A descomunal tareia de Meloni em Macron

Não obstante a dissidência intelectual e política com a Primeira-Ministra de Itália, não desprezo nunca uma lição de história, venha ela de Adriano Moreira ou de Fernando Ruas, avatares que cito como mera explicação à distância que os separa, sobretudo politicamente.

Vem isto a propósito da tareia, um autêntico massacre ao esquecimento das vicissitudes da história, que a Senhora Giorgia Meloni desferiu sobre o presidente francês, Emmanuel Macron.

Pelos vistos, o nada arrogante, pouco ostentoso, quase inexistente tribuno e chauvinista graduado classificou os italianos como “irresponsáveis”, “cínicos” e “repugnantes”.

Perante as insistências dos meios de comunicação, a Senhora Meloni não se fez rogada, juntou uns milhares para ouvi-la, puxou a culatra atrás e disparou de rajada: “Os irresponsáveis, Emmanuel Macron, são aqueles que bombardearam a Líbia porque não queriam que a Itália obtivesse concessões energéticas importantes junto de Kadhafi, e nos deixaram perante o caos das migrações ilegais que ainda estamos a enfrentar”.

Tinham soado as primeiras palmas. Com esse respaldo, sempre conveniente, recarregou a voz e acrescentou: “Os cínicos, Emmanuel Macron, são os franceses que mobilizam a polícia para devolver qualquer imigrante que tente atravessar a fronteira ítalo-francesa de Ventimiglia”.

Créditos: Vesuvius.it

Cresceram os aplausos e os incentivos. Cada vez mais efusiva, atirou: “E acima de tudo, e porque as coisas devem ser ditas sem eufemismos, repugnante… repugnante é a França, que continua a explorar a África, imprimindo dinheiro para 14 países africanos, cobrando-lhes taxas de cunhagem, impondo trabalho infantil nas minas, e por extrair matérias-primas, como acontece no Níger, onde a França extrai 30% do urânio de que precisa para alimentar os reactores (das suas centrais) nucleares, enquanto 90% da população do Níger vive sem electricidade”.

Com a audiência em êxtase, Meloni, qual Nilda Iotti, mas de direita assumida, deu o tiro de misericórdia no Senhor Emmanuel do Eliseu: “Não nos venha dar lições de moral, os africanos estão a abandonar o continente deles por sua culpa, Macron. A solução não é transferir africanos para a Europa, mas libertar África de alguns europeus. Não aceitaremos as suas lições de moral, estamos entendidos?”.

Para frase assassina como conclusão de um libelo, é difícil encontrar melhor.

Podemos discordar da práxis política de ambos, mas o inquilino da sede da République esteve muito mal. De facto, o célebre ditado popular de “quem tem telhados de vidro…” foi profusamente ilustrado na contundente e tórrida catilinária da Senhora Meloni (https://www.facebook.com/reel/531659555619186?s=chYV2B&fs=e).

Os corolários serão sempre demolidores para quem bate de frente com uma mulher italiana… Macron, de certeza, não viu os filmes do neo-realismo italiano!

Comments


  1. Não tenho grande apreço pela Sra. Meloni, mas está coberta de razão no que disse, e só se perderam as que caíram no chão. Porque ele é, comprovadamente, o mais cínico dos líderes europeus. É ver como criticou a “prima” da senhora Meloni, a Sra. Le Pen, pelas propostas de alteração às leis da imigração e depois aprovou leis ainda mais limitativas da entrada de migrantes do que as propostas pelos “populistas”.

    • Tuga says:

      ““populistas””

      Que nome tão carinhoso para assumidos neo nazis

  2. Paulo Marques says:

    Para frase assassina como conclusão de um libelo, é difícil encontrar pior do que ir novamente à eugenia (via grande substituição… de um povo que, tal como o nosso, sempre foi mestiço) e à violência do bem.
    Mas isto dos proto-fasços deturparem a essência não é nada de novo.

  3. Luís Lavoura says:

    Pelos vistos, o nada arrogante, pouco ostentoso, quase inexistente tribuno e chauvinista graduado classificou os italianos como “irresponsáveis”, “cínicos” e “repugnantes”.

    Onde e quando fez Macron isso? Tem algum linque onde se possa ver?


  4. O post perfeito para explicar porque é muitos dos eleitores do Chega eram anteriores eleitores do PCP e restante extrema-esquerda.

    • Paulo Marques says:

      Explica, desde que se acredite em vibes pré-concebidas e não se olhe para os dados. O centrismo é muito bonito na sua simplicidade.

    • Carlos Almeida says:

      “O post perfeito para explicar porque é muitos dos eleitores do Chega eram anteriores eleitores do PCP e restante extrema-esquerda.”

      Pouco convincente. O que significa a palavra “muitos”

      Mesmo esses “muitos” devem andar distraídos, quando o ex seminarista da extrema direita Portuguesa convida reconhecidos neo fascistas , conforme a seguinte noticia da SIC Noticias

      “O líder do Chega anunciou esta sexta-feira que o ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, vão estar em Lisboa em maio para um encontro organizado pelo partido com figuras da extrema-direita de vários países.”

    • Tuga says:

      Ate o Correia da Bosta despediu o neo nazi Ventura, que la foi colunista.

      Foi despedido por afirmações racistas e extremistas

      E o que afirma o exprsso

      https://expresso.pt/politica/2023-04-06-Criamos-esta-figura-de-Andre-Ventura-admite-ex-diretor-do-CM-e-da-CMTV.-Oica-aqui-o-5.-episodio-do-podcast-Entre-Deus-e-o-Diabo-5520794d