120 psi | ciclismo urbano em alta pressão

FestaCicloficina301112011_53Pedro Portela

A explosão do ciclismo urbano ou utilização da bicicleta é uma realidade nova em Lisboa e em Portugal, de uma maneira geral. Demonstra uma diferente consciência em muitas vertentes da vida social.
Associada ao ciclismo urbano, encontra-se uma subcultura cheia de interesse.
Sem nos submetermos aos espartilhos das ciências sociais, esta exposição pretende lançar um olhar sobre as expressões associadas à bicicleta no meio urbano: os eventos que os adeptos da bicicleta se reúnem para organizar e participar, como as corridas alley cat e as oficinas comunitárias; a promoção da bicicleta na cidade e a luta por um lugar no espaço público; e os novos negócios que vão nascendo na paisagem urbana das nossas cidades à volta da realidade ciclável.
Estas imagens foram recolhidas durante o “Track Day” (encontro de ciclismo de pista, com bicicletas fixed gear) realizado no velódromo da Malveira e a “Festa da Cicloficina” (oficina comunitária semanal no Regueirão dos Anjos, em Lisboa), ambos em Novembro de 2011 e na Massa Crítica (encontro e passeio mensal de ciclistas urbanos de Lisboa) de Outubro de 2012.
(Em exposição na estação de Lisboa Santa Apolónia até final do ano)

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.