Os 12 na Estrada


O retrato social
, político e económico de um dos mais difíceis anos do pós-25 de Abril é a proposta de um grupo de fotógrafos portugueses, que se encontra a percorrer todo o país, incluindo ilhas, para registar em imagens o ano de 2012. O projeto leva o nome de ’12.12.12’ e reúne duas gerações de profissionais da área do jornalismo e documental, que se propõem a fazer a sua própria leitura da crise portuguesa.
Adriana Morais, Adriano Miranda, Duarte Sá, José António Rodrigues, José Carlos Carvalho, José Manuel Ribeiro, Lara Jacinto, Nuno Fox, Nuno Veiga, Ricardo Meireles, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio, todos profissionais da imprensa nacional e internacional, juntaram-se para documentar o ano de 2012 num projeto sem paralelo no nosso país.

No final do ano, as imagens recolhidas e selecionadas serão objeto da interpretação de várias individualidades da sociedade portuguesa, que aceitaram associar-se a este projeto, compondo uma narrativa para o trabalho de cada um dos fotógrafos.
Ana Cristina Pereira, Luís Afonso, Vicente Jorge Silva, Graça Morais, Paulo Barriga, José Luís Peixoto, Fernando Alves, Carvalho da Silva, Ana Sá Lopes, Frei Fernando Ventura, Rui Goulart, Nuno Faria, foram os nomes escolhidos, contamos ainda com o Sociólogo António Barreto que será o autor do prefácio do livro.
No dia 12 do 12 de 2012 será feito o lançamento do livro e inauguração da exposição. Um livro e uma exposição que irá percorrer o país e que funcionará como um testemunho atual e acutilante sobre a nossa sociedade e sobre a realidade do nosso país.
Ao retratar uma crise que é transversal à sociedade portuguesa, o 12.12.12 é também vítima dessa mesma crise. Editar livros e produzir exposições é cada vez mais uma tarefa árdua para os autores. Assim sendo, e enfrentando possíveis problemas de financiamento para a edição do livro, os autores do 12.12.12 decidiram procurar na sociedade portuguesa 500 patrocínios. Procuram subscritores que comprem antecipadamente o livro de modo a tornar possível a sua edição até Dezembro. Afinal, crise também gera solidariedade.

O preço de lançamento é de 20 euros (entrega directa, feita pelos autores). Caso pretenda que o livro seja enviado por correio, ao valor inicial acrescem as despesas de envio – 25 euros.
É fácil. Deposite, no NIB-0036 0106 9910 0018 9721 4, (IBAN-PT50 0036 0106 9910 0018 9721 4 para transferências internacionais).
Depois envie um mail para geral@121212.pt o seu nome, morada, contacto telefónico e comprovativo da transferência.
Em dezembro receberá um exemplar do livro, numa edição especial, numerada, com uma página onde constará os nomes dos subscritores e autografada pelo maior número de autores.

O 121212 será um testemunho para nós e para as gerações futuras. Para que a crise não volte. Juntos conseguiremos.

www.121212.pt

Adriano Miranda

Comments

  1. maria celeste ramos says:

    Que maravilha – parece quererem dar continuidade ao trabalho escrito e ilustrado de Orlando Ribeiro – Portugal Atlântico e Mediterrânico – mas às imagens espero que façam o retrato social

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.