
Cartoon: Nuno Saraiva
André Ventura, como populista que é, usa tudo o que pode para pôr as redes sociais a arder. Porque é, politicamente, um incendiário e um completo irresponsável, que não olha às consequências da sua demagogia, prejudique quem prejudicar. Todos os meios justificam o único fim que lhe interessa: poder absoluto.
Sendo o extremista que é, não será de admirar a figura absolutamente ridícula que ontem fez, e que agora transcrevo para vocês. Disse Ventura:
“Pessoal, vocês não vão acreditar, eu acho que ninguém vai acreditar, eu próprio tenho dificuldade de acreditar que isto que eu tenho aqui é verdade. Vocês sabem que o Parlamento português aprovou hoje uma deslocação do Presidente da República – pá, eu tenho que olhar para isto bem que eu tenho que ter a certeza disto – para ir com os nossos impostos e o nosso dinheiro à Alemanha a um Burgerfest. A um festival de hambúrgueres. O CH votou contra, como é evidente, isto é uma bandalheira, mas sabem porque é que isto passa, porque é que estas coisas passam? Porque vocês não sabem disto, vocês não se revoltam com isto porque não sabem. Então eu vou-vos dizer isto: o Parlamento aprovou hoje a ida do nosso Presidente da República, a nossas expensas, às vossas expensas, à Alemanha, a um festival de hambúrgueres. Agora digam o quão ridículo isto é. O quão estúpido isto é.”
Marcelo foi convidado para estar no Bürgerfest 2025, um evento anual realizado na residência oficial do presidente alemão, que celebra o trabalho voluntário e o envolvimento cívico dos cidadãos. E Portugal é o país homenageado na edição deste ano. Bürgerfest significa, literalmente, Festa do Cidadão. Numa coisa, Ventura tem razão: isto é mesmo ridículo. E estúpido. Mas só porque Ventura não conseguiu evitar a diarreia mental.
Ventura não é um político sério. É um demagogo e um populista.
Se fosse um político sério, tirava a limpo o que realmente se passava, algo que faria com facilidade, agora que tem milhões dos contribuintes para fazer propaganda e espalhar notícias falsas.
Mas optou para fazer este papel patético que causa vergonha alheia.
Optou por gozar com a cara e a inteligência dos portugueses, porque assume que somos todos estúpidos e que comemos qualquer coisa que saia daquela matraca.
E, claro, porque a ideia de Marcelo num festival de hambúrgueres serve na perfeição a agenda radical de instigar a revolta e a indignação. De pôr tudo a arder.
E acha esta anedota com pernas que tem capacidade de governar o país, quando não tem os mínimos de diplomacia, cultura geral ou sequer a humildade para tirar a limpo as barbaridades que regurgita.
De facto, estou como Ventura: não consigo perceber como é que as pessoas não se revoltam com tanta mentira, tanta manipulação, tanto ódio, tantos bandidos e tanta impreparação. Imaginem a vergonha que passaria a nação, com um Tiktoker pateta como este à frente do governo de Portugal.






Entretanto, são detidos mais uns criminosos burros do gangue, mas para o culto será sempre fruto de uma conspiração.
Agora, como já alguém escreveu, é Marcelo convidar o chanceler alemão a vir à festa da Chanfana!
Pois tá bem! E quem é que escreveu?
É para ser incluído nas listas de candidatos a asno do ano.
O Miguel Branco estava a tentar ser sarcástico
Ah! Poi’tava!
O Ventura não é burro ou ignorante e não acredito que um ex seminarista e advogado não soubesse do significado da palavra alemã e a confundisse com hambúrguer
O problema dele foi que estando habituado a falar para um certo tipo de pessoas que lhe aceitam acriticamente todas as bacoradas, aejam verdadeiras ou falsas, desta vez correu mal..
A alarvidade era tão grande que os canais da TV msinstream pegaram no assunto e ele ficou mal na fotografia
Até o Correio da Bosta onde tem de certo muitos aficionados, falou no assunto
Mas por aqui se poderá avaliar da honestidade intelectual de um político, como o Ventura.
Exacto! O problema é, precisamente, haver um grande número de pessoas que, de facto, come qualquer coisa que saia daquela matraca.
Para correr mal, tinha que ter algum custo. Teve?
Ha pouco vi um cartaz com caras para burgermeister, pensei que era um concurso para o mestre dos hamburgers, algo ao estilo mestre chefe. Fiquei desiludido.
Vai ficar grudado ao personagem. Tão cedo não se livrará desta. O burg(u)eso foi apanhado……………
Esmaga esmaga……tambem não passava dos 2% e……voilá. O povo cagando para os pseudo intelectuais politicos e analistas da politica e opinadeiros em geral.
Mas é bom que os matumbos saibam que o Ventura foi a Madrid apoiar os que matam as crianças a fome.
Mas alguns deles chegam a dizer cobardemente que não têm nada com isso
Sim, porque realmente esta malta é penalizada quando apanhada a dizer (ou fazer) bacoradas
Ventura arrasado.
Já deve estar a meter os papéis prá reforma
Claro. Com tantos asnos que há entre a população portuguesa e normal que quanto mais alarvidades o sujeito diga mais votos tenha.
E meu grande animal. Desde quando é que simplesmente não confundir cidadãos com hambúrgueres e ser pseudo intelectual ou o diabo que vos carregue?
Meus queridos fascistas.
Se e sofrimento que querem vão ceifar no Alentejo a antiga, com foice e de sol a sol.
Ou vão para o trabalho descalços no Inverno. Se o Chega for Governo talvez tenham mesmo de o fazer para poupar os sapatinhos.
Ou se estão mesmo fartos da vida na democracia que tanto odeiam comprem uma boa corda e enforquem se. Ou, em alternativa emigrem para a Argentina de Milei que com tanta gente a fugir de lá há de haver lugar para vocês.
Não nos lixem e a vida mais do que já está.
Vão para o diabo que vos carregue.
Portugal precisa de menos asnos e mais baleias. Por um Portugal de bem.