Quiosque Regional, #5, Região de Cister

quiosque regional 005 região de cisterRegião de Cister

Apresentação

O Região de Cister é o semanário de referência nos concelhos de Alcobaça e Nazaré. O jornal foi fundado em março de 1993 e, desde então, tem mantido a publicação de forma ininterrupta. Em março de 2014, o Região de Cister foi adquirido pela Banda de Alcobaça à empresa Prosa Perfeita e, desde então, o projeto tem vindo a sofrer mudanças ao nível editorial e comercial, procurando adequar o jornal ao interesse das populações dos dois concelhos que serve. O Região de Cister é o único semanário nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, dispondo de um corpo editorial capaz de responder aos desafios do futuro dos media. A edição em papel tem uma tiragem média semanal de 3.000 exemplares. O jornal tem um website renovado desde agosto de 2014 e tem organizado diversas iniciativas editoriais inovadores, nomeadamente o projeto Rede PME, as conferências públicas Made in Cister e, mais recentemente, lançou mesmo “O Jogo do Mosteiro”, um jogo de tabuleiro sobre a história do monumento. Desde março de 2015 que a redação do Região de Cister assegura os noticiários da Rádio Nazaré, numa parceria inovadora no âmbito da imprensa regional no nosso país.

Última edição

Destaques da edição de 5 de Maio

região de cister01_109

Outros artigos

image

Quando o andebol é (mesmo) para todos

Joaquim Paulo

Tânia ri-se. Sabe que já fez asneira, mas isso não a impede de seguir o exercício com a bola de andebol nas mãos. Só se detém quando remata à baliza. A treinadora procurou corrigi-la, mas já não foi a tempo. “Quantos passos podemos dar com a bola na mão?”, questiona Isabel Carolino, técnica do Cister Sport de Alcobaça, que há pouco mais de um ano abraçou o projeto Andebol4All, proposto pelo clube ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça. Tânia sabe que só pode dar três, mas os problemas físicos impedem-na de correr de forma coordenada e, por isso, de quando em vez falha o gesto técnico. Ainda assim, continua a sorrir e a tentar ser melhor jogadora. As quartas-feiras são sempre dias diferentes para o grupo de 14 clientes do Ceeria que, durante cerca de uma hora, treina afincadamente no pavilhão da Escola D. Pedro I, em Alcobaça. Os atletas ouvem as instruções dos treinadores e procuram apurar a técnica individual. Mas Isabel Carolino sabe que o processo de aprendizagem não é constante.  (Continuar a ler…)

A culpa não é de todos

Nuno Gonçalves

Não sei de quem é a culpa. Ninguém nunca sabe. Mas o certo é que a vida nos muda o rumo sem nos apercebermos porquê. É um clássico dos nossos dias. A mudança de rumo sem estarmos à espera. Portugal e os portugueses mudam de rumo bruscamente e nunca sabemos bem porquê.

Durante anos levei amigos, músicos e até um dos melhores produtores de música do Mundo ao Mosteiro para ouvir o Luís cantar. Sentia um orgulho tremendo porque o nosso mosteiro afinal não era só bonito pelas paredes estáticas, pelas salas de perder a vista. Não era bonito apenas pelos jardins que de uma forma ou de outra, alguns de aspeto estético duvidoso, se vão mantendo. Era bonito porque havia uma voz que mantinha vivo e unido tudo aquilo. A voz do Luís. A voz do Luís não é só do Luís, é de toda a cidade e arrisco-me a dizer que é de todos aqueles que o ouviram a cantar naquelas salas. O Mosteiro de Alcobaça é assim também do Luís. O problema é que as coisas acontecem… As coisas que ninguém sabe bem porque é que se decidem… Há uns anos recordo-me de entrar no mosteiro pois queria ouvir a água a correr ao fundo da magistral cozinha. Alguém me disse, a água já não corre… – Porquê? (Continuar a ler…)

Bilhete de Identidade

http://www.regiaodecister.pt/pt
Telefone: 262 598 627
Telemóvel: 910 015 531
Fax: 262 597 613
Email: geral@regiaodecister.pt
Rua Frei António Brandão, 119
2460-047, Alcobaça

Nota do Aventar

Esta é a quinta edição do Quiosque Regional, uma iniciativa do Aventar destinada a divulgar a imprensa regional, incluindo a presente na diáspora. Pode usar o nosso formulário de contacto para sugerir o seu jornal regional de eleição. Teremos todo o gosto em o considerar para futura publicação.

Cada semana teremos um jornal regional em destaque, realçando:

  • Uma apresentação do jornal;
  • Uma selecção de artigos, que podem continuar a ser lidos no próprio jornal;
  • Dados objectivos do jornal.

Leitura adicional:

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading