Aqui por Espanha anda uma valente escandaleira por causa do sistema de espionagem de seu nome “Pegasus”. Resumindo: os telefones de alguns dos dirigentes independentistas da Catalunha, do próprio Pedro Sánchez (Primeiro-ministro de Espanha) e da sua ministra da defesa foram alvo de espionagem, de escutas através deste sistema Pegasus. No caso dos independentistas da Catalunha, o “Catalangate”, a coisa alegadamente foi realizada pelos serviços secretos espanhóis. Já no caso dos membros do governo espanhol, alegadamente, a coisa foi feita pelo governo de Marrocos.
Ora, o sistema de espionagem Pegasus foi criado pela empresa israelita NSO Group e pelo que se vai sabendo, vários governos por esse mundo fora chamam-lhe um figo e toca a usar a coisa. Este sistema permite espiar qualquer pessoa desde que esta tenha um telemóvel e esteja o dito ligado ou desligado conseguem ouvir e ver tudo. Neste LINK pode ver o que é, o que faz e, diz o La Vanguardia, até pode qualquer um dos leitores verificar se este software já está instalado no seu telemóvel.
Será que em Portugal já é utilizado? Fica a pergunta…
Virou-se o feitiço contra o feiticeiro 🧙♂️
O putinista Snowden ri-se.
Será que o nosso querido líder do mundo livre também aprovou, como aprovou a espionagem da eurolândia? Percam os próximos capítulos, porque vão ser mais do mesmo.
Este sistema permite espiar qualquer pessoa desde que esta tenha um telemóvel
Creio que só funciona com smartphones e, mesmo esses, não de todas as marcas.