Furacão eleitoral

Em parelo com a divulgação das sondagens que apontam para o PS em queda nas intenções de voto, assistimos à participação de António Costa numa reunião da Protecção Civil para acompanhamento do furacão que passou ao largo dos Açores, sem que o alarido comunicacional que o antecedeu se tivesse concretizado. É a campanha eleitoral a funcionar, o que revela muito sobre a sua utilidade quando realizada nestes moldes.

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Pedro Abrunhosa – Músico
    2 de Outubro de 2019

    COMO TANCOS SALVA A DIREITA DE SI PRÓPRIA

    Quando, em 2016, a poucos dias das eleições presidenciais norte-americanas, James Comey, então director do FBI, decidiu abrir um inquérito sobre alegadas irregularidades na utilização do e-mail pessoal de Hillary Clinton por parte da candidata, o resultado final da já então titubeante disputa entre Trump e a ex-secretária de Estado ficou decidido. O resto é história. Da mesma forma, nesta semana, e na sequência do criminoso assalto a Tancos ocorrido há dois anos, a putativa influência do Ministério Público, após deduzir acusação contra Azeredo Lopes, na decisão dos portugueses atribuírem ou não maioria absoluta ao PS será determinante.

    Embora distantes na essência, na matéria e no direito, talvez a nenhum dos dois casos seja estranho o sentido de oportunidade na cronologia dos calendários eleitorais. Se assim for, por muito que Rui Rio tenha esbracejado contra o favoritismo deste Governo pelos magistrados, parece que os factos não lhe dão razão. Pelo contrário: com um vulgar assalto feito por Rambos-de-Meia-Tigela, caiu nas mãos da oposição, sobretudo à direita, um balão de oxigénio que será espremido, séria ou demagogicamente, até à segunda-feira subsequente ao acto eleitoral. Maioria absoluta ou não, daqui a uma semana, “à Justiça o que é da Justiça”, como diz, e bem, António Costa. Curioso é que esta ande mais depressa nestas semanas e mais devagar no pousio dos mandatos. A propósito: como vamos de Salgado, Bava, Granadeiro, Sócrates e Marquês?

    Tancos teve pelo menos a virtude de, além de trazer para o debate público o mistério do ‘achamento’, outorgar ao CDS verdadeiras razões para exigir responsabilidades políticas ao Governo, abandonando, até ver, o lancinante discurso de Calimero: querem acabar com os nossos valores, as nossas tradições, a Família, a Pátria e, talvez, autoridade. Se acabar com isso tudo significar pôr fim às touradas, manter os direitos no casamento gay, ao mesmo tempo que se sobe o salário mínimo, se aumenta a tributação sobre o consumo de produtos petrolíferos, se mantém vivo e recomendável o SNS, e tudo isto dentro de um quadro económico sustentado, então vamos a isso. Tem o CDS toda a razão. Afinal é para isto mesmo que existe uma esquerda e uma direita.

    A segunda virtude de Tancos é ter sido salvífico para Rui Rio que, após um brilhante debate com o primeiro-ministro em que mostrou estar à altura da única matéria que dá alguma alma àquele ar arreliado, a contabilidade, consegue diminuir, ainda que residualmente, o fosso que separa PSD do PS nas intenções de voto. O homem que esvaziou o Porto como está a esvaziar o PSD – massa crítica, identidade, desígnio -, lá vai carregando a caravana pelas ruas do país longe das arruadas laranja de outrora. Como no Porto, talvez estas eleições sirvam para renovar o partido, uma vez terminadas. Trazer chama e visão à liderança do PSD urge, porque é fundamental para o país que a direita se reencontre como parceira de um centro comum para esvaziar a chico-espertice saloia da ladainha populista.

    • Paulo Marques says:

      Discordo de duas coisas:
      – O caso é bastante mais simples de investigar do que os casos económicos, graças à ampla liberdade de obscurecer os fluxos de capital;
      – O país não precisa de uma direita, já a tem a Bruxelas a garantir que o acima nunca mude.

    • José Peralta says:

      “Quando, em 2016, a poucos dias das eleições presidenciais norte-americanas, James Comey, então director do FBI, decidiu abrir um inquérito sobre alegadas irregularidades na utilização do e-mail pessoal de Hillary Clinton por parte da candidata, o resultado final da já então titubeante disputa entre Trump e a ex-secretária de Estado ficou decidido” . (Pedro Abrunhosa)

      Sem dúvida ! E a comparação que faz com as eleições nos EUA, faz-me lembrar o famoso e escabroso caso das vítimas da Casa Pia, destinado “a cortar a cabeça” ao PS, e onde, pelo menos duas pessoas, foram vilmente acusadas, e transportarão até ao fim das sua vidas, um indelével ónus da culpa !

      Por fim, a minha declaração de princípios : Fui, e sou apoiante de um dos partidos da “geringonça”, mas não do PS, e sou contra uma sua eventual maioria absoluta !

      Tão contra, como contra esta e outras oportunas manobras políticas do “isento” Ministério Público…

    • Fernando says:

      Já o roubo da nomeação que Bernie Sanders sofreu em 2016 por parte da campanha de Clinton isso não interessa nada…

  2. As sondagens só têm um único intuito: manipular os resultados eleitorais. Já vi sondagens darem a maioria absoluta a Fernando Gomes na câmara municipal do Porto e depois Rui Rio vencer. Já vi sondagens darem a vitória a Sócrates quando depois o PSD ganhou com 10% dos votos. Já vi sondagens na Inglaterra darem a vitória aos que queriam ficam na UE e a vitória dos Clinton face ao candidato mais ridicularizado da história.
    Já vi sondagens para todos os gostos, mas todas têm sempre um intuito: manipular a opinião pública.

    Estou para ver, por exemplo, os 5% que já se apontava ao PAN depois das europeia se vão concretizar ou não.

    De resto nada acontece por acaso. Que grande coincidência, por exemplo, o processo do Ministério Público sobre as armas de Tancos ter reaparecido a céu aberto em plena campanha eleitoral.

    • j. manuel cordeiro says:

      Exacto, nada acontece por acaso. Aqui, o Ministério Público, esse monumento à incompetência, resolveu passar uma mensagem bem clara a todos os que têm telhados de vidro.

  3. Julio Rolo Santos says:

    Antônio Costa, pelos vistos, não sabe apagar fogos mas disponibiliza-se para enfrentar o furacão e todos os que lhe seguirem mas, á última hora, recua e manda os seus ministros. Será que o negócio dos fogos não lhe interessam? Em campanha eleitoral os políticos escolheram Tancos para tema de conversa e nem uma palavra para os incêndios que, mais uma vez, varreram o país. Com o negócio dos fogos milhares de pessoas vão perdendo o seu sustento e ninguém se importa. Um furacão que assusta mas não mata deixa os políticos com os cabelos em pé. Vamos lá entender esta corja.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading