Sopa de Letras – O que são os pelourinhos?

Os pelourinhos são um símbolo do municipalismo. Remontam à Idade Média. Para Alexandre Herculano o pelourinho é um símbolo da liberdade municipal. Na altura em que vamos ter eleições municipais, temos que ler e estudar para percebermos como chegamos aqui.

Aventar Podcast
Aventar Podcast
Sopa de Letras - O que são os pelourinhos?
/

Comments

  1. Luís Lavoura says:

    É um disparate andar-se a falar de Alexandre Herculano a propósito dos atuais municípios. AH viveu no século 19, quando as competências do poder municipal (e do Estado em geral) eram muito menores do que atualmente. Os municípios atuais têm competências (nomeadamente na área ambiental) muitíssimo maiores e tecnicamente mais complexas do que no tempo de AH. As competências dos atuais municípios não se compadecem com municípios com menos de 10 mil habitantes, como os havia no tempo de AH e na Idade Média.

  2. Orlando Sousa says:

    Boa tarde
    Ninguém disse que no tempo do AH é que era. Referi-me ao AH por causa dos pelourinhos.Apenas isso, mas não invalidando a importância dos pelourinhos através dos tempos. Como vamos ter eleições municipais chamei o tema. Quanto às competências claro que estamos no séc. XXI, embora haja muitas autarquias que não as exercem. Ainda quanto ao número de municípios com menos de 10 mil habitantes, conheço vários…

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.