Morreu o aventador Norberto Pires

Faleceu Norberto Pires, vítima de acidente rodoviário.
Entre as muitas actividades que mantinha, era também autor no Aventar. O jornal Diário As Beiras relata as circunstâncias e fala um pouco sobre o Norberto.

Engenheiro Físico, Norberto Pires doutorou-se em Engenharia Mecânica, especialidade de Automação e Robótica, em 1999. Atualmente, era professor associado, com agregação, na Universidade de Coimbra. A sua grande atividade de cientista e investigador levou-o a publicar inúmeros artigos em revistas especializadas e a desenvolver projetos inovadores de transferência de tecnologia, nomeadamente, na área da robótica.
Norberto Pires era também conhecido pela intensa intervenção social, nos meios de comunicação social convencionais (imprensa e rádio), mas também nos novos media, quer colaborando com o canal web Coimbra TV quer, sobretudo, recorrendo às redes sociais para tomadas de posição de grande desassombro e profunda independência, política e intelectual.
No plano político, foi nomeado presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em 2012, um ano após ter deixado a presidência do conselho de administração do Coimbra iParque. Em 2013, concorreu à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, tendo sido eleito vereador.

[Diário As Beiras, 2021/08/11]

Como Aventador, recordamos a sua postura cordata e de intervenção pública na sociedade.
A maior parte de nós, aventadores, não chegou a conhecê-lo pessoalmente. Mas o respeito não é menor por causa disso. Era um de nós.
As nossas sinceras condolências à família e amigos.

Até sempre, Norberto.

Comments

  1. Paulo Marques says:

    Os meus pêsames.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading