Messi e Yamal: a conspiração

A common definition of conspiracy theory is the conviction that a group of actors meets in secret agreement with the purpose of attaining some malevolent goal (e.g., Bale, 2007).
— van Prooijen & van Vugt (2018)

***

O Mundial 2026 está prestes a chegar ao fim. Depois da eliminação de França e Inglaterra, ficámos a saber que a final de depois de amanhã, entre Espanha e Argentina, terá sido há muito combinada, pois fará parte de um plano diabólico engendrado pela FIFA. Quem nos conta os pormenores desta coisa sem ponta por onde se lhe pegue é Jimmy Fallon. Efectivamente, no domingo, teremos dois cabeças de cartaz: Lionel Messi e Lamine Yamal. Enquanto todos nos preparamos mentalmente para mais uma final, esta fotografia tem vindo a ser espalhada pelas redes sociais.

É uma foto verdadeira, digo-vos eu, que detesto inteligências artificiais utilizadas para falsificações, informações erradas e desinformações. Trata-se de facto de uma fotografia de Messi com o bebé Lamine Yamal. É mesmo, o próprio, é Yamal em versão bebé, com um ainda jovem Messi, numa fotografia autêntica de 2007.

Obviamente, já temos uma multidão a apontar o dedo à FIFA, acusando-a de ter preparado ao pormenor o guião de todos os jogos de futebol dos últimos anos. Isto é, não se trata de uma partida do destino. A manipuladora FIFA é que determinou a existência de uma final Argentina-Espanha, Messi-Yamal. Volta, Searle, eles não sabem o que fazem.

Fallon diz que isto é tudo um absurdo. Também acho. Só um nabo acreditaria numa história  tão mirabolante, certamente alimentada por quem odeia Messi e Yamal e, mutatis mutandis, futebol. No entanto… Se pegarmos num microscópio, ou mesmo numa simples lupa, reparamos em pormenores, no mínimo, interessantes.

O argentino Messi fez 39 anos no passado dia de S. João e tinha 20 anos no momento em que a foto foi tirada. Além disso, a fotografia é de 2007 e estamos em 2026. Com o auxílio de simples subtracções (39-20=19, para a primeira indicação; 2026-2007=19, para a segunda), concluímos que a foto foi tirada há 19 anos.

Aprofundando a teoria, verificamos que 19 é a idade actual de Yamal. Já agora, qual é o número da camisola de Yamal?  Exactamente: o número 19.

Calma, ainda não acabámos. E o número da camisola do Messi em 2007, ou seja, no ano daquela foto com o bebé Yamal? Qual era o número? Pensou em 19? Adivinhou! Isso mesmo: o 19.

1 de Novembro de 2007 Foto: Denis Doyle/Getty Images)https://www.gettyimages.be/detail/nieuwsfoto%27s/lionel-messi-of-barcelona-congratulates-ronaldinho-after-nieuwsfotos/77627549?adppopup=true

Para terminar, sendo hoje dia 17, qual será o dia da final? Como é depois de amanhã, lá está, é no dia 19!

Obrigado, Fallon, obrigado, Messi, obrigado, Yamal.

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana.

***

Comments

  1. Ora bem, qual é a credibilidade de que a FIFA é tão corrupta como o país anfitrião e é capaz de aldrabar resultados, logo numa competição sem decisões controversas com decisões que coincidem com maiores encaixes?

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading