Vem aí uma época de reforço de Lobbies…

Em vésperas de Portugal assumir a Presidência do Conselho da União Europeia, mais de 60 organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram uma carta aberta exigindo que, em especial durante este período, o interesse público seja colocado acima dos interesses empresariais. Concretamente, a carta apela a que:

  • o Governo português assegure que os interesses empresariais não tenham acesso privilegiado às suas decisões durante a Presidência (e para além dela)
  • sejam promovidas políticas livres de interesses da indústria de combustíveis fósseis. E acrescenta: “Foi chocante saber que o plano de recuperação do coronavírus do Governo português foi elaborado por um representante da indústria dos combustíveis fósseis. Este tipo de acesso privilegiado deve terminar imediatamente; é contrário ao interesse público e profundamente inapropriado.”
  • seja defendida a transparência legislativa e de lobbying, sendo o Governo instado a “impulsionar o seu registo nacional de transparência dos lobbies, implementando urgentemente a proposta de lei nacional sobre lobbies.” e
  • que o Governo português abra o seu processo de tomada de decisões sobre a UE para permitir o escrutínio por cidadãos e deputados portugueses, afirmando a carta que: “os deputados em Portugal não têm grande capacidade de responsabilizar o Governo pela sua tomada de decisões da União Europeia, nem de escrutinar essas posições antes de serem apresentadas em Bruxelas.

Enfim, vamos tentando fazer ouvir a nossa voz nesta luta de David contra Golias…

Comments

  1. Luís Lavoura says:

    o plano de recuperação do coronavírus do Governo português foi elaborado por um representante da indústria dos combustíveis fósseis

    Como assim? Ele elaborou esse plano enquanto representante dessa indústria? Não creio… Será que o facto de alguém ser, ter sido, ou presumivelmente ser, ou presumivelmente ter sido, lobbyista dessa indústria desqualifica essa pessoa para fazer outras coisas?

    • Pimba! says:

      O que é lídimo é que alguém intelectualmente desonesto esteja desqualificado de fazer perguntas.

  2. JgMenos says:

    60 lobistas querem conhecer os restantes.

    • POIS! says:

      Pois é!

      E ninguém manifestou o interesse em conhecer V. Exa! Que injusto!

      Ao Menos um postalinho, um emailzinho, um miminho…

      Triste país em que os Grandes Vultos acabam, sem apelo nem agravo, imersos em profundérrima solidão!

      Que ao Menos esta dê a V. Exa. força para continuar a comentar com esta eloquência! O nosso agradecido obrigado!

      • JgMenos says:

        Enfim uma nota encorajadora e cheia de humildade esquerdalha’, oxímoro só possível em raras combinações astrais.

        • POIS! says:

          Pois foi!

          Foi possível num raro alinhamento de constelações: a Oliveira alinhada com a Cerejeira. Só acontece umas sessenta e tantas vezes em cada 48 anos. Com um bocado de sorte terá ocorrido no momento da concepção de V. Exa.

    • Paulo Marques says:

      Lobo Xavier, Marques Mendes e Marco António estão com os escritórios abertos, apareça.

  3. Paulo Marques says:

    “Momento histórico”… para que tudo continue na mesma. Siga a Eurolândia.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.