ao princípio aconteceu 1 vez mas consegui votar depois de passadas 25h. Mas ontem e hoje não consigo. Outras pessoas (outros IPs) referiram-me o mesmo problema tendo uma referido que o espaço onde diz vota não é sensível ao cursor. Agradeço antecipadamente a Vossa ajuda verificando o “relógio” dos votos naquela modalidade.
    Obrigado pela atenção
    Vasco Trancoso

  126. Elisa Fardilha says:

    Continuo a não conseguir votar nacategoria “Fotografia e Foto blog”. Espero que não se verifique , novamente as “habilidades” do ano passado.
    Verifiquem o que se passa, por favor.

    Obrigada.

    • Respondi acima. Sim, o ano passado houve quem fizesse batota, razão porque este ano excluímos quem vote fora do Aventar, o que nos dá algum controle e deixa todos em igualdade. Este ano um já foi excluído.

  127. Pedro Almeida says:

    Bom dia,
    Dia 19 ainda se pode votar?

  128. jorge fliscorno says:

    Pode.

  129. José Gonçalves says:

    Ontem solicitei que o blogue Máquina de Lavar (inscrito como Máquinade Lavar) fosse retirado do concurso. Hoje, verifico que ainda se encontra como candidato. Assim, republico o e-mail enviado:
    ” Solicita-se que o blogue Máquina de Lavar, que algum leitor simpático inscreveu e que, ao dar-me conta, eu próprio publicitei, bem como ao concurso, seja retirado do mesmo, uma vez que, não deixando de louvar a iniciativa, as vicissitudes associadas à mesma não merecem no presente ano consideração de fidedignidade. Tudo, porém, sem deixar de louvar a iniciativa e desejando boa sorte para o futuro e noutras iniciativas similares, resolvidas que estejam as aquelas. “

    • jorge fliscorno says:

      Caro José, foi distracção minha. Está retirado.

      • José Gonçalves says:

        Obrigado. Porém, acabo de verificar que, a esta hora, ainda continua na lista de votação.

        • jorge fliscorno says:

          Tem razão e é completamente inesperado. Voltei a actualizar a poll do Polldaddy e espero que dentro de momento o WordPress propague a alteração.

  130. Já se passaram mais de 24 h e novamente não consigo votar nestas duas categorias.
    “Fotografia e fotoblogs” e “Auto-conhecimento / Reflexão filosófica”.

    É o terceiro dia que isto acontece.

    Qual é o problema?

    • jorge fliscorno says:

      Cara Elisa, a votação está a funcionar. Experimente limpar a cache do seu computador (prima CTRL+SHIFT+DEL).

  131. maria says:

    sabem o que é que se passa com o “5dias” ? Pelo menos desde ontem aparece assim « Site Temporarily Unavailable

    We apologize for the inconvenience. Please contact the webmaster/ tech support immediately to have them rectify this.
    error id: “bad_httpd_conf”»

  132. Não acredito que se mantém em concurso e que se vá passar o mesmo à segunda fase um blogue encerrado “Portuguese celebrity girl” na categoria erotismo, é brincadeira com os restantes concorrentes.
    Foi apenas a minha modesta opinião… depois de já ter alertado para o facto. :((

  133. Hey, o concurso termina dia 19 a que horas?

  134. carlos vasconcelos says:

    Olá carissimo AVENTAR
    Tenho seguido a par e passo o vosso “Blogues do Ano 2012″… iniciativa que em meu entender será (ou seria?) digna dos maiores elogios, se não me restassem quaisquer dúvidas quanto à “segurança” das urnas… e sobretudo quanto à idoneidade e “fair play” dos bloguer’s e “votantes ou supostos votantes”!
    Desculpem o desabafo… mas considero haver algo de estranho no resultado das votações! Admito que possa estar errado… e ainda bem se assim for!!!

    • jorge fliscorno says:

      Bom mas assim vago é só fumo 🙂

      • carlos vasconcelos says:

        Meu caro jorge fliscorno
        Não sei se o seu comentário de 19/01/2013 às 00:17 h era ou não uma resposta-comentário ao meu “desabafo” (carlos vasconcelos) das 23:48 h do dia anterior. Se não foi… tudo bem!.. se foi tenho que lamentar a sua falta de compreensão quanto aquilo que tal “desabafo” encerrava. Não sou um perito em informática e muito menos um “hacker”… sou apenas um “anónimo” utilizador! Julgo porém que as dúvidas que manifestei não foram minimamente ofensivas para o blog “AVENTAR”… antes pelo contrário! Para além disso, se a frase que escreveu está relacionada com o meu comentário só tenho a dizer-lhe que me faz recordar a época do PREC e um determinado Almirante, época que considero nada meritória da nossa recente história de DEMOCRACIA… já agora tente descobrir ou adivinhar as minhas convicções sócio-políticas, sem com isso pretender estabelecer qualquer polémica sobre o assunto!
        Com os mais cordiais cumprimentos
        C.V.

        • jorge fliscorno says:

          Olá Carlos. Agora é que fiquei baralhado. Era uma resposta ao seu comentário, sim, mas apenas como sendo um incentivo a que concretizasse melhor (por mail, por exemplo). Se pensou que estava algo mais lá escrito, não é esse o caso.

          • carlos vasconcelos says:

            Caríssimo Jorge
            Procurei mas não encontrei processo de lhe enviar um email com mais “substância”. De qualquer maneira julgo estar esclarecido este quiproquó dos comentários-respostas!
            Um abraço e desejos de radiante e longo futuro para o “AVENTAR”
            C.V.

          • jorge fliscorno says:

            Obrigado. De qualquer das formas, se nos precisar de contactar, temos uma página para esse efeito (link no topo): https://aventar.eu/contacto

  135. caros administradores do concurso,
    Já não é a primeira vez que escrevo neste espaço a reportar que já várias pessoas me escreveram a dizer que não conseguem votar no meu blogue. Eu própria não consigo votar desde ontem… visto que hoje é o último dia antes da segunda fase, acho inaceitável que esta situação esteja a acontecer. Insisto que verifiquem esta situação e contabilizem todos os votos que não entraram ontem e hoje.
    Espero ansiosamente por uma resposta a este problema.
    Mariarabodesaia

  136. Yo! Quando é que saem os resultados? Ainda hoje, ou só durante o dia de amanhã?

  137. jorge fliscorno says:

    Votações da primeira fase encerradas

    Importante:

    Aos totais mostrados nas páginas das votações serão agora somados os votos obtidos antes da suspensão do concurso.

    Chamamos a atenção para este aspecto, como forma de evitar surpresas desagradáveis.

    A contabilização dos votos vai demorar um pouco. Não conseguimos garantir que saem hoje.

    • Isso quer dizer que existem blogs que estiveram mais dias a votação que outros?
      Sendo assim porque reabriram inscrições?
      Nao me parece justo para quem entrou nas segundas inscrições.
      Nao concordam comigo?

      • jorge fliscorno says:

        (Suspiro)

        Este assunto estava descrito no texto deste post. Se é justo ou não, permita-me colocar a questão noutros termos. Se não tivéssemos aceite inscrições fora do prazo, uns 300 blogs teriam ficado de fora. Teria isso sido mais justo? Não sei mas ter-nos-ia poupado muito trabalho e esses blogs teriam perdido a oportunidade de divulgação que o concurso proporciona. De qualquer das formas, o regulamento do concurso é bem claro quanto a este aspecto: aceitamos inscrições fora do prazo mas, naturalmente, os que chegam atrasados terão menos tempo para apelar ao voto. Finalmente, ainda quanto à questão da justeza, seria justo descartar os votos dos que se inscreveram dentro do prazo?

        [editado] com a actualização da página para mostrar os resultados, o texto referido deixou de estar nesta página mas pode ser encontrado em https://aventar.eu/2013/01/11/blogs-do-ano-2012-votacao-suspensa

        • Bom trabalho 🙂 E parabéns pela iniciativa.

        • Isto do justo /injusto para os blogs que se inscreveram na 2ª fase é uma falsa questão. O meu blog – Infomotors – que está inscrito na categora de Transportes vai muito provavelmente ser o mais votado no conjunto das duas fases e só entrou na ‘corrida’ na 2ª parte. Aliás queria desde já aproveitar este espaço para dar os parabéns ao Aventar pela iniciativa de promover este concurso
          Bom trabalho ‘colegas’ blogueiros 🙂

  138. jorge fliscorno says:

    Resultados da 1ª fase publicados.

  139. Onde estão publicados os resultados dos 5 blogs candidatos à final?
    Ainda vão publicar a lista por categorias?

    Obrigada.

  140. Boa tarde, a votação para os blogues que vão à segunda fase do concurso começam do zero? Ou começam a ser contabilizados com os votos que têm até agora?
    obrigada

  141. Na votação da 2ª fase as categorias estão mal ordenadas alfabeticamente a partir do ‘L’. Torna mais dificil a pesquisa

  142. Boas noites.
    Não venho aqui falar mal das votações e daquela pequena suspensão (porque acidentes acontecem e quando se quer agradar a todos não é fácil). O meu blog não passou, mas nada se perdeu e a vida continua. No proximo ano se a chance surgir estaremos cá de novo. Se era preferivel ter um juri do que esta forma de voto? Sim, mas aqui só entrou quem quis, ninguém foi obrigado a participar.
    Agradeço o espaço que o “Crónicas em Branco” teve e o 8º lugar não deixa de ser honroso.
    Boa sorte para quem ainda ficou na “corrida” e cumprimentos às pessoas do Aventar.

    • jorge fliscorno says:

      Obrigado pelo fair play.
      Modelos perfeitos não existem mas estamos sempre abertos à discussão.

  143. Margarida Alegria says:

    Bem— o “Alegrias e alergias só foi apurado para uma das categorias… é a vida! Chuif…Foi um drama:
    http://margarida-alegria.blogspot.pt/2013/01/a-minha-estrondosa-derrota-e-o.html
    Vamos lá a votar. Obrigada por tudo e boa noite! 🙂

  144. jorge fliscorno says:

    Houve um pedido de saída na categoria “Natureza/ Animais / Ambiente” pelo que fica a concurso o que estava em 6º.

  145. Não sei se isto já foi comentado aqui, mas reparei que na segunda fase há um blog a ser votado em duas categorias diferentes. Isto é permitido?

    • jorge fliscorno says:

      É normal. Na primeira fase cada blog podia concorrer a uma ou duas categorias. Logo, esta situação decorre disso.

  146. Boa tarde

    Reparei que na categoria poupança os votos, apesar da indicação de contabilizadas, não aumentam de numero. Pode indicar-me porque?

    Obrigada,

    Mafalda Nunes

  147. Gostava de saber como é que o blog “Singularidades de Uma Ruiva” pode concorrer na categoria Erotismo se o blog é sobre as parvoíces de uma miúda que nem sabemos se é maior de idade mas pelo que publica dá a sensação que não.

    • Ora aí está uma boa pergunta, eu como concorrente directo não queria parecer despeitada, ou má perdedora, mas confesso que o dito blogue de erótico não tem muito. Mas deixo as considerações para quem organiza o concurso. E mais como é que de um universo tão rico de blogues esse blogue que está na linha da frente pode reperesentar alguma coisa deste género de blogues. Eu pedia que no próximo ano, já que este ano as coisas parecem não ter corrido muito bem com suspensões pelo meio, para terem um cuidado extra de verificar conteúdos enquadrados nas categorias… nem que isso atrase o inicio do concurso.

      • jorge fliscorno says:

        Os organizadores não se propuseram rever os conteúdos nem isso lhes seria possível fazer, dado os 800 e tal blogs a concurso. Revimos, no entanto, todas as situações individuais que nos chegaram na primeira fase. Não me recordo de alguma observação quanto ao caso em apreço pelo que me parece uma nota extemporânea. Aliás, no Aventar funcionamos muita vez na base do trabalho colaborativo pelo que se os interessados sentiram a necessidade de rever, bastava contactar-nos.

        Sobre o correr bem, correr mal, não lhe dou razão. Houve um problema e foi resolvido sem que ninguém tenha sido afectado significativamente. Parámos o concurso dois dias e tudo voltou à normalidade pelo que invocar um argumento como “não correu bem” parece-me bastante desajustado.

    • jorge fliscorno says:

      Cada qual lá saberá o que é que lhe dá a volta aos desejos e se a autora inscreveu o Blog nesta categoria lá terá as suas razões.

      • lol
        Eu estava para me manter como espectador, visto que é uma categoria à qual não concorro (Erotismo), mas acho que a Luna e os outros têm razão! Visitei os blogues desta categoria e efectivamente “Singularidades de Uma Ruiva” não tem nada a ver com erotismo… aliás, deveria concorrer em “Generalista” ou “Outros”, ou quando muito “Diários Íntimos”. Nem sequer tem o anúncio de ser para adultos!
        🙂
        Mas preparem-se…. para o ano vou concorrer nesta categoria (Erotismo) com um blogue de Banda Desenhada Erótica!
        BWAHAHAHAHAH
        😀

  148. Para mim um sinal claro de chico espertismo, deve ter achado que não ía ter nenhum outro blog a beliscá-la nesta categoria.
    O que é uma pena, pois na eventualidade de ganhar, a categoria fica mesmo muito bem representada.
    Parabéns aos organizadores.

    • Verificar as categorias a 800 blogs teria sido da nossa parte, já que estamos no mundo do erótico, um sinal de masoquismo suicidiário. No início ainda tentámos, mas tornou-se impraticável.
      A este nível só existe um recurso viável: confiar na vigilância dos restantes concorrentes, e a tempo ninguém se queixou. É um facto que podíamos ter feito isso ontem, agora com cerca de 200 blogs já se conseguia, mas retirar um blog apurado de concurso implicava ter as categorias muito bem definidas e regulamentadas, o que daria azo a outras reclamações.
      Pode ser que exista uma solução para este problema? pois pode, aceitam-se sugestões.

      • Correu mal pode ser sido aplicado de forma um pouco forte, dado que fazem isto nos vossos tempos livres, mas de qualquer forma teve um precalço a parar o concurso, mas resolvido de forma eficiente. Não quis criticar, nem ofender ninguém aqui, foi só uma opinião. Quando o faço é sempre no sentido de ajudar para o futuro. Considero que a iniciativa é interessante.
        Afinal também acha que podiam ter dado uma vista de olhos nos blogues, já que cada categoria iria ter só 5, levantei uma situação do blogue que estava anulado, levar mais outro, ia parecer que eu estava a eliminar concorrentes, sendo umas que estava no cimo, esperei que alguém o fizesse, mas aconteceu apenas nesta 2ª fase. Agora solução, não sei. Pelo menos agora, vai um outro blogue na frente.
        Uma outra sugestão para o novo ano que penso que pode melhorar, é dentro desta categoria erótico, tem blogues que apenas são de fotografia, e outros com conteúdo, era bem uma divisão dos mesmo, acho que uns não têm a ver com os outros.

        • jorge fliscorno says:

          Não me senti ofendido, Luna, mas quis mostrar a perspectiva do outro lado. E a falar, ou escrever, neste caso, é que nos entendemos. Do ano passado para este houve aspectos que melhoraram e para o ano outros melhorarão.

      • Obrigado pela sua resposta assertiva, João.
        A minha sugestão é retirar o blog da categoria por não cumprir
        minimamente os requisitos, que acho que não seja preciso estarem bem definidos e regulamentados, basta dar uma vista de olhos ao blog.

        • Não deixa de ser uma hipótese a considerar.
          De qualquer forma já investiguei, e não parece ter sido a autora a inscrever o seu blog nesta categoria.
          Mas se uma coisa aprendi nestes concursos foi a pensarmos muito bem antes de decidirmos o que não seja óbvio. Uma das boas razões para se prolongar pelo que muitos acham ser excesso de tempo de votação…

  149. Boa tarde. Recebi mensagens de pessoas diferentes a dizerem que a partir da categoria Educação não conseguem votar. Sabem o que poderá ser? Obrigada.

  150. Interessante. Não sabia! Não, um dos casos pelos menos foi em casa. Não conseguiu de maneira nenhuma no computador mas felizmente conseguiu no Ipad.

  151. Olá boas tardes

    Concorro em duas rubricas: Autoconhecimento e Fotografia.
    Registo menos 30 votos em Fotografia… o que até pode reflectir a opção dos votantes.
    Só que tenho recebido mails de gente amiga dizendo que não conseguem votar no Pé de Meia em Fotografia.
    Podem ver o que se poderá passar?
    obrigado e um grande abraço.

    • O sistema de votação é o mesmo, em teoria isso não pode acontecer. Mas, vá lá, admitamos que o que fica na cache por votar numa categoria afecte outra (o que é estúpido e teoricamente impossível). Única sugestão, e de resto única coisa que vejo praticável: limpar a cache no navegador…

      • Pedro says:

        Tenho de concordar com o mfc, está mesmo a acontecer. Só consegui votar numa categoria. Queria votar noutras, mas não consegui. Na primeira votação pediu verificação de palavras, escrevi e correu tudo bem. Nas outras aparecia a mensagem “This poll requires a captcha to register a vote”, contudo não apareciam palavras nenhumas para a dita verificação. Não consegui votar em nada, excepto a primeira.
        Obrigada e um abraço.

        • jorge fliscorno says:

          É um bug do Polldaddy que também identificámos. Para o contornar, quando se quer votar em várias categorias, é preciso começar do fim da página para o topo da página (ou seja, no sentido oposto do que normalmente faríamos).

          • Boa tarde,
            Não conseguem corrigir este problema? Estou a ter muitas pessoas a relatar este problema. Obrigado

          • jorge fliscorno says:

            Durante o dia trabalhamos. À noite verei o que se passa.

          • Obrigado Jorge. É que tem sido uma questão levantada pelos votantes. E, de certa forma, pode prejudicar a eleição. Há quem não entenda como se vota desta forma e desista. Cumprimentos.

          • jorge fliscorno says:

            Rodrigo Ferrão, o que precisa de recomendar a quem tiver problemas é: a) para votar em várias categorias, ir de baixo para cima na página e b) pode-se sempre CTRL+F5 para refrescar a página se outros problemas existirem (o captcha não aparecer bem, por exemplo).

      • Margarida says:

        Também se passou comigo. Consegui votar numa categoria e noutra não. Espero que consigam resolver, porque assim alguns blogs ficam prejudicados.

  152. Olá! Antes de mais, querofelicitar a organização pelo concurso, que promove os blogues do país e anima a “blogosfera” durante uns dias!

    Prefiro fazer este comentário agora, enquanto os resultados ainda podem mudar substancialmente do que depois, para não pensaram que se tratou de mau perder…:

    Julgo que depois de uma primeira fase de votações, em que a angariação de votos depende em muito da lista de contactos que se tem, do tempo que se tem para pedir votos e do número de leitores do blogue, a segunda fase, com os 5 finalistas, deveria ter moldes diferentes.

    As duas fases serem de votação não faz muito sentido, a meu ver, pois se se trata de obter mais votos, então na primeira fase poderia ficar logo decidido um vencedor.

    Sugiro que os organizadores se entretenham a pensar em jurados convidados para escolher um vencedor de entre os 5 blogues mais votados (porque não antigos vencedores de outras edições, bloggers “conhecidos”, etc.?)

    Não levem a mal a sugestão.

    Obrigada pelo concurso e pela atenção.

    Raquel
    les bons vivants

    • Por mim, prefiro o voto aos júris. Com todos os defeitos que o sistema tem, e chatices que dá, neste pequeno mundo as teias que existem entre os diversos autores complicam muito a formação de um júri. Mas é a apenas a minha opinião, e todas as sugestões são bem vindas.
      Que qualquer coisa aqui precisa de ser melhorada, também acho.

      • calita says:

        Absolutamente de acordo… quem deve julgar são os que navegam pelos vários blogues existentes na Net, independentemente de juízos eventualmente alheios à questão!

      • Boa tarde João,

        compreendo perfeitamente a sua posição, ainda assim, penso que se deveria correr o risco. Se as sugestões são bem-vindas, continuo com a minha… Quantos concursos neste país e mundo não são com um júri? Desde prémios de literatura, fotografia, design… Há que partir do pressuposto que os jurados são honestos e imparciais.
        Além de que, estando as regras explícitas acerca da deliberação, concorre quem quer sujeitar-se a essa avaliação, não pondendo reclamar posteriormente.

        Ainda para mais estamos a falar de um prémio simbólico, não há quantias monetárias em causa, nem nada de extraordinário, a não ser reconhecimento (que é muito bom e basta).

        Escreveu a calita, em resposta ao meu comentário, que quem deve votar são os que navagam pelos blogues… Mas todos sabemos que não é isso que acontece e que aos que navegam pelos blogues se juntam os amigos e familiares. Falo por experiência própria, basta ter uma rede de contactos simpática, perder um bocadinho de tempo a apelar ao voto e está feito. Nenhuma das pessoas a quem pedi para votar nos les bons vivants foi ver os outros blogues para ter a certeza que votava justamente.

        Portanto, a segunda fase do concurso parece-me desadequada, pois ganha quem tem mais amigos, contactos, a quem pedir votos. E são válidos, claro, não é isso que está em causa, mas não se perde pelo caminho a essência do concurso?

        Obrigada!

        Raquel

    • calita says:

      Olá Raquel!
      Julgo não ser tão linear como sugere, porque sendo permitido o voto, uma vez por dia, em qualquer das categorias, o votante pode, ao longo dos dias em que a votação está aberta, “depositar” o seu voto em blogs diferentes. E já agora julga que os blogues e bloguer’s mais votados não são os que têm maior número de seguidores… salvo raras excepções que admito?!

  153. Acho que o meu mail não entrou…
    Dizia no outro mail que concorro em duas rubricas: Autoconhecimento e Fotografia.
    Há uma diferença agora de 40 votos (antes era de 30) favorável a Autoconhecimento… e dizia eu que podia e deveria ser reflexo da opção dos votantes.
    Porém já recebi mails de diferentes casas e amigos a dizerem que era difícil votar em Fotografia no Pé de Meia.
    Podem averiguar o que se passa?
    Obrigado e parabéns, mais uma vez, pela iniciativa.

  154. Rosa Vieira says:

    Boa noite:
    Ando a seguir a votação dos blogs de 2012 e verifiquei que na categoria de cinema há um que em pouco tempo passou de ultimo para 1º

    Close Up! (em blogspot.pt) 32.97% (152 votes)

    Cinemaville 32.97% (152 votes)

    Antestreia 14.97% (69 votes)

    c7ne 13.45% (62 votes)

    Close-Up (em com.pt) 5.64% (26 votes)

    Total Votes: 461

    O blog em questão é Cinemaville, apenas peço que verifiquem se as votações estão a ser feitas de forma legal, porque é muito estranho. Obrigada pela atenção.

    Melhores cumprimentos:

    Rosa Vieira

    • calita says:

      Como me ensinaram desde “miúdo” o que importa é competir… independentemente dos resultados… que como no FUTEBOL… e outros desportos PROFISSIONAIS… podem ou não ser adulterados! Porém se formos honestos, o resultado pouco ou nada interessa!… Ficarmos bem com a nossa consciência e o nosso espírito de competir é o mais importante

    • Jorge Vicente says:

      Boa noite,

      De facto também tenho acompanhado esta votação em várias categorias e não posso deixar de me espantar com o volume de votos que alguns blogues conseguiram em menos de 24h. Se parece estranho 100 ou 200 votos, que dizer de vários casos que já ultrapassam os 400, como podem ver:

      Actualidade política – blog colectivo
      Arrastão 42.08% (473 votes)

      Blogger do Ano
      Factos de Treino – Factos de Treino 28.13% (411 votes)

      Culinária / Gastronomia
      Cinco Quartos de Laranja 36.1% (452 votes)
      Alquimia dos Tachos 35.3% (442 votes)

      Desporto
      Gordo, Vai a Baliza 39.16% (421 votes)

      Atenção: nada tenho contra os blogues referidos, alguns são bem interessantes, mas ou entrámos em campanha eleitoral antes do tempo ou algo se passa…

      • calita says:

        Boa “madrugada” caro Jorge
        Julgo não haver nada de espantar. Como será possível saber a percentagem de votos transferidos da primeira fase para os 5 que passaram à segunda fase?… e como saber quantos votantes “ad novum” votaram nesses blogues… até porque eu sou um deles?! Por fim e enfim todas as dúvidas são possíveis…

        • O wordpress regista as entradas no Aventar vindas de outros blogs. E nós guardamos esses dados. Ao fim de uns dias, havendo fraude persistente, tornam-se conclusivos…

          • Jorge Vicente says:

            Quer dizer que vocês só admitem como “legais” os votos provenientes de cliques nos blogues em concurso? Então e os apelos ao voto no facebook ou por e-mail? E os votos espontâneos de pessoas que, ainda que mais interessadas numa categoria, acabam por também votar noutras?

          • Não disse isso. Mas há um padrão, afinal tudo aqui tem origem num blog, e não numa página do facebook

  155. Eu sou uma das que tenho imensa dificuldade em votar no Blog Pé de Meia ,na categoria FOTOGRAFIA.
    Reclamei várias vezes, durante a anterior votação, limpei a cache e apenas funcionou nos outros blogs em que votava.
    Tem que haver algum problema.

    Espero que não haja sabotagem, pois a vossa iniciativa é de louvar.

    P:S. Eu não concorro, apenas voto.

    Obrigada.

  156. Estou a seguir os comentários e a dúvida não é apenas minha.

    Aqui há gato! Lamento! Lamento, mesmo!

  157. Marcel Santos says:

    Deixo mais uma achega… Há blogues que já tem mais votos num só dia, do que tiveram em toda a semana de 6 dias na 1ª fase…

    • Eu deixo um número, aliás dois:
      visitas ao Aventar dia 14: 18 990
      Ontem: 19 110.
      Sim, menos blogs na 2ª fase têm mais votos. Agora que haja que ande a desligar o router lá em casa e o volte a ligar, pois acredito que exista. Por isso mesmo se vota todos os dias e durante estes dias todos: é a única forma de diluir os aldrabões que aparecem sempre nestas alturas.

    • calita says:

      Caro João
      Admito e julgo ter todo o direito às suas dúvidas… veja o meu comentário anterior e talvez algumas dúvidas se dissipem.

  158. calita says:

    Perante tantas reclamações, dúvidas e insinuações quanto à transparência dos resultados e das votações nos “BLOGUES DO ANO 2012”, só me resta fazer duas “inocentes” perguntas:
    1º Porque põem ou deixam pôr os vossos blogues a concurso?!
    2º Porque julgam ser sempre os “únicos” prejudicados?!
    Admito que possam ter dúvidas quanto ao número de votos adquiridos em muito pouco tempo por alguns blogues… mas partindo das premissas enunciadas só resta uma solução… NÃO CONCORRER!!!

  159. A questão não está em concorrer, mas sim na falta de transparência da votação!

    Aprecio o concurso e felicito a iniciativa.

    Não concorro, mas vou apreciando o crescimento de alguns blogs (que nem conheço). Devem ser REGADOS!!!

  160. Laura Figueiredo says:

    Concordo com o calita, deixem-se de choradinhos! Trabalhem mais nos conteúdos dos blogues que os votos aparecerão. Ou então, se não gostam do concurso, das regras e das suas falhas, não participem.

    • calita says:

      Olá Laura!
      Obrigado pela sua concordância… e estou plenamente de acordo consigo quanto à necessidade de melhorar substancialmente o conteúdo de alguns… ou mesmo muitos blogues! Se assim for certamente acabarão por ter o reconhecimento devido… ou será pura utopia!

  161. jorge fliscorno says:

    Como referiu o João José Cardoso mais acima, no primeiro dia de votação houve quase 20 mil visitantes únicos. Isto é, segundo a monitorização do WordPress 20 mil IP únicos chegaram ontem ao Aventar. No extremo, poderia haver uma votação com 20 mil votos.

    O Polldady, que é o fornecedor dos formulários de votações, tem os seus mecanismos de protecção anti-hacking. Recomendo uma visita ao respectivo site em http://support.polldaddy.com/poll-vote-blocking-options/ A opção que escolhemos foi “Block repeat votes by cookie and IP”, com “Expires” igual a 24h. Podíamos ter bloqueado uma semana mas nesse caso estaríamos a prejudicar organizações que partilhassem apenas um IP (escolas, por exemplo) onde apenas uma pessoa poderia votar. Poderíamos ter colocado esse “expires” em 24h e não ter dito nada mas aí estaríamos a dar vantagem a quem se apercebesse que poderia repetir o voto ao fim de algum tempo. Assim, abrimos o jogo e todos têm a mesma informação.

    Se procurarem no google algo como hacking polldaddy polls verão que encontram muitas páginas. Leiam, mas leiam com atenção, comentários incluídos. É que da descrição de “técnicas” até de facto funcionarem vai um passozinho. Limpar a cache (mesmo nos modos anónimos do browser) não permite repetir a votação por causa do bloqueio por IP. Para se ter um novo IP e se repetir a votação há que se predispor a alguma canseira. Parabéns aos que tiverem essa paciência.

    Finalmente, o wordpress diz-nos de que URL vêm os visitantes e isso dá-nos uma ideia bastante clara do que se passa quanto à popularidade dos blogs vs. votos que eles têm.

    Espero com esta explicação mais técnica ter ajudado a perceberem o contexto.

    [editado]

  162. Parabéns pela iniciativa. Isto dá trabalho…

  163. proffluis says:

    E em educação?? só 4? Desaparecidos em combate?
    😦

    • jorge fliscorno says:

      Houve uma desistência. Logo depois do concurso arrancar também houve outra e o 6º foi incluído. Mas foi algo que aconteceu logo depois do arranque. Neste momento não continuaremos com essa abordagem (pelo trabalho implicado).

    • Um desistiu. É um direito que lhe assiste.

  164. Jorge says:

    Eu acho que os blogs mais ou menos inactivos não deviam poder entrar. Claro que seria necessário definir esta situação no regulamento. Talvez para o ano possam fazê-lo.
    Abraços

  165. Bom dia, tenho 3 pessoas em IPs diferentes ( duas de lisboa e uma sines) que se queixam que mesmo passado 24 horas votam e os votos não se alteram. Podem verificar o que se passa?
    Come Chocolates categoria Livros, Literatura e Poesia.
    Obrigada

    • Já me aconteceu. Solução: limpar a cache, conforme o browser que se use, todos têm essa possibilidade.

    • jorge fliscorno says:

      Noutra ocasião testei esse aspecto das 24h e comprovei que funciona. Ao princípio pensei que não funcionasse mas afinal não tinha registado correctamente a hora a que tinha votado na primeira vez. Isto é uma funcionalidade disponibilizada pelo Polldaddy e confio que eles a terão devidamente testado.

  166. Jorge Vicente says:

    Depois de ler com atenção os diversos comentários concluo várias coisas:

    1. Se todos quiserem podem de facto “martelar” votos, o que significa que a verdade do concurso está condenada à partida. Vejo inclusivamente alguns blogues ampliar vantagem e depois “acalmar”, mantendo-a até que outro se aproxime. O vencedor de cada categoria provavelmente fará uso desta artimanha. Ridículo.

    2. Por outro lado, é normal que nesta 2ª fase os votos, concentrados apenas em 5 blogues por categorias, sejam mais expressivos do que na 1ª fase, sendo por isso normal que num só dia muitos blogues tenham mais que em toda a primeira fase. Raros são os que não têm.

    3. Ainda bem que não há prémios propriamente ditos, porque então seria o descalabro. Sem dúvida que o concurso só se continua a realizar por duas razões: promove os blogues inscritos e trás um tráfego avassalador ao próprio aventar, que se torna o principal beneficiário, embora justamente, uma vez que tem a chatice de organizar e manter isto.

    4. Vir aqui apontar nomes e categorias (mea culpa) não faz sentido algum (ver ponto 1). Sabendo das regras e das suas nuances participa quem quer. Quem acha injusto deve apenas boicotar o concurso e retirar-se.

    • 1. Não é bem assim: a possibilidade de repetir votos em menos de 24 h implica mudar de IP (ou seja, ligar e desligar a net). É trabalhoso, e mesmo assim podemos, com sorte, detectá-lo. Não há sistemas de votação perfeitos no mercado. Existe a possibilidade de complicar ainda mais a vida a quem tente fazê-lo, mas tem um custo de 200 dólares. Não digo que não seja uma hipótese a pensar.
      3.Haver há, a participação num livro. Não vejo onde está o descalabro. A probabilidade de em mais que 1 ou 2 categorias alguém ganhar fraudulentamente é curta. E em princípio no livro não participarão só os 1ºs classificados.
      Quanto ao “tráfego avassalador”, pode ter a certeza de que se o nosso ganho fosse esse não teríamos este trabalho (que de resto tem como custo enquanto o temos não escrevermos, e é isso que gostamos de fazer num blog). tal como a blogopedia não nos dá visitas, nem o blogometro, e não foi por isso que criámos uma e recuperámos outra. É que nenhum blog tem tráfego se não tiver qualidade (embora a inversa possa pontualmente ser verdadeira).

    • jorge fliscorno says:

      Este artigo sobre votações na net é útil nesta discussão: https://aventar.eu/2012/01/16/notas-acerca-de-votacoes-pela-internet

  167. Bufarinheiro says:

    “Votações 2ª fase: 21-01-2013 a 26-01-2013 (até às 23:59:99)”
    23:59:99?
    Como é que vocês contam o tempo?

  168. Paula Lemos says:

    Não pude deixar de reparar que alguns “blogues” a concurso não são propriamente blogues mas páginas, sites. (ex Profissão Mãe) Uma vez que existem diferenças fundamentais no que respeita ao formato (os verdadeiros blogues encontram-se evidentemente muito mais limitados), quantidade de informação etc, parece-me uma disputa injusta e enviesada à partida. Solicitava esclarecimento se possível.

  169. maria alves says:

    Curiosamente descobri hoje o mesmo que a Paula Lemos aqui do comentário anterior, escreveu. Eu já conhecia o site Profissão Mãe e sempre o vi como uma página na net e não como um blogue com todas as caracteristicas que definem um blogue. Em termos do regulamento isso é possivel? Podem esclarecer? Não me parece muito justo… Obrigada pela atenção.

  170. Paula Lemos says:

    É verdade Maria Alves. Para além de tudo tive a curiosidade de ver há instantes um pouco do blogue e mesmo no que se refere aos conteúdos (o blogue deve, conceptualmente, funcionar como um diário pessoal) este site http://www.profissaomae.com está longe de ser um blogue. Aqui ou em qualquer parte do mundo.

    • Desconfio que não espreitaram a etiqueta Desabafos (sim, o blog está organizado por etiquetas e páginas)

      http://www.profissaomae.com/search/label/Desabafos

    • calita says:

      Aqui vai mais um “DESABAFO”… que julgo estarmos todos a necessitar nesta época de CRISE!
      Critiquem, critiquem e critiquem… mas construtivamente e em linguagem que toda a gente entenda! É que nem todos são “peritos” em informática e linguagem de redes sociais (software, hardware, facebook, twitter… and so one!).
      Uma vez mais… tenham calma… o MUNDO NÃO ACABA em 2013!

  171. Paula Lemos says:

    Vai-me desculpar mas não é o facto da revista Visão trazer 4 receitas de comida por semana que faz dela uma revista culinária. Ou seja não é o facto do site ter UMA etiqueta com desabafos da autora que faz dele um blogue. Esperava, pelo menos no tipo de argumentação um pouco mais de rigor técnico.

  172. maria alves says:

    e eu desconfio que o sr joão cardoso não conhece essa pagina da net antes de estar a decorrer o concurso. se conhecesse sabia que aquilo tem todas as carateristicas de um site, inclusivé é assim que ele se autodenomina “um site de adolescentes/crianças”, mas tudo bem. a mim não me convece e não acho justo, mas não sou eu que estou a votos, mas não deixa de me preocupar. sou apenas uma gota no oceano. mas o oceano só é imenso porque tem as gotas todas juntas. e os blogues podem ser fantásticos e os seus autores terem o poder de escrita mais à frente, mas em matéria de concurso, só ganham se houver gotas que como eu venham cá dar-se ao trabalho/gosto de vir votar neles!
    a “profissão de mãe” tem o seu mérito e não lho retiro, mas acho que um pouco de coerência não faz mal a ninguém e eu era e sou leitora pontual desse SITE. tenho pena de ver pessoas a quem eu reconhecia valor, nestas circunstâncias. é o que temos em todas as áreas neste país, infelizmente. obrigada.

  173. jorge fliscorno says:

    O Profissão Mãe não é blog porquê? Porque a organização visual não é a de posts corridos? Bem o meu antigo blog também tinha organização temática e não deixou de ser um blog por isso. http://fliscorno.blogspot.pt/

    Quanto ao profissão mãe, olho para o RSS do blog e vejo conteúdos típicos de um blog: http://feeds.feedburner.com/BlogProfissoMe

    Gostar/não gostar/publicidade e etc são outros assuntos.

  174. calita says:

    Caros amigos do Aventar
    As críticas… umas construtivas outras reflexo de mau perder…, têm sido tantas que me fazem voltar a comentar e a “desabafar”!
    1º O Aventar é, pura e simplesmente, um blogue que promove uma votação entre os cibernautas sobre blogues existentes neste grande universo que é a BLOGOSFERA… que não implica obrigação de se submeterem a escurtínio os blogues de quem quer que seja nem obrigação dos cibernautas votarem.
    2º Como em qualquer outra iniciativa ou se quizermos chamar-lhe “concurso” haverá sempre motivos de discórdia e suspeitas de fraude ou favorecimento… a realidade é esta!
    3º Estranho que se estejam a levantar tantas dúvidas quanto aos resultados obtidos entre a 1ª e a 2ª votação que ainda está a decorrer. Alguém poderá saber para qual dos 5 primeiros classificados se vão deszlocar os votos dos que não foram admitidos à segunda fase?! Posso dar como exemplo: na categoria música (que na minha opinião deveria ser desdobrada em música dita “clássica” e “outra ou outras”) , é evidente que o único blogue sobre música clássica entre 25 de outros tipos de música a concurso fica desde logo condenado a que na 2ª fase não beneficie de grande transferência de votos… e isto é válido para todas as outras categorias.
    4º… e último. Tenham calma o MUNDO NÃO ACABA no dia 26 de Janeiro de 2013!… assim espero!!!

  175. Paula Lemos says:

    Já percebemos pelo tom logo do primeiro comentário que tocámos em ponto fraco. Em blogue protegido eventualmente. Adiante. A verdade é que aquela página não se configura como um blogue de ponto de vista nenhum. Não tem a ver evidentemente com publicidade paga, não nos atirem areia para os olhos. Tem a ver com o tipo de conteúdo, com o formato, com o servidor, etc. Vocês até podem por a concurso a TVI on line se quiserem. Mas que aquilo NÃO é um blogue, NÃO e Todos já percebemos isso. Inclusivé a própria autora do site e vocês, organização do concurso. Evidentemente.

    • jorge fliscorno says:

      « Em blogue protegido eventualmente.»

      Esta suspeita gratuita fica-lhe mal. Para que fique claro, ninguém do Aventar tem relação alguma com a autora. Lamento que vá por esse caminho.

      «A verdade é que aquela página não se configura como um blogue de ponto de vista nenhum. Não tem a ver evidentemente com publicidade paga, não nos atirem areia para os olhos. »

      É a sua opinião e, tenha paciência, há outras.

      «Tem a ver com o tipo de conteúdo, com o formato, com o servidor, »

      Tipo de conteúdo? Olho para aqui http://feeds.feedburner.com/BlogProfissoMe e vejo coisas semelhantes em muitos outros blogs. O formato é diferente, sim. O servidor? O facto de ser .com tem algo a ver com isso? Por acaso o servidor até o blogger (veja-se no fim da página). O aventar.eu não é um blog?

      «Mas que aquilo NÃO é um blogue, NÃO e Todos já percebemos isso. Inclusivé a própria autora do site e vocês, organização do concurso. Evidentemente.»

      Não é o que li:
      http://www.profissaomae.com/2013/01/profissao-mae-14-votar-votar-votarpara.html
      «No blog encontram dicas, conselhos, sugestões sobre decoração, vestuário, bebés, crianças, aniversários, coisas que gosto-cinema, livros, culinária, trabalhos manuais, etc. E também passatempos fantásticos. (que só ainda n o foram na sua essência por falta de tempo!!!)»

      Mas não deixa de ser irónico que com toda esta conversa acabe a dar destaque um dos blogs em particular.

      Enfim, mas se a questão é ter razão, eu dou-lha. Olhe, tem razão. Agora pode-se avançar?

      • jorge fliscorno says:

        Nota: reparei que usa o plural. «Já percebemos», «não nos atirem areia», «Todos já percebemos». Fala por quem?

    • A Paula Lemos acaba de mesmo me tocar num ponto, chame-lhe fraco: o de quem não se sente não é filho de boa gente.
      Já que a um comentário meu se refere, tenho a explicar-lhe o seguinte:
      – nunca segui nenhum blog dessa categoria. Mas conheço dezenas, dos géneros que me interessam.
      – você é pura e simplesmente uma infoanalfabeta, ou para ser mais preciso, uma blogoanalfabeta. Pensa que os blogs são uma coisa assim, corrida, tipo lençol, confunde formato com conteúdos, baralha url com servidor, e desconhece que em todos os prestadores deste serviço os templates mudaram (admitindo que sabe o que é um template), e que blogs desses dentro de 3 ou 4 anos vão desaparecer do mapa, como desapareceu tanto formato da net, pela simples razão que quando os autres descobrirem que podem ter melhor com meia dúzia de cliques (mais legibilidade, por exemplo) vão optar pelo melhor. Não viria daí mal nenhum ao mundo, os blogs são historicamente a forma acessível que permitiu a qualquer um, sem sequer saber o que significa html, publicar na net. Não viria se
      – não tivesse passado à calúnia, logo
      – para não ser acusado de insultar concorrentes e/ou suas apoiantes, fiquemos assim: os vossos comentários passam a ir para o espaço que os merece, e dignifica: o lixo
      E aprenda que ganhar ou perder é irrelevante neste concurso, que a bem dizer nem é um concurso, apenas um meio de juntar o que anda disperso e de combater o anátema que os media tradicionais lançaram sobre os blogs. Infelizmente perante reacções destas começo a dar-lhes razão: o pior dos humanos anda por aqui à solta.

  176. Paula Lemos says:

    Obrigada.

  177. maria alves says:

    é lamentável o nível de educação presente desde o inicio deste concurso demonstrado pelas pessoas que dão aqui o nome a mais ou menos a cara pela organização do mesmo. mas quanto a isso não podemos fazer nada. e este PODEMOS é no plural pois acredito que a paula lemos que não conheço de lado nenhum deve concordar comigo. e tb acredito que ela quando falou no plural se calhar até se referia a mim, tendo em conta que eu publicamente e logo a seguir a ela demonstrei a minha indignação pelo mesmo e duas pessoas acho que já são plural. felicidades para o concurso e para todos os vossos projectos. obrigada.

    • jorge fliscorno says:

      Certo, vem aqui alguém lançar suspeitas de favorecimento por parte de quem organiza e são os organizadores os mal educados. Não faz mal, dou-lhe razão também. Olhe, tem razão. Mas mesmo com “razão”, gostava que concretizasse. Não o fazendo, não passará de uma acusação gratuita.

  178. Haja paciência para tanta falta de chá, que é coisa que, ou se toma em pequenino, ou então já não faz efeito.
    Quanto mais não seja, só por terem “paciência” para aturarem este tipo de comentário e, ainda, gastarem energias a dar respostas, deixo as maiores reverências ao organizadores do concurso, que para alguns quase parece ser o que de mais importante se passa no mundo (bem… na volta atéo é para cabeças pequeruchinhas).

  179. A Vespinha ainda está na lista dos Generalistas mas é como se já não estivesse, aliás comecei a perder toda a motivação no sábado e na quantidade de votos que vi logo na manhã de 2.ª feira. Não tenho conhecimentos informáticos mas se os tivesse também não os usaria e a partir de hoje deixei de votar até em mim própria.

    Pensei estar a participar num concurso com candidatos honestos, o que infelizmente não se verifica em muitos casos. E mais grave ainda é esses próprios candidatos gabarem-se nos seus blogues das “técnicas” que usam. É triste e só mostra a massa que nos rodeia.

    Estou portanto fora, e agora toca a publicar coisas giras no blogue para os meus leitores, que é isso que eles merecem.

  180. Margarida Alegria says:

    Uma pergunta a propósito de algo qur durgiu nesta discussão ( não é qualquer achega a esta polémica. É mesmo porque não sei): o que é um feed activo?
    É que às tantas até não tenho disso no meu blog… 😦
    Obrigada!

  181. Relativamente ao nº de votos aumentar exponencialmente, é perfeitamente natural. Uma pessoa vai chateando os amigos/seguidores para votar à medida das necessidades, e como passam 5 não há grande stress. Na 2ª fase há necessidade de reunir o máximo de votos possíveis : eu, que não tenho assim tantos amigos/seguidores tenho angariado quase 100 votos por dia. Quem tenha milhares de amigos/seguidores facilmente poderá chegar ao 400/500 / dia.
    E no meio de tanta gente a participar não é um ou outro espertalhão a votar 8/10 vezes por dia que vai fazer qualquer diferença.
    Só uma questão : tenho vários amigos a dizer que hoje não conseguiram votar na categoria ‘Música’. Algum problema?

    • Cecilia Neto says:

      Não me parece que seja muito normal.
      Eu não tenho nenhum blogue mas tenho seguido um que está para votação e reparei que sempre que num candidato que estava em 2 lugar acrescentava 1 voto o que estava em primeiro também. Se o que estava em 2º parava o 1º também. É muita coincidência.
      O controlo que é feito sei que é o possível mas gostaria de saber se isso inclui verificar proxys e ips suspeitos?

  182. Ana Rocha says:

    Boa tarde
    Verifiquem, por favor, o que se passa com os contadores, Ontem os votos de 5 IPs diferentes para o blogue” Pensar a Família”, da categoria “Religião/espiritualidade” não foram atualizados e estão a respeitar as 24h. Hoje, mais pessoas(3) se queixaram do mesmo e questionaram se a atualização é manual8?). Desculpem, mas Isto em nada credibiliza o concurso.
    Grata pela atenção dispensada!
    Ana

    • Os “contadores” são um programa, escrito pela
      http://polldaddy.com/
      que é só a mais conceituada fornecedora de “contadores” do planeta. Não verificamos, não podemos, nem faltava mais nada: o que falha, falha para todos.os concorrentes, prejudica a todos por igual numa votação propositadamente extensa como esta.
      E não houve nenhuma falha: muito simplesmente basta uma má ligação à net, como ontem testei no meu local de trabalho, ou um computador onde o programa com que navegamos tem a cache baralhada, para falhar um voto.
      O que vocês têm de entender é mera matemática: permitir votações diárias e durante tantos dias, faz com que os acidentes de percurso de um voto ou outro sejam minimizados.
      Até eu que sou de História entendo isso, e se for preciso alguém o pode explicar com ciência muito mais detalhada.

  183. João Barroso says:

    Peço desculpa pela minha intervenção – mas que incompetência – anuncia-se que as votações podem ser feitas até às 23:59:99 – vi bem 99? então agoar os minutos são formados por 100 segundos? Não deveria estar 23:59:59? E já estáaqui à vários dias e ninguém corrige – deve ser do novo acordo ortografico/matemático. – Putos, só putos imcompetentes……

  184. Foi efectuada uma pequena alteração no sistema de voto: o eleitor terá agora de demonstrar que não é uma máquina, sobretudo das de bolso. Dá algum trabalho, mas ajuda numa boa acção (este sistema de captcha ajuda a transcrever livros antigos).
    Nos próximos dias haverá novidades sobre algumas dúvidas muito justamente aqui levantadas.

    • Parece-me uma boa ideia.
      Só é pena que já haja alguns Armstrongs lançados. But let the gamis continue!

  185. Já vi e concordo totalmente com a verificação de palavras.
    É aborrecido, mas vai dar resultado!

  186. Concorrente!!! says:

    Bom dia. Temos um blog a concorrer em duas categorias …. e não pude deixar de notar que nestas ultimas 4 horas houve uma discrepância enorme nos votos de dois concorrentes nossos numa das categorias. Não menosprezando a qualidade dos blogs em questão nem tão pouco a tenacidade dos seus votantes e apoiantes, mas parece-me que algo não está bem.
    Tivemos reclamações de apoiantes nossos que deram conta que em 5 minutos os votos aumentaram em cerca de 400…Algo não está bem e esperamos que a situação se esclarece o mais rapidamente possível, uma vez que toda a situação é duvidosa…e a avaliar pelas reclamações sobre o mesmo, lendo os comentários para cima, leva-me a questionar seriamente a honestidade dos votos!
    Estas votações estão a criar problemas desde o inicio, desde votos que não são contabilizados (ás vezes no mesmo IP temos de esperar mais de 48h, ao contrário do intervalo de 24h por vós anunciado, mesmo limpando cachés) e agora pedem CAPTCHA?!?! Já na recta final do concurso??? Isso só vem reforçar que afinal havia/há coisas que ficam por esclarecer do principio ao fim!!
    Gratos pela atenção e aguardando a resolução o mais rápido possível,

  187. Gostei da introdução do sistema de verificação de palavras…!!!!
    Mas infelizmente já vem tarde!!!

    Um abraço

  188. Não posso deixar de à partida louvar todo o enorme esforço dos organizadores perante as frequentes dificuldades que surgiram no decorrer do Concurso e as diferentes medidas para as ultrapassar. No entanto será correcto reconhecer que todas essas adversidades proporcionaram alguma fragilidade na garantia de total equidade para os concorrentes.
    Em consequência apresento a seguinte sugestão que visa apenas ser mais um contributo positivo para se finalizar o Concurso da melhor forma:

    Considerando que:
    É evidente ao longo do Concurso que, em várias categorias, os mais votados não são em muitos casos necessariamente os melhores – são apenas os que conseguem angariar mais votos.
    A angariação de votos parece não depender apenas do número de seguidores de cada blogue mas de vários expedientes entre os quais o recurso a “enormes máquinas” de votação com aparente proveniência de um universo muito elevado de IPs, que conseguem centenas de votos rapidamente como por um milagre que nos escapa. Há alguma perplexidade com alguns resultados e será admissível a eventual existência de metodologias de angariação de votos que tornam a competição susceptível de se tornar desigual e injusta.
    Os próprios organizadores o reconhecem agora com a introdução de mecanismo de reconhecimento de votantes.
    O mecanismo de votação foi muito irregular, não permitindo por vezes os votos apesar destes serem efectuados com mais de 24h (e apesar de tratamento adequado da cache).
    O Regulamento prevê: “O Aventar desempenhará o papel de júri em casos imprevistos durante o concurso, que não suscitem consenso entre os participantes”.
    O Regulamento prevê ainda: “Os primeiros classificados em cada categoria terão direito a participar na edição” ……… “com um livro que se pretende representativo da diversidade dos blogues portugueses”.
    O livro supracitado, pelas razões expostas anteriormente, corre o risco de não ser realmente representativo – sobretudo em termos de qualidade – da blogosfera Portuguesa.

    Concluo e proponho que:

    Se constitua o Júri previsto no Regulamento para julgar e atribuir os prémios previstos aos melhores e mais representativos blogues – em cada Categoria. Obviamente confio que será possível recrutar pessoas idóneas, competentes e isentas para o efeito.
    Reconheço que esta proposta poderá dar ainda mais trabalho aos organizadores. Mas vale a pena esse último esforço no sentido de melhor dignificar o evento. Ficaríamos, no meu modesto entender, todos a ganhar.

    Bem hajam

    • Parece-me que a sugestão do Vasco Trancoso é a mais justa, constituir um júri e avaliar os cinco blogues finalistas de cada categoria. Isto independentemente de merecerem ou não lá estar, pois alguns já tinham manipulado votos no último dia da 1.ª fase. Mas talvez assim se consiga pelo menos salvar o concurso.

    • Faço questão de apoiar o meu “companheiro” Vasco… começando por parabenizar a iniciativa do Aventar…
      Como é evidente, há sempre maneira de resolver qualquer situação dubia, e com certeza que confiamos nas decisões do júri… no entanto e vivendo em “democracia”, devemos aceitar os resultados com desportivismo, embora estes nos deixem por vezes perplexos…

      Uma vez que o meu blogue concorre em duas categorias e com resultados bem diferentes, espanta-me que a discrepância seja tão grande em ambas as votações…

      Não posso, nem vou acusar ninguém de fraude eleitoral, mas posso dizer que ontem não consegui votar na categoria de fotografia e em arquitectura o voto foi aceite, o que revela fragilidades no sistema de votação…

      Se os organizadores do concurso assim resolverem, nas listas em que houver alguma dúvida, dever-se-ia recorrer a um júri conferindo plenos poderes a uma decisão suprema.

      Uma vez mais… obrigado e parabéns

      Gastão de Brito e Silva

      • calita says:

        Caro Gastão
        Julgo não haver nada de estranho. O seu blogue, como diz, está inscrito em duas categorias e portanto em disputa, em cada uma dela, com blogues diferentes. Para além disso na 2º fase ninguém pode saber para que blogue vão ser transferidos os votos dos blogues que não passaram da 1ª fase… ou não é assim?!

    • calita says:

      Absolutamente de acordo com a sugestão de Vasco Trancoso se ela for exequível. É que há BLOGUES e blogues… e não-blogues. Julgo que para “bom entendedor meia palavra basta”!

    • jorge fliscorno says:

      Mudar regras a meio do jogo não é boa ideia.

  189. Tenho-vos a dizer, Vasco e Vespinha, que um júri é tão sujeito a suspeição como um sistema de votantes públicos. Já fiz parte de júris dentro da área que gosto (banda desenhada) e já fiz parte de sistemas mistos, com votantes e júri. Também posso dizer que no sistema misto a primeira triagem (1ª fase) é sempre feita pelo júri, e a escolha do vencedor feita pelo público.
    O voto público é sempre sujeito a este tipo de problemas, a escolha do júri sempre sujeita aos gostos pessoais de cada júri. Portanto o que falta aqui é apenas educação e civilização. Queremos ter os mesmo direitos dos povos mais evoluídos, mas não os deveres e as regras sociais por que se regem!
    Já vi aqui coisas estranhas, e fico a pensar… olha se o prémio fosse monetário????
    Acho que era capaz de haver assassinatos!
    😀

    • calita says:

      Exmº Senhor
      Amado
      Já depois de comentar o seu comentário das 13:20 h, encarei com mais este das 13:17 h e com a sua resposta ao meu anterior comentário… e continuo a não entender o seu raciocínio!… sobretudo de quem se diz ter feito parte de júris de BD (não identificados, por conseguinte “anónimos”). Afinal o que propõe? Os júris estão sujeitos a suspeição e dependentes dos gostos pessoais de cada membro?!… um membro de um júri não deve nunca sujeitar-se aos “seus gostos, convicções ou sentimentos particulares”… ou então deve recusar fazer parte do mesmo invocando tal facto. Depois o público é como é… tudo bem! Nestas condições de possível suspeição de júris e de público e num país SEM EDUCAÇÃO e SEM CIVILIZAÇÃO, com um nível abaixo dos POVOS EVOLUÍDOS… o que é que propõe?!… Nada!?… ou apenas e simplesmente não haver concursos com prémios monetários?
      E já agora Exmº Senhor Amado quero informá-lo que já sabia ter um blogue a concurso… que até me parece, pelo que consultei e como leigo na matéria, ser bastante bom. Porém, Exmº Senhor Amado, embora não pondo em causa o seu bom português, mas pondo em causa a falta de “encaixe” que demonstra para qualquer comentário de um “anónimo”, dou por, minha parte, encerrada esta troca de comentários… não sem desejar também que nunca lhe faltem muitos “percebas”.

      • Por mim acabou sim. Quem não quer perceber que não existem sistemas perfeitos, está no seu direito.
        Nunca disse que fiz parte de juris anónimos… acho que o senhor fez uma grande salganhada com aquilo que eu escrevi, mas sinceramente… não apetece… estou cansado e o dia foi longo.
        best regards

  190. E já agora também não percebo porque é que há pessoas que comentam aqui quase anónimas sem o seu “nome” ter link para lado nenhum, sabendo que toda a gente aqui tem de ter um perfil blogger, google, wordpress ou noutro tipo de plataforma!
    Enfim… “concorrentes” e afins…

    • calita says:

      Ex.mo Senhor
      Nuno Amado
      Realmente não consigo entender o seu comentário… o que é que realmente não percebe?!
      Eu não tenho nenhum blogue, nem a concurso nem extra-concurso… mas tenho exercido o meu direito de cidadão e de navegador na NET para comentar “anonimamente, responsavelmente e educadamente” vários posts de vários blogues que visito mais ou menos frequentemente. Qual é o problema?!
      E POR FIM… e ENFIM, com todos os restantes AFINS… não consigo minimamente entender o seu comentário.

      • Desculpe-me Ex.mo Senhor Calita
        Acho que me expressei em bom português. Se não tem nenhum blogue a concurso o meu comentário não era para o Ex.mo. Senhor Calita. Acho que se subentende perfeitamente para quem ou de quem eu estava a falar.
        Se o Ex.mo Senhor Calita só vem comentar apenas aqui apenas porque sim que seja muito feliz. Mas um pouco de “percebas” não fariam mal ao Ex.mo Senhor Calita, que eu não sei quem é… mas o senhor pode saber tudo acerca de mim. Basta seguir o meu perfil, depois Facebook e depois disso tem o meu mail e local onde moro.
        Para que conste odeio anónimos na internet. É o modo mais cobarde de entrar em conversação com alguém, e eu tenho direito à minha opinião!
        Eu estou perfeitamente identificado. Quando eu digo uma baboseira ou alarvidade toda a gente sabe que fui eu! Não tenho medo nem me escondo de ninguém.
        Entenda como quiser Ex.mo. Senhor Calita.

  191. É óbvio que houve marosca por parte de alguns, e não me importo de citar nomes, como o blog Factos de Treino, que ainda se gaba e goza com os outros concorrentes, insinuando até que eles também fazem batota. Conforme disseram no comentário anterior, a anulação dos votos e a constituição de um júri seria a melhor forma de salvar este concurso. Eu nem me importo que brinquem comigo, é só um concurso, mas é lamentável estragarem assim uma iniciativa tuga que deu tanto trabalho e custou dinheiro. Lamentável.

  192. O problema dos vigaristas, chico-espertinhos e canalhitas, sobretudo quando estão atrás de uma ligação à net, é acreditarem na impunidade e na tolice dos outros.
    Esquecem-se que a verdade é tal e qual como o azeite. E no Domingo veremos se virá ao de cima.

  193. Passar a votação por júri na recta final das votações? Está tudo doido : quer dizer, anda um gajo a desdobrar-se em contactos, a chatear os amigos todos os dias e agora alto! pára tudo, porque alguns (que provavelmente ficaram para trás) não concordam com o método. Concordo com a existência de um júri sim, mas não com alterações das regras a meio do jogo…

    • calita says:

      Totalmente de acordo com o comentário. Não é minimamente aceitável mudar regras a meio… ou em qualquer altura… de um concurso! Não sou perito em informática… mas qualquer leigo e neste caso bloguer deve ter o mínimo de conhecimentos para saber que há bugs, hackers e outros estratagemas para “viciar” uma votação na NET. Mas que importância tem isso para os bloguers sérios e honestos (?!)… talvez como “aventa” o AVENTAR: “o azeite ainda venha ao de cima”.

  194. Deixo aqui uma curiosidade…
    Na categoria onde o meu blog está inscrito, o líder destacou-se ontem de forma alucinante com o acumular de quase 200 votos num só dia… Curiosamente hoje já com as novas regras de votação o mesmo blog conseguiu juntar pouco mais de uns sempre interessantes 15 votos…
    Deve ser coincidência…
    Um grande abraço aos ‘colegas’ do Aventar pela iniciativa sempre louvável de organizar tudo isto – não deve ser fácil

  195. Gostaria de acrescentar um reparo… normalmente um blogue é um local de partilha de informação temática ou generalista, onde a tertúlia se gera, ou se aprende algo…
    Normalmente os blogues têm a terminação do servidor ou empresa que os promove e não um .com. ou .pt., ou site pessoal.

    Reparei que há a concurso vários “blogues” que fogem a estes critérios e se desenquadram da índole atrás descrita…

    Proponho que haja para a próxima oportunidade, uma rigorosa selecção destes espaços que tanto animam a nossa cibernética sociedade, e que deveriam ser essencialmente locais de partilha.

    Com LUZ e boa disposição

    Gastão de Brito e Silva

    • Se estamos numa de partilha, passo a explicar-lhe:
      – ter um endereço próprio custa uns 20€ por ano. Todos os serviços que referiu os aceitam: wordpress, blogger, sapo, etc.
      – ter um endereço próprio dá, entre outras vantagens, direito a mudar de um desses serviços para outro sem perder uma boa relação com o Google. No Aventar tivemos de o fazer 3 vezes.
      – experimente ir a https://aventadores.wordpress.com e veja onde vai parar.
      Finalmente, teria imensa piada que um concurso organizado por um blogue que sempre esteve no domínio .eu (ou seja, europa) excluísse os que fazem, e muito bem, o mesmo.

  196. jorge fliscorno says:

    A quem quer votar em mais do que uma categoria:
    Comecem primeiro pela categoria que está mais em baixo na página. É um bug do Polldaddy.

  197. Peço desculpa por insistir no mesmo assunto, mas continuo a receber protestos de pessoas que votam no meu blogue ( Come Chocolates e a votação não muda). Ainda que sejam meia dúzia de votos, nada significativos para o resultado final, o mínimo que posso fazer pelo apoio dos meus leitores é pedir que verifiquem o se passa.
    Muito obrigada.

  198. maria alves says:

    ahhhh! afinal o polldaddy que era não sei o quê xpto e que não errava… vai-se a ver e tb tem bugs! curioso como as justificações vão mudando e os argumentos vão acabando.
    acredito piamente na trabalheira que vos deu e dá uma coisa destas e não vos retiro o mérito mas que a credibilidade já foi pró ar há muito, foi. temos pena. espero que tenham mais cuidado no próximo e que antes de virem com mais um comentário infeliz de defesa, pensem e ponham a mão na consciência (que espero que ainda tenham) e ponderem o que vão dizer.
    a arrogância muitas das vezes deita por terra toda e qualquer boa educação e boa intenção que ainda se possa ter. e admitir que erramos não é sinal de fraqueza.
    abraços

    • O que quer isto dizer” This poll requires a captcha to register a vote”Recebi queixas que não se podia votar. Fui verificar e realmente não consegui no meu e tentei em outras categorias que tenho a certeza que não votei aconteceu o mesmo. já não se pode votar ?

    • A arrogância é aborrecida. A ignorância é muito pior.

    • jorge fliscorno says:

      Maria Alves, qual é exactamente o objectivo do seu comentário, para além da poluição da comunicação?

      Sabe de algum software que não tenha bugs?

      Fala em credibilidade mas olhe, pelos visto tem que chegue para si, quem veio apenas para mandar postas de pescada.

  199. Boa tarde novamente!

    Já aqui tinha deixado um comentário a sugerir que futuramente a segunda fase não seja de votações, e que passe a ser com um júri e agora venho reiterar a minha sugestão.

    Aliás, sem querer passar por má perdedora (que não sou), julgo que de facto e tendo em conta as regras do concurso, a organização deveria anular as votações e decidir os justos vencedores (sujeito-me a isso sem qualquer garantia ganhar, portanto não se trata de mau perder). Se é algo que estava previsto, ninguém tem porque reclamar que assim seja.

    Penso que é claro que algo de errado e fradulento se passa nas votações, tendo em conta que a própria organização assumiu “As máquinas deixaram de poder votar, é um facto. Agora só votam humanos”.

    Mesmo com a necessidade de confirmar se quem vota é humano e mesmo que se consiga verificar que votos foram reais ou manipulados, o resultado final nunca será justo.

    Eu, por exemplo, vendo que em dois dias um dos meus “adversários” somava mais de 400 votos, percebi que não teria hipótese, e deixei de pedir votos… Porque foram mais do que consegui angariar durante a 1ª fase (lá está, trata-se de fazer campanha…)

    Obrigada uma vez mais pela atenção e que a decisão mais justa seja tomada. Lamento pelos blogues com votos honestos…

    Raquel
    les bons vivants

    • Raquel, apele ao voto dos seus leitores. Ainda vai a tempo de ter uns 3 de cada um.
      Quem não vai ter hipóteses serão os que tentaram falcatruar votações. Não nos pergunte como e porquê (o azeite ainda está misturado com as águas límpidas), mas no final o resultado será justo.

  200. Ai onde isto já vai!
    Realmente só com muita tenacidade, os organizadores levam isto até ao fim. Se fosse comigo, podem crer, que já tinha posto terminus a tudo isto com a suspensão do concurso.
    Parabéns por tão altos níveis de tolerância!

    • Eva, a natureza é sempre compensadora. O que eu ando a aprender sobre o estado actual da tolice humana, ou de alguns humanos, é fascinante.

      • Já me fez dar uma boa gargalhada: o concurso de Blogs está ao nível dum national geographic da tolice humana!!!
        O ano passado estive a concurso e, apesar de ter visto muito disparate em forma de comentário, não chegou tão longe.

      • Rachel D. says:

        Não sou concorrente mas sigo um dos blogues que aí está, Factos de Treino! Não fui mandada vir cá por ninguém mas acho piada ao autor e quando consigo venho cá votar. No outro dia não consegui votar, também não percebi porquê. Pensei: algum problema com a estúpida da net, tento mais tarde! (Percebo bué disto, já perceberam!)
        São situações que acontecem, quantas vezes tento carregar uma página e ela não dá! O pessoal anda mesmo a esmiuçar os votos…!
        Gostaria de congratular os organizadores do concurso pela iniciativa e pela PACIÊNCIA. E sim, PACIÊNCIA em Caps Lock, cansei-me de ler estes comentários ridículos e difamatórios. Shame on you! Temos o direito de nos queixar quando algo não está bem, ou perguntar ou sugerir alterações construtivas e viáveis! Eu acho que só faltou pedirem que construíssem a Torre Eiffel! Mas não temos, de forma alguma o direito de acusar os outros e de levantar suspeitas. Respeito acima de tudo!
        Continuem, a correr bem ou mal, estas iniciativas são boas!

    • calita says:

      De acordo. Realmente é necessário ter muita e muita tolerância para grande parte dos comentários “postados”. Alguns fazem-me sorrir… por vezes com um “sorriso amarelo” dada tanta tolice e/ou disparates neles contidos.
      É mesmo preciso ter muita “pachorra”… HAJA DEUS!

  201. Mesmo com , porque não há softwares sem falhas, penso que o todo o trabalho tido pelos elementos do Aventar deve ser tido em conta e recordar que mal ou bem todos nós beneficiamos da divulgação que este concurso traz. Da minha parte agradeço os novos leitores que este concurso trouxe ao meu blogue.

    • Mas o CAPTACHA nem letras dá para ver

      • jorge fliscorno says:

        Dá, com a devida atenção. É a prova de que os humanos ainda conseguem fazer coisas que às máquinas não conseguem.

        • Repito:
          Uma vez que a minha chafarica já veio à baila umas poucas de vezes, deixo-vos a minha resposta: http://factosdetreino.wordpress.com/2013/01/25/cambada-de-divas-e-cagoes/

          Um abraço ao Aventar pela paciência para tudo isto.
          Para os outros, calma… Não stressem por isto!

          Abraços

        • Pedro says:

          Nem sempre dá para ver as letras, pois aparece um espaço em branco (no meu portátil não dá para ver nada, mas no iPad já dá). Paciência, o concurso perdeu a credibilidade nesta segunda fase, mas os organizadores não têm culpa. Ao menos tentaram resolver o problema. O aspecto positivo, é que ao menos assim, divulgaram-se os blogs.
          Para o ano, se houver concurso, pode ser que as coisas corram melhor.

          • jorge fliscorno says:

            Perdeu porquê? Porque não consegue ver as letrinhas? Não tenho a menor dúvida que é problema do seu portátil. Até porque, como diz, no iPad já dá. E mais porquê? Porque tem aqui aparecido muita gente a dizer o mesmo que diz? Cada qual sabe de si mas eu não acredito em tudo que leio 😉

  202. *Mesmo com falhas

    • calita says:

      Caríssimo CNS
      Assim é que é falar… isso é “desportivismo”! Aceitemos, sem mágoas ou ressentimentos, os resultados do Concurso que o blogue AVENTAR tanto trabalho deverá ter tido a organizar! Com bugs ou sem bugs, com hackers ou sem hackers, com máquinas ou sem máquinas… quem tiver blogues a concurso e estiver de bem com a sua consciência só tem que se congratular!… Não é assim?… Os “batoteiros”, se os houve, se os há ou se os haverá, não devem merecer o mínimo de consideração… nem de comentários!

  203. jorge fliscorno says:

    Recordando:

    A quem quer votar em mais do que uma categoria:
    Comecem primeiro pela categoria que está mais em baixo na página. É um bug do Polldaddy.

    Sobre essas teorias de cancelar o concurso: não concorrentes? Há. Logo que raio de ideia peregrina é esta?

    Como já foi dito e redito, nem tudo é o que parece. Neste momento não serão acrescentados mais detalhes. No domingo veremos o que se passa.

    • Jorge F says:

      Quer na 1ª fase, quer na 2ª, votei sempre (ou tentei) em 3 categorias. Na 1ª fase e nos primeiros dias da 2ª, sempre consegui. Nos 3 (?) últimos dias, não consegui votar em todas essas categorias: comecei por conseguir votar em “actualidade política-colectivo” e “economia”, não conseguindo votar em “actualidade política-individual”, ou, ao seguir o conselho de votar “de baixo para cima”, apenas consegui votar em “economia”.
      Lamento? sim. Chateio-me? Não. Apenas o reporto para vcs terem mais um feedback.

      • jorge fliscorno says:

        Agradecidos. O que precisa de fazer, como foi referido algumas vezes aqui, é começar pela categoria que está mais em baixo na página e ir subindo. É um bug do Polldaddy.

  204. calita says:

    Pois, pois!… Quando as “máquinas” deixam de poder votar é outra coisa. Se não me engano já se notam algumas diferenças. Abençoado CAPTCHA!

  205. O blogue da Vespinha, Uma Vespa a abrandar, foi uma das «vítimas» deste concorrente na categoria Generalista, que ainda teve a lata de ir ao meu blogue fazer pouco quando declarei desistir por não acreditar nos votos. Agora acabou-se. Eu já não estou a participar, mas quem continuar que ganhe justamente.

  206. Anabela Magalhães says:

    Jorge, aparece-me somente isto “This poll requires a captcha to register a vote” e nada de código. Não consigo votar! 😦

    • Margarida says:

      Comigo também acontece isto: “This poll requires a captcha to register a vote” e nada de código. Não consigo votar!”. Mas se for no computador de casa, já dá. Enfim… acho que assim não tem validade nenhuma (esta 2.ª fase).

  207. Anabela Magalhães says:

    Fiz refresh à página! E consegui sem problemas! Apareceu-me o código e votei! Ufa! Ando nisto desde ontem! 🙂

  208. Xi vai p’ráqui um festival de lamúrias.

  209. Artur Silva says:

    Solicito informação; Faço o meu voto, com captcha e tudo mas ele não é contado no contador. Será que estou inibido???

  210. Artur Silva says:

    Pela forma que o Jorge me responde creio que não terá entendido a minha pergunta, estive a analizá-la e reconheço que pode ser mal interpretada, pelo que apresento as minhas desculpas.
    No entanto gostaria de saber porque é que o contador aceita o meu voto e não o contabiliza, será que me pode ajudar a corrigir esta situação?
    Antecipadamente grato pela sua colaboração, apresento os meus cumprimentos.
    Artur Silva

  211. Que confusão que para aqui vai, digo eu, o gajo que parece que também estava a concurso e teve pouco mais que zero votos.

    Para a malta do Aventar, calma! Está quase… 🙂

    Para os outros (os indignados): como será quando for um caso de vida ou de morte? Ou será que este concurso já o é?

  212. Bom dia!

    A 2ª fase de votação não terminava ontem?

    • jorge fliscorno says:

      Não. Termina hoje às 23:59:59:99.

      PS: corrigi a gralha no post, onde faltava um “59”. Muito, muito obrigado ao elevado sentido critico-construtivo de alguns bloggers que descortinaram mais uma enorme falha no concurso. Começo a concordar que, realmente, a credibilidade se foi 😉

    • De facto no calendário do Regulamento estava (e está) que a 2ª fase do Concurso terminava a 25 de Janeiro – tal como ratificado no final da 1ª fase. Ou seja hoje há gente que não vota porque foi informada que o Concurso terminava ontem. Azar dos azares. A minha solidariedade para com os organizadores que enfrentaram uma maré cheia de adversidades.

      • jorge fliscorno says:

        O que não faltaram foram indicações sobre a data de fim. Houve quem apenas lesse o regulamento e nem veio até esta página com a informação actualizada? Azar. Tivessem visto.

  213. Eu ainda não entendi porque razão na categoria de desporto estão blogues que falam só sobre futebol.

    • jorge fliscorno says:

      Então pergunte aos autores.

      • jorge fliscorno says:

        Dica: cada blog pôde inscrever-se em duas categorias.

      • Hugo, já que não foi conseguido, eu respondo-lhe de uma forma natural e normal: Na 1ª fase haviam vários blogs de outras modalidades, entre as quais o meu (Infomotors) de desportos motorizados. Como só passavam 5 à final, a ‘força’ e o ‘peso’ do Futebol em Portugal é enorme, portanto é perfeitamente natural que os que tenham passado à 2ª fase sejam do desporto-rei. No meu caso era algo já esperado e o 8º lugar até foi uma surpresa. Fiquei apurado para a final da categoria Transportes que era a mais óbvia.
        Abraço Hugo

  214. Um grande abraço à organizaçãao e ao muitíssimo trabalho que tiveram.
    Erros, problemas… sempre os haverá.
    E congratulei-me com o verificador de palavras pois houve blogs que… se ressentiram!!
    Um grande abraço.

  215. Boa tarde!
    Votei de um IP diferente e não contou o voto.
    Podem-me explicar o pq?

    Obrigado.

  216. carla says:

    Desculpem mas isto está a correr muitoooo mal, estou a tentar votar e não aparece sequer as palavras para a validação. Estou farta de actualizar a página, esntrar e sair e nada, uma vergonha!!!!! sinceramente era bom aprefeiçoar o sistema de voto, porque este não está a funcionar!

  217. Consigo votar sem problemas. Aurea e Carla: façam um print screen da página (com a condição de erro) e cole-o aqui: http://snag.gy/ Depois mande-me o link da imagem para analisar.

  218. Não dá erro nenhum. Apenas não conta o voto. Votei em duas categorias e não contou nenhum.
    Não estou a perceber!
    Votei em casa e contou!

  219. IP:2.83.251.112

    Estou na empresa e voto normalmente. Seleciono o blog, insiro as letras e faço votar. Não diz nenhuma mensagem. Apenas não conta o voto pq fica a numeração igual.

    Não estou a perceber.

    • jorge fliscorno says:

      Depreendo que está a votar na categoria Blog Revelação, certo?

      • Sim. Estou a votar no Blog Revelação – Receitas de Sedução e em Cinco Quartos de Uma Laranja em Blog de Culinária. Nenhum voto contou. A votação ficou igual!

        Não tinha ninguém na empresa.

        Ninguém tinha votado daquele IP.

        Algo está mal.

        • jorge fliscorno says:

          Estive a analisar os IP dos seus votos. De facto, o IP mencionado não está na lista dos votos. Estão outros da mesma gama, pelo que é possível que o IP externo da sua empresa tenha votado há menos de 24h. Por outro lado, olhando para os padrões de votação, vejo que tem um considerável número votos internacionais (face ao total de votos que tem), muitos dos quais acontecem em menos de 5 minutos entre votos consecutivos. Refiro isto para sublinhar que há azares e há sortes 😉

    • Artur Silva says:

      Isso deverá querer dizer que o IP da Empresa é só um e houve um colega seu que já tinha votado. Aconteceu-me a mesma coisa e só hoje é que percebi. Boa saúde. Artur Silva

  220. Não aparece mensagem nenhuma. Aparece a tabela com o nº de votações apenas e o meu voto não está a contar.

  221. Engraçado que muitos amigos me diziam que votavam e eu como não via o nº a alterar pensava que me estavam a mentir.
    Afinal é algum erro com o sistema. 😦

    Os votos que eu já perdi!

  222. Artur Silva says:

    Ao Jorge eu vou dar a mão á palmatória num assunto;
    Qeuixei-me e não tinha razão porque eu pensava que cada pessoa podia votar no seu computador e só hoje é que fui informado sobre o que era o IP=Rooter.
    Ao Jorge vou queixar-me que hoje não consegui votar no meu IP.
    A quem diz que não aparece o código captcha, eu diria que:
    Com a dificuldade que tive em votar (por causa do IP) experimentei e votava bem no Google Chrome e no Internet Explorer não aparecia o código, conclui que tinha o Internet explorer desactualizado.
    Ao Jorge e á organização reconheço que houve uma ou outra dificuldade, mas as maiores não foram da vossa responsabilidade. Parabêns pelo cumprimento desta missão.
    Artur Silva

    • jorge fliscorno says:

      Eh lá, quase que fico com pica para o concurso de 2013 😀

      Duas explicações que fazem sentido. Às vezes damos as coisas como certas e esquecemo-nos que ainda há quem use Internet Explorer. E que até há quem use a versão 6 do IE… Sim, o IP externo é aquele que o Polldaddy vê e é esse que conta em termos das 24h. Esta foi a única razão para permitirmos que um mesmo IP votasse mais do que uma vez. Mas, claro, da as intenções às concretizações vai um passo de gigante.

      • jorge fliscorno says:

        Havendo uma próxima edição já estou mesmo a ver que será preciso fazer como no software que se instala: definir requisitos mínimos de votação. Tipo “apenas se aceitam votos vindos do Firefox versão > 14 e Chrome versão > 18”

  223. M. Mesquita says:

    CARAMBA! Há 2 dias que não consigo votar em ninguém… Nem nas Ilhas Selvagens (que bem merecem – principalmente, pela concorrência), nem na Fotografia (que quem está em 1º lugar é um site, não blog, e que de “arte” nada tem, bébes, mamás, papás, grávidas…mesmo que havendo a devida “desfocagem”… sendo esta área uma arte… este “blog” nenhuma ‘arte’ tem…) Enfim, revejam na próxima eleição, alguns critérios. Mas, um grande PARABÉNS pela iniciativa. Tornei-me fã dos “Factos de Treino”… Bem hajam!

    • jorge fliscorno says:

      E no entanto o seu IP (que poderá não ser o senhor, claro), ainda hoje votou às 26-01-2013 02:53:55 precisamente no blog ao qual faz publicidade. E num outro que não vou referir. Pois é… 😉

  224. Uauuuuuuuuuuuu!!!
    Sempre há alguém que concorda comigo. Os dois concorrentes que estão nos primeiro e segundo lugares(categoria fotografia) não são blogs! Logo o primeiro lugar devia pertencer ao BLOG PÉ de MEIA.

    P.S. Também tenho imensa dificuldade em votar .

  225. Uso o Crome!!!

    Tb não consigo votar no blog ECONOMIA e FINANÇAS , nas duas categorias em que concorre!!!

    • jorge fliscorno says:

      Pronto, não se aborreça comigo, era uma provocação. Mas descreva lá porque não consegue. Aqui não tenho problema nenhum. Cole um screenshot aqui http://snag.gy/ e mande-me o URL da imagem.

    • jorge fliscorno says:

      Estive a analisar os votos vindos do seu IP (que, claro, poderá não ser a Elisa).Hoje há 6 votos em 6 blogs diferentes, entre os quais o Economia e Finanças (este às 26-01-2013 15:50, logo há menos de 24h).

  226. Maria Martins says:

    Boa noite ja tentei votar varias vezes durante o dia de hoje e de vários locais diferentes e inclusivamente tentei fazê-lo atraves do telemovel e computadores( mais do que 1, pois podia ser problema do meu),em mais do que 1 categoria. Digo tentei porque o contador nao mudou em nenhuma das vezes e como tal nao sei se o voto ficou ou nao registado. De todas as vezes que tentei aparecia-me a mensagem “Thanks for…”, mas o contador nao mexeu. Ja fiz tudo o que disseram para fazer e este foi o 1o dia em que o contador nao se alterou. Falei com outras pessoas a quem pedi que tentassem votar por mim e depararam-se com o mesmo problema/duvida. Será que me podem ajudar, esclarecer? Obrigada

    • jorge fliscorno says:

      Não sei em que blog está a tentar votar. Mas vejo que este IP votou num determinado blog em 25-01-2013 às 13:02. Devia poder votar. O problema deverá está relacionado com o seu computador. Sugiro: use Chrome ou Firefox e limpe a cache.

      • Maria Martins says:

        Obrigada pela rapidez na resposta, mas ja tentei fazer isso tudo e o contador nao muda.

        • jorge fliscorno says:

          Está fora do meu alcance, então. Lamento.

          • Maria Martins says:

            Tentei votar outra vez, à uma questão de minutos, repetindo todos esses passos, resolvi votar noutras categorias(4) para ver se o contador muda e mudou, mas não está a acontecer na categoria e blog que me interessa de facto. A categoria é a Pais e Filhos e o blog é o 4D. O voto não muda, nesta categoria nem na penúltima categoria onde também fazer a experiência à umas horas atrás para ver se mudava. Será que me pode ajudar? Obrigada

      • Maria Martins says:

        Tentei outra vez, agora mesmo e o único blog em que o meu voto nao esta a contar é o 4D, se repararem votei agora em 4 categorias( fotografia, blogues do ano, banda desenhada e arquitectura)e o contador mudou em todas, menos no 4D da categoria Pais e Filhos. Obrigada.

        • Maria Martins says:

          Oops só agora é que vi que o afinal o post já tinha sido publicado à 10m 🙂 Sorry. Consegue ajudar-me?

          • jorge fliscorno says:

            estou a analizar

          • jorge fliscorno says:

            A 2013-01-26 23:35:37 há um voto no referido blog vindo do seu IP. Se não foi a Maria, foi outro computador (partilhado?) com o mesmo IP.

          • Maria Martins says:

            Sou eu que estou no computador, Mas o contador que vejo não mudou. Mesmo assim o voto foi contabilizado? Obrigada.

          • jorge fliscorno says:

            Está lá um, sim. À hora e no blog que indiquei.

        • Margarida Alegria says:

          Maria Martins, espero que, em Banda Desenhada tenha votado no Alegtrias e Alergias, caso contrário as suas reclamações aqui não contam eheheh! :mrgreen: 😛
          ( Atenção:estou a brincar, ok?)

    • Elizabete Silva says:

      Ou bem que há votação séria ou não.De séria já não tem nada porque a mim na categoria em que quero votar diz que é preciso transcrever as palavras chave mas o certo é que nunca aparacem., mas aparecem noutras categorias.
      Porquê??????????????????????????

      • jorge fliscorno says:

        Porque, como já foi referido várias vezes, o polldaddy tem um bug e, para o contornar, precisa de votar do fim da página para o princípio. Alternativamente, pode votar uma vez e carregar em F5.
        PS: olhe que estamos em crise, poupe nas interrogações 😉

        • Elizabete Silva says:

          Se quero poupar ou não só a mim me diz respeito mas não lhe ficava nada mal ser mais cavalheiro mas já me apercebi que não sabe o que isso é. De qualquer modo hoje não me impediram de votar fi-lo através do google chrome.

          • jorge fliscorno says:

            E apercebeu-se porquê? Porque estou de plantão a procurar ajudá-la (e aos outros)? Sabe uma coisa, nunca ninguém a impediu a si ou outra pessoa qualquer de votar. Quanto a cavalheirismos/falta de educação, devolvo-lhe o presente deixou no comentário anterior.

  227. Carla Violante says:

    Boa noite. Não posso deixar, nesta recta final, de deixar o meu testemunho. Aconteceu várias vezes durante a votação mas particularmente nos últimos dois dias inteiros não consigo mesmo votar. Categoria Pais e filhos, tentei votar Blogue 4D, não funciona mesmo.

  228. M. Mesquita says:

    ?????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????? Sr. Jorge Feliscorno… o seu nome é lindo! mas qual é o blog (e o outro) onde faço publicidade??? e, se mal lhe pergunte… porque gostaria de saber… publicito o quê?!? sou um simples cidadão, comum… ou será que o seu comentário transmite alguma espécie de “dor”???

    • jorge fliscorno says:

      Não entre por aí 😉 refiro-me ao campo pessoal, claro. O próximo comentário nesta linha será pura e simplesmente apagado.

      «publicito o quê?!?» Publicita isto: «Tornei-me fã dos “Factos de Treino”»

      Havendo dúvidas de sinónimos pode sempre passar por aqui: http://www.priberam.pt/DLPO/ 😉

      • M. Mesquita says:

        Não, peço desculpa, não vou entrar por aí… sou utilizador assíduo do Priberam… mas mostrar agrado, afecto ou valorizar um determinado blog, neste contexto e na minha humilde opinião, NÃO é Publicidade! Falei de blogs, nos quais voto, por simples simpatia e reconhecimento de algum mérito. O meu blog de eleição não está nas categorias mencionadas… mas não vou dizer qual, pois não quero fazer “publicidade”… Desculpe, mas o meu nome também dá para “brincar”! Cumprimentos.

        • jorge fliscorno says:

          Pois publicitar não é necessariamente fazer publicidade.
          publicitar
          (público + -itar)
          v. tr. e pron.
          Fazer publicidade ou propaganda de; revelar ou revelar-se ao público. = ANUNCIAR, DIVULGAR

          Claro que fliscorno dá para brincar, por isso escolhi este nick. Por isso e porque há sempre quem opte pelo caminho fácil em vez de optar pela argumentação. E então é mesmo fácil…

          A título de curiosidade, fliscorno é este instrumento musical: http://www.casalinares.com/images/J.Michael%20500.jpg

      • Margarida Alegria says:

        (ena, mas que paciência, jorge…)

  229. Elizabete Silva says:

    A mim não me devolve nada porque não lhe dou essa confiança. Se está aí para ajudar não me parece que siga o caminho mais correcto.Fim de citação.

  230. M. Mesquita says:

    Sendo que um fliscorno não precisa de afinação (como qualquer instrumento de sopro)… não desafine tanto… ou então, não “afine”, será uma solução!

  231. euando há partilhas do modem, por exemplo através do fon zon?

  232. jorge fliscorno says:

    Terminou
    Obrigado pela participação. Vamos analisar as votações e só depois haverá resultados. Os resultados talvez saiam amanhã. Depende do trabalho que tivermos pela frente e do nosso tempo livre.

    • Margarida Alegria says:

      Parabéns pela ” trabalhêra” e pela paciência em organizar isto tudo, com o trabalho extra dado por quem não soube cumprir as regras.
      E Obrigada pelo convívio e conhecimento e divulgação de blogs que proporcionou.
      Jorge,JJC agora descansem bem para amanhã terem o último round.
      Mas amanhã não terão já esta linha de “serviço de urgências”. Foi um complemento engraçado.
      Abraço

  233. Anabela Magalhães says:

    Que paciência! Tiro-vos o meu chapéu! 🙂

  234. Obrigado Aventar e seus aventadores. Obrigado pela generosidade do vosso tempo e pachorra. A sério.

  235. Posso deixar já aqui a minha suspeita de injecção de votos. O blog Saude em Portugal (que não tem leitores, ninguém liga áquele antro) teve claramente umas “ajudas”. É do conhecimento geral que o Polldaddy tem falhas, e não é preciso ser um génio para saber votar várias vezes.

    O blog Saúde em Portugal, sempre teve à frrente dos restantes por largos votos. Algo que é absolutamente desproporcional. Para mim, houve claramente dedo nessa votação, pois jamais esse blog pode ter tantos admiradores. É praticamente como se eu criasse um blog na véspera da votação,, colocasse 1 post, e depois ganhasse em todas as categorias com larga vantagem. Faz sentido? Não! Da mesma maneira que não faz sentido a larga votação do Saúde em Portugal.

    • jorge fliscorno says:

      Para ser levado a sério, comente ou contacte-nos sem ser por trás da máscara do anonimato.

  236. Obrigado por tornarem este concurso possível e darem a conhecer o que de bom se faz na blosfera acabei por sair mais rico e o meu blog com mais visibilidade,fiquei vosso fã
    Cantinho da pesca

  237. Obrigado pela festa bloguística. E também pela divulgação. É evidente que a “credibilidade” deste evento é mais do que discutível (o blog onde escrevo não ganhou, o que já acontece pela segunda vez, o que explicita grossa marosca). Mas acredito que, para além de mim e de alguns outros descontentes, a maioria divertiu-se (blogou bem) aqui. E acho que deve ser essa a credibilidade que aí procuraram.
    Para o ano inscrevo-me eu mesmo. E decerto que ganharei.

  238. Foi a festa da blogofobia..diverti-me e muitos dos meus amigos divertiram-se também. Alguns desconheciam o poder dos blogs. Acho que contribui para que muitos amigos queiram colocar as suas ideias em blogs. Conheçeram blogs e deliraram com este evento.Obrigados.

  239. Realço a festa em detrimento das coisas menos boas que sempre acontecem.
    E confesso que admiro o trabalho incansável que tiveram na organização e respondendo de forma clara a todas as questões colocadas.
    Estão de parabéns.

  240. Parabéns por toda a dedicação a esta iniciativa. Certamente que para uma eventual próxima vez alguns aspectos poderão ser melhorados, com a introdução desde o início do reconhecimento por captcha (podiam era ser mais legíveis, muitas vezes tive que o substituir para poder perceber as letras), o que afasta certo tipo de abusos. Quanto à questão de cada pessoa poder votar 1 vez de cada ip, se por um lado alguns poderiam votar 3 e 4 vezes, por outro lado, numa empresa, mesmo que tivesse lá dezenas de votantes, só o primeiro é que votava, portanto acaba por equilibrar.
    Faltará muito para o anúncio final? Não se preocupem a responder já a esta msg, pq devem estar atulhados agora:)

  241. Ainda antes de saber os resultados finais, queria desde já deixar os meus parabéns à organização AVENTAR pela dedicação e tempo empregue em tudo isto. Apenas um reparo final para que num próximo evento, tenham desde logo a função CAPTCHA disponível. Pelo que se viu na categoria em que estive a concurso. Faz toda a diferença…
    Abraço e ‘keep going’

  242. Caros Amigos,
    Deixo aqui público agradecimento especial ao Aventar pela iniciativa, pelo enorme trabalho que tiveram e pela inesgotável “pachorra para aturar” (é mesmo esta a expressão correcta) tanta critica. O VSB ganhou esta semana graças a este concurso um maior número de leitores e visitantes e isso bastaria para ficar grato aos organizadores mas o prémio é também um estímulo de modo que não posso deixar de ficar além de grato também reconhecido por todo o trabalho dos administradores do Aventar. Bem hajam

  243. Olá!
    Quando saem os resultados do concurso?
    Parabéns por todo o esforço!

  244. Retiraram os links para os blogs?

  245. Os resultados sairão hoje. Sempre são 60 e tal mil votos,…

  246. Pedacinhosdemimparati says:

    Quero deixar aqui um grande agradecimento a todo a equipa do Aventar pelo trabalho e por esta oportunidade para poder divulgar o que faço no meu blog.
    Iniciativas destas são de se lhe tirar o chapéu.

    Cumprimentos e boa continuação de trabalhos

  247. Ricardo Manuel says:

    Discordo do designativo Blogs do Ano 2012 – deveria ser Blogs dos Palermas Medíocres de Língua de Fora que Andaram a Cravar Votos por Todo o Lado, Vendendo o Cu da Mãe e o Seu!! 🙂

    • Ricardo, os blogs de direita perderam, foi? olha que chatice. Já não são os mais lidos de Portugal? olha que drama. A dor de corno é terrível, mas batendo com a testa numa parede passa num instante.

    • calita says:

      MAIS BAIXO QUE ESTE COMENTÁRIO NUNCA ENCONTREI!!… e não comento mais nada!

  248. Boa!!!

  249. Olá a todos. Lembram-se deste concurso? Desta vez, o Aventar é concorrente. Precisamos da vossa ajuda, votando aqui:

    https://aventar.eu/2016/09/19/premios-blogs-do-ano-aventar-nomeado-para-a-categoria-politica-economia-financas

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s