O PIB cresce quando o Porto é Campeão

futebol e pib
clicar para ver a 100%

Não sei quais foram os métodos usados por Carlos Guimarães Pinto para chegar às conclusões a que chega, mas suponho que tenha sido pura invenção.
Mas sabes uma coisa, João? Começando pelos últimos anos, em 2010 o Benfica foi campeão e o PIB desceu 3%. Já em 2011 o Porto foi campeão e o PIB subiu 5%.
Outro exemplo: em 2005 o Benfica ganhou o campeonato e o PIB subiu 3%. Mas no ano seguinte ganhou o Porto e o PIB subiu 5%. E no ano anterior, 2004, o Porto fora Campeão Nacional e Campeão Europeu e o PIB subira 14%.
Ou seja, o que me parece por estes números é que o PIB sobe mais quando o Porto é campeão e não o contrário. Para continuar a comparar, terei de ir a 1994, ano em que o Benfica foi Campeão pela última vez no séc. XX – já agora, nesse ano o PIB subiu 5%. Mas no ano seguinte, com o Porto Campeão, subiu 18%.
Os inícios dos anos 90 são paradigmáticos. Benfica campeão em 1989 e 1991 e subida do PIB de 8 e de 13%. Porto campeão em 1990 e 1992 e subida do PIB de 30 e de 22%.
E recuando mais ainda, poderia ir aos anos 80. O Benfica foi campeão em 1983 e 1984 e o PIB desceu 11% e 8%, respectivamente. O Porto voltou aos títulos e o PIB logo subiu 8% em 1985 e uns extraordinários 43% em 1986.
Os dados do Banco Mundial não deixam dúvidas. Podemos agora acabar com os disparates?

Nota: Limitei-me à comparação directa entre os campeonatos ganhos pelo Porto e pelo Benfica em anos consecutivos. Em quase todos os anos que não estão presentes no gráfico, foi o Porto o campeão, mas aí não havia termo de comparação com o Benfica. que desde 1983 ganhou apenas nos anos representados no gráfico.

Comments


  1. Bom dia,
    gosto de ver a preocupação que têm com o Sport Lisboa e BENFICA, um clube de uma freguesia (não é de uma cidade, nem de uma região, como costumam dizer), que de facto tem ganho um ou outro campeonato nos últimos anos, mas nada que chegue ao gigante que até mexe com o PIB, como se podem ver nestes números da liga: http://www.lpfp.pt/futebol/pages/espectadores.aspx?epoca=20122013&info=TopJogo

    Mas, agora a sério, esses números do PIB parecem-me completamente errados… Palpita-me, não me recordo de Portugal ter essas taxas tão grandes nos últimos anos, antes pelo contrário…

    JP

  2. Nuno says:

    “Esta entrada foi publicada em Humor” diz no final do texto publicado pelo Carlos Guimarães Pinto. Não leve o humor tão a sério. Nem após a vitória de sábado consegue relaxar e aproveitar 1 ponto de vantagem que leva para a última jornada. Nós Benfiquistas é que deveríamos estar com azia e a consumir baldes de Rennie. Descontraia amigo.

  3. Carlos Guimarães Pinto says:

    É de facto apenas uma brincadeira, mas os números são reais (baseados no Pordata), incluindo todos os anos desde 1961. Obviamente que o único motivo pelo qual os anos em que o Benfica é campeão têm aumentos de PIB superior é porque muitos desses anos terem ocorrido nas décadas de 60 e 70

  4. Carlos Guimarães Pinto says:

    leia-se ” é por muitos desses anos terem ocorrido nas décadas de 60 e 70″

Trackbacks


  1. […] do presidente do F.C. Porto, teve a honra de ser objecto de comentários, aqui no Aventar, do João José Cardoso (que remete para os cálculos de Carlos Guimarães Pinto) e do Ricardo Ferreira Pinto (que os […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.