A ocorrência de intersetado deveria preocupar muita gente. Pior: a co-ocorrência no mesmo texto de intersetado e intersetaram demonstra coerência e anula a habitual desculpa de mau pagador da gralha. Evidentemente, os suspeitos do costume continuam a assobiar para o lado. Isto acontecia antes do AO90? Não, não acontecia. E acontece porquê? Porque interceptado>intercetado>intersetado é muito simples e interceptado>intersetado uma improbabilidade, para não arriscar uma impossibilidade.


O teor da notícia merece comentários, sim, mas hoje é domingo.
PS: Obrigado, Manuel Araújo, pelo alerta.






São consequências do contracto A90
Qual é o mal de escrever “intersetado”?
Não se consegue ler corretamente? Eu diria que consegue.
Se “intersecção” se escreve com s, por que motivo há de “intercetado” escrever-se com c?
Dvemos simplificar a ortografia, para que todo o povo possa escrever corretamente.
Complicações só interessam a mandarins, que querem ser os únicos donos do saber.
Concordo
Eu dizia o mesmo aos meus professores… na práctica dá no mesmu, o que inporta é que nos entendamos.
Quando um ignorante quer falar sobre algo que desconhece, faz estas figuras.
Qual o valor da tua opinião se nem sabes distinguir “por que” de “porque”?
Esta degeneração da língua portuguesa advém do abominável acordo ortográfico. As pessoas deixaram de saber escrever e falar, tornaram-se semi-analfabetas.
Sim o acordo ortográfico é responsável por muita coisa, mas neste caso nem e isso.
Intersetado não existe em português, pelo menos no que aprendi há muitos anos. Para mim é uma gralha ortográfica e não passa disso
Não é crime nenhum, acontece a todos mesmo aqueles que tentam escrever correctamente.
Aos que querem inventar palavras novas, para esconder a sua profunda ignorância, temos pena
Ao que parece, interseptar está no dicionário. Sendo o p mudo…
Já não digo nada.
Qual o uso errado de por que?
O p antes do t no interceptado serve para ler o e como aberto e não fechado
Aprendi isso ha mais de 70 anos na escola primária.
Se não lhe ensinaram isso , temos pena. E o saber seja do que for felizmente não tem dono, ou se sabe ou se é ignorante
Não estamos a discutir nenhum p. Estamos a discutir se se deve escrever “intercetado” ou se é possível “intersetado”.
Sim tem razão porque o problema é de setas.
Como anda o ensino do português aí no Porto
Claro. É como a palavra “mepta” (de uma corrida de ciclismo), que se escreve com p para a distinguir da palavra “meta” (imperativo do verbo “meter”).
O artista que escreveu intersetado devia estar a referir-se a algum assunto relacionado com setas
Desculpe lá, ó Francisco…
…mas não entendeu o que se passou.
O muçulmano foi entalado entre dois agentes da PSP armados com setas.
São elementos da Brigada de Armas Tradicionais da corporação, que tem várias ramificações. Por exemplo, em Fafe há o Pelotão do Cacete, em Rio Maior o Esquadrão da Moca e em Vila Nova de Foz Coa a Companhia da Pedra Lascada.
Em Braga fica a Unidade da Seta, em homenagem ao São Sebastião.
Ou isso ou a PSP de Braga está infiltrada pela Opus Dei e os agentes partiram o herege em dois!
É capaz! Os Opusdeis são conhecidos por andarem com setas no bolso, para se mortificarem. Alguns adquirem mesmo o Síndrome dos Tomates Perfurados devido a essa prática.
Consta que um alívio de 24 horas só é permitido quando conseguem caçar um herege. O truque é dividi-lo ao meio para parecerem dois. Assim já podem ir de fim-de-semana mais descansados. É o que deve ter acontecido neste caso.
A opusdei antigamente era “dona” do Millenium.
Agora estão a dedicar-se ao jogo de cartas ?
Já lá havia poucos malandros!!??
Um péssimo instrumento ortográfico só poderia desaguar nisto (e em muitos outros de semelhante, igual e pior jaez). Ninguém diga que foi por falta de aviso.