A Wikipédia é coisa de comunas; vamos criar uma Wikipédia para direitolas. 


Foi o que fez o escritor de ficção científica e militante de extrema-direita Vox Day, pseudónimo literário de Theodore Beale. Para isso, copiou os conteúdos da Wikipédia para um novo site, o Infogalactic (muito bom começo para quem endeusa a propriedade privada) e “convida” os leitores a endireitarem os conteúdos. Bom, simula que convida, pois a criação de contas que permitam editar conteúdos está sujeita a aprovação e, actualmente, nem sequer está a aceitar novas contas. Controlo sob as alterações, portanto.

Vox Day defende que um apoiante de Trump, de extrema-direita, não deveria ter que ler os mesmos conteúdos que um marxista leia. Por trás desta simples ideia está um gigante de preconceitos.

Por um lado está a hipótese de o conhecimento ter um lado político. Quem consulta a Wikipédia sabe que a sua linha editorial coloca grande ênfase no fornecimento de citações como forma de validar a informação. Consultando o site Infogalactic, vemos que o mesmo não é regra. Por exemplo, a página referente ao activista de extrema-direita Mike Cernovich, que no Infogalactic é selectivo quanto a referências para o que é afirmado, descreve-o como sendo um respeitado autor de grande sucesso, “jornalista independente”, “escritor, advogado e realizador de documentários”. Já na Wikipédia, é apresentado como sendo uma “figura das redes sociais, escritor e defensor de teorias da conspiração”. E são apresentadas referências para o demonstrar.

Outra enormidade reside no conceito de ser preferível alguém não ler sobre ideias opostas às suas crenças. Em vez de se procurar abrir os horizontes a outras formas de ver o mundo, esta tentativa de publicações emparedadas procura limitar a exposição a dogmas, e pior, potencialmente manipulados, para dar cobertura a uma certa mundividência.

Este projecto de reescrita do conhecimento não é único. Por exemplo, os fanáticos da supremacia branca têm a  Metapedia e os conservadores cristãos podem aceder à Conservapedia com a segurança de que Darwin será tratado como um atrasado mental. É a realidade fake news aplicada ao conhecimento. Não sendo possível a certos grupos controlarem o que se publica, geram a confusão, desde as notícias inventadas, até ao conhecimento maquilhado, por forma a se criar um clima de crença em nada – nem no que esteja carregado de verdade. Passa a ser, também, fonte para”citações” que a extrema-direita pode usar como “fundamentação” das suas afirmações.

Se as facções que defendem o fim da neutralidade da rede ganharem, muita da auto-publicação edição colaborativa acabará, mais cedo ou mais tarde, por desaparecer, fazendo crescer a importância relativa de grupos militantemente muito organizados, como a extrema-direita. Enquanto tal não acontece (é uma questão de tempo; os grupos de pressão conducentes ao controlo da Internet, nos EUA e na UE, são fortes e têm marcado pontos), aqui fica esta posta sem consequência. Boas leituras, nesta net ainda (quase) neutra.

Artigo baseado no texto da Wired “Welcome to the Wikipedia of the alt-right“, de leitura muito recomendada.

Comments

  1. Ricardo Almeida says:

    Até aqui achava que a extrema-direita era apenas uma posição ideológica. Perigosa, anti-democrática e na origem das maiores catástrofes sociais da nossa história, mas não passava disso.
    Hoje começo a achar que a tendências de extrema-direita podem ser sintomas de distúrbios mentais graves e de sérios problemas de incompatibilidade social.
    Parece que nesta terra há cada vez mais cegos que não querem ver e ainda por cima insistem em ignorar os que têm olhos…

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s