«Angela Merkel que aceitou resgatar os bancos alemães com os empréstimos a Portugal e Grécia»

Conversa do ajudante do Sheriff de Nottingham:

Passos Coelho disse que as eleições europeias são numa oportunidade para que os “portugueses e as portuguesas possam condenar e recusar a mentalidade que ia destruindo Portugal e que ia pondo em causa o euro e a Europa” [*]

Conversa de um dos conselheiros do cherne, aquele que fez ouvidos de mercador para se aliar ao Sheriff de Nottingham e que agora sonha ser delegado-mor do Sheriff de Nottingham na província rectangular:

Quero dizer que os Governos puseram os interesses dos bancos à frente dos interesses dos cidadãos. Por várias razões. Em alguns casos, porque os Governos identificam os bancos como campeões nacionais bons para os países. Em outros casos tem a ver com ligações financeiras. Muitos políticos seniores ou trabalharam para bancos antes, ou esperam trabalhar para bancos depois. Há uma relação quase corrupta entre bancos e políticos.

Claramente a Comissão e os seus altos funcionários não tinham a menor experiência para lidar com uma crise. Era uma anedota!

Se olhar para Portugal, o principal problema era a dívida privada. Antes da crise, a dívida pública era sensivelmente a mesma que na Alemanha – 67/68% do PIB – mas o grande problema que não foi de todo resolvido era a dívida privada que estava acima de 200% do PIB. Antes da crise, o que aconteceu em Portugal era, no essencial, bancos estrangeiros a emprestarem a bancos portugueses e estes a emprestar aos consumidores portugueses.

Numa união europeia, numa união monetária, governos e instituições europeias puseram os interesses dos bancos à frente do bem estar das pessoas?

Essa é a questão essencial. Estou inteiramente de acordo. Na primeira fase da crise, já foi suficientemente mau que os contribuintes tenham tido de salvar os bancos dos seus próprios países. Mas quando o problema alastrou a toda a UE, o que aconteceu foi que a zona euro passou a ser gerida em função do interesse dos bancos do centro – ou seja, França e Alemanha – em vez de ser gerida no interesse dos cidadãos no seu conjunto. O que é profundamente injusto e insustentável.

Só que a culpa não é dos ‘mal-comportados’ portugueses ou gregos, a culpa é de Angela Merkel que aceitou resgatar os bancos alemães com os empréstimos a Portugal e Grécia. É isso que é tão terrível, é que ao fazer justiça a Portugal e Grécia, está-se a confirmar, de facto, a narrativa incorrecta que os alemães se contaram a si próprios de que esta crise tem a ver com os maus do sul a quererem levar o dinheiro deles. Mas, de facto, o que aconteceu foi que Angela Merkel permitiu que os contribuintes alemães resgatassem, de forma indirecta, os bancos alemães. Esta é a tragédia. [**]

Comments

  1. Nightwish says:

    Isso é aquilo que qualquer pessoa com dois neurónios já sabe à muito.
    Infelizmente, há pouca gente qualificada.

  2. JgMenos says:

    Os bancos são o instrumento dos políricos para a compra de votos.
    A responsabilidade é TODA dos políticos!!!!!!

  3. l.rodrigues says:

    Ao ouvir isto de um ex-conselheiro do cherne fica a dúvida: O conselheiro aconselhou? O cherne ignorou o conselho? É por isso que ele agora é ex?
    Uma coisa é certa, toda a gente informada sabe isto há anos. Mas há muito pouca gente informada.

  4. José Peralta says:

    E não é despiciendo, a acrescentar às declarações do assessor que o cherne ignorou, recordar isto :

    http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=3166377&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

    http://www.jn.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=2273937&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

    E vejo o rastejante lambedor coelho, submisso, com a caixa de engraxate, a dizer, ( e já o tinha feito antes na Comissão Europeia ), que devemos “agradecer à Europa (leia-se angela merkel…) que tanto nos tem ajudado !!!!!!

    Um vómito, um tipo absolutamente repelente, um tumor maligno da Democracia !


  5. Alemanha – liberdade, igualdade e FRATERNIDADE dos comilões – coitadinho de Hollande que fica plo caminho


  6. Nightwich – sabe à muito é com H – não é o mesmo que ir à praça – sabe há muito – salvemos o português e rejeite-se o brasilês OA – só falta também abdicar da língua – estou há temo demais a ouvir aquele desgraçado do benfica que poluiu qualquer programa de futebólogos – já o que o antecedeu Cerban era igualmente “fino” – ao domingo só há futebol e comentadores desgraçados mas basto o do benfica para dar uma dimensão medíocre – ah e dizem que é JURISTA – da lusófona ?? nem isso – tirem-me este senhor da frente pois ao domindo não tenho mais nada mesmo com a VISITA guiada ao Musseu Bordalo Pinheiro da minha terra e não quero ouvir a sábia


  7. Bom-dia, desculpam-me para esta mensagem imprevista, mas é necessário que testemunho: Se reencontrar o sorriso é graças à esta Dame CINZIA Milani de quem recebi um empréstimo de 45.000€ para o meu projeto e dois dos meus colegas receberam igualmente empréstimos desta Senhora sem nenhuma dificuldade. Aconselho-os mais vocês não engano em pessoa. Se quiser certamente fazer um pedido de empréstimo de dinheiro para o vosso projeto e qualquer os. Publico esta mensagem porque Dame CINZIA Milani fez-me bem com este empréstimo. É por meio de um amigo que encontrei ceette Senhora honesto e generoso que permitiu obter este empréstimo de dinheiro. Então aconselho-vos que contacte-o e satisfá-los-á para todos os serviços que pedir-lhe -á. Para mais informação complementares tentam aa ele juntar-se email: cinziamilani62@gmail.com

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.