Pegasus – Espionagem à moda do 007

Aqui por Espanha anda uma valente escandaleira por causa do sistema de espionagem de seu nome “Pegasus”. Resumindo: os telefones de alguns dos dirigentes independentistas da Catalunha, do próprio Pedro Sánchez (Primeiro-ministro de Espanha) e da sua ministra da defesa foram alvo de espionagem, de escutas através deste sistema Pegasus. No caso dos independentistas da Catalunha, o “Catalangate”, a coisa alegadamente foi realizada pelos serviços secretos espanhóis. Já no caso dos membros do governo espanhol, alegadamente, a coisa foi feita pelo governo de Marrocos.

Ora, o sistema de espionagem Pegasus foi criado pela empresa israelita NSO Group e pelo que se vai sabendo, vários governos por esse mundo fora chamam-lhe um figo e toca a usar a coisa. Este sistema permite espiar qualquer pessoa desde que esta tenha um telemóvel e esteja o dito ligado ou desligado conseguem ouvir e ver tudo. Neste LINK pode ver o que é, o que faz e, diz o La Vanguardia, até pode qualquer um dos leitores verificar se este software já está instalado no seu telemóvel.

Será que em Portugal já é utilizado? Fica a pergunta…

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Virou-se o feitiço contra o feiticeiro 🧙‍♂️

  2. Paulo Marques says:

    O putinista Snowden ri-se.
    Será que o nosso querido líder do mundo livre também aprovou, como aprovou a espionagem da eurolândia? Percam os próximos capítulos, porque vão ser mais do mesmo.

  3. Luís Lavoura says:

    Este sistema permite espiar qualquer pessoa desde que esta tenha um telemóvel

    Creio que só funciona com smartphones e, mesmo esses, não de todas as marcas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.