Fabricated news

Há mais um epíteto a juntar à definição de fake news. Já aqui tinha sido referido que boatos, assassínios de carácter e campanhas negras são sinónimos de um certo tipo de peças com presença na comunicação social. São, frequentemente, ataques ad hominem, com objectivo de desacreditar alguém, matar o mensageiro ou, simplesmente, condicionar alguma acção.

A acrescentar a esta lista, a desonestidade intelectual consiste na propositada deturpação de argumentos com o objectivo de se fazer valer um ponto de vista. Chamar-lhe fake news não seria exacto, pois em causa não está uma notícia, apesar de esta expressão já ter evoluído para adjectivar tudo o que não se aprecie no mundo jornalístico. Esta forma de manipulação consiste em ignorar outros lados do tema, descontextualizar ou fabricar dados, ou não aplicar o mesmo padrão a situações comparáveis.

Atente-se, por exemplo, no editorial de Manuel Carvalho, hoje no Público.

Escreve Manuel Carvalho, a concluir o artigo:

“Como ninguém quer perder os votos dos docentes, toca a rasteirar o Governo. Mas com jeito, de modo a que não caia. Até porque, lá está, mais tarde alguém há-de pagar a conta.

Neste texto, na linha de diversos outros do mesmo autor, Carvalho insurge-se perante a eventualidade de os professores virem a ter contado o tempo de serviço em que… estiveram ao serviço. Dizem que terá um custo orçamental, pelo que dou de barato que assim seja. Não é relevante para o ponto aqui em discussão.

A questão que devemos colocar é a seguinte. Com que legitimidade entrega o Estado dinheiro à banca quando, ao mesmo tempo, afirma que não tem dinheiro para pagar aos professores, funcionários judiciais, médicos, juízes, enfermeiros, e todos os outros que viram os seus vencimentos congelados e cortados?

Manuel Carvalho pratica esse duplo-pensar. Vocifera que “mais tarde alguém há-de pagar a conta” quando em causa está pagar a quem trabalhou. Mas remete-se ao silêncio perante os milhares de milhões de euros enterrados nas dívidas privadas da banca (*).

Eis o que poderíamos chamar de fake news do pensamento, já que a expressão serve para tudo. Ou então, simplesmente fabricated news, que até seria mais exacto, dado o carácter fabricado do que é difundido.

(*) Nota
Para procurar consubstanciar o que se afirma, procurei os artigos publicados por Manuel Carvalho no Público ao longo de 1 ano. Salvo erro no processamento, não encontrei um único que condenasse a transferência de dinheiro do Estado para a banca. Poderá ter publicado algo há mais tempo – não procurei. Mas neste ano onde analisei os artigos publicados, várias foram as notícias sobre o dinheiro que o Estado colocou na banca. Pela mesma ordem de argumentação com que critica os professores, em vários editoriais, até, não merecia esta gigantesca fraude financeira ao menos um editorial por parte deste jornalista?

Concretizando ainda mais, não é digna de um editorial de Manuel Carvalho a notícia seguinte?

Apoios à banca custaram mais de 17 mil milhões em dez anos
O apoio do Estado à banca desde 2007 até 2017, um período de 10 anos, ultrapassa os 17 mil milhões de euros, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal. [Público, 2 de Abril de 2018]

Aparentemente, não. O problema reside no que se vai pagar aos funcionários públicos. Vamos falar de fake news?


Artigos de Manuel Carvalho publicados no Público no último ano


Editorial
Há quem chame a isto política
Altera-se a lei restritiva do Governo, votam-se mudanças que façam a vontade dos professores e, para que o Orçamento de 2019 não fique em causa, adiam-se as progressões na carreira para as calendas.

13 de Novembro de 2018


História
A guerra esquecida de Portugal em África
Entre 1914 e 1918, Portugal enviou 39 mil soldados para África. Apesar desse enorme esforço de um país em crise, o registo da campanha africana resume-se a derrotas e insucessos frente aos alemães. Cerca de 2 mil europeus perderam a vida, de acordo com os números oficiais, e entre os africanos a tragédia foi ainda maior. Ainda assim, na história da I Guerra, África é pouco mais de uma nota de rodapé.

11 de Novembro de 2018


Editorial
Quando a política reduz a fraude a uma “questiúncula”
Rui Rio diz que o que se passou não é bonito, mas, na sua nova visão da política, a latitude da exigência ética passou do rigor extremo a uma misteriosa complacência. Convém perguntar porquê.

08 de Novembro de 2018


Editorial
O vírus da suspeição tomou Tancos de assalto

07 de Novembro de 2018


Editorial
As touradas e o risco das ditaduras do gosto
É esta mania politicamente correcta que estimula os extremismos e cerceia o espaço de tolerância.

06 de Novembro de 2018


Vinho do Porto
Porto Niepoort de 1863 vendido por 111 mil euros em Hong Kong
A colheita de 1863 é, desde sempre, uma referência na memória do vinho do Porto. Para muitos apreciadores, é a última grande vindima do Douro antes da devastação da filoxera.

03 de Novembro de 2018


Editorial
A escolha de Assis e o futuro do PS
Uma exclusão pura e dura de um dos melhores intelectuais do PS soará a castigo por delito de opinião. Um lugar menos digno representará uma humilhação. De uma ou outra forma, o PS vai ter de fazer uma escolha sensível.

03 de Novembro de 2018


Editorial
Era bom que Angela Merkel ficasse até ao fim

30 de Outubro de 2018


Editorial
Um dia negro para a democracia
Bolsonaro é o derradeiro capítulo de um processo de autodestruição das elites políticas brasileiras. Como todos os outros capítulos, é uma vergonha e uma desgraça.

28 de Outubro de 2018


Presidenciais Brasil 2018
O fim de uma era na democracia brasileira
Seja qual for o vencedor da eleição deste domingo, vai ter de governar numa paisagem partidária nova. O sistema partidário nascido com a democratização de 1988 implodiu. O PMDB e o PSDB rebentaram e só o PT parece resistir. O admirável mundo novo da política do Brasil vai muito para lá de Bolsonaro.

28 de Outubro de 2018


Editorial
As propinas e o mito dos almoços grátis

27 de Outubro de 2018


Editorial
Assunção Cristas perdeu-se entre a democracia e o autoritarismo
Passados todos estes anos, a líder do CDS parece ter esquecido um slogan feliz da Comissão Nacional de Eleições: “Não votar é votar naquilo que não quer”. Mas, o que quererá Assunção Cristas?
26 de Outubro de 2018


Editorial
Uma afronta ostensiva à União Europeia
Um dia, mais tarde do que cedo, a batalha do tudo ou nada pela Europa será inevitável.
24 de Outubro de 2018


Editorial
O verdadeiro perigo dos devaneios de Trump

22 de Outubro de 2018


Entrevista Vasco Pulido Valente
“Nós, os portugueses, somos óptimos”
Um mês antes de Mário Soares morrer, Vasco Pulido Valente fez-lhe um telefonema “sentimental e delicodoce”: disse ao homem que na sua opinião foi a grande figura da história portuguesa desde as Invasões Francesas que gostava muito dele. O historiador prevê que Bolsonaro possa acabar com o Estado federal brasileiro, diz que as ciências sociais são “uma fraude” e que hoje “não há direita em Portugal”.
21 de Outubro de 2018


Editorial
A nova religião contra o eucalipto
Portugal tem já uma área enorme de eucaliptos e não precisa de novas plantações. Mas uma coisa é gerir e ordenar o território, outra é criar um anátema contra uma espécie que está na base de uma das mais relevantes indústrias do país.
20 de Outubro de 2018


Eleitoralista? A análise do OE 2019 pelos jornalistas do PÚBLICO

18 de Outubro de 2018


Editorial
O último orçamento das “vacas que voam”
O tempo das “vacas voadoras” que simbolizou a façanha desta improvável solução de Governo entrou em contagem decrescente.
16 de Outubro de 2018


Editorial
A arte de transformar derrotas em vitórias
Na rara arte de transformar derrotas em vitórias e crises em oportunidades, Portugal tem um campeão: chama-se António Costa.
14 de Outubro de 2018


Editorial
Crónica de uma demissão anunciada
Ninguém sai bem desta espécie de filme de espionagem interpretado por actores de folhetim.
13 de Outubro de 2018


Editorial
O cerco a Azeredo Lopes está a apertar-se

11 de Outubro de 2018


Opinião
Bolsonaro, o regresso ao passado no país do futuro
Elegendo Bolsonaro, o Brasil suspende por tempo indeterminado a sua eterna condição de “pais de futuro”, como o descrevia Stefan Zweig e mergulha na sombra do infeliz passado que o tolheu entre 1964 e 1985.
09 de Outubro de 2018


Jair Bolsonaro não é uma escolha normal

08 de Outubro de 2018


Editorial
Brasil, a eleição do desespero
Eleger um ditador com vocação para ser cartoon, misógino, racista, belicoso, autoritário é apenas uma catástrofe do tamanho da catástrofe causada pela política brasileira.
07 de Outubro de 2018


Editorial
Não pode haver meias-verdades em Tancos

05 de Outubro de 2018


Editorial
O Conselho da Europa quer que recontemos a História
Sejamos francos: o que está em causa não é a factualidade da História mas a criação de um novo historicismo baseado na maldade intrínseca do homem branco ou no horrível modelo civilizacional que a mobilizou para desgraça dos outros povos.
04 de Outubro de 2018


Editorial
Brasil, uma semana para pensar a democracia
O Brasil abriu uma caixa de Pandora e vê-se forçado a escolher hoje entre o mau e o horrível. Fica a lição.
02 de Outubro de 2018


Editorial
Sindicalismo de férias e fins-de-semana
A polícia está protegida por um feudo corporativo que não se justifica nem âmbito da garantia dos direitos laborais, nem do interesse público.
01 de Outubro de 2018


Editorial
O caso “estranhíssimo” visto pelo professor Cavaco
Se Cavaco Silva vê na sucessão de Joana Marques Vidal coisas “estranhíssimas”, que as revele.
29 de Setembro de 2018


Inimigo Público: 15 anos de notícias que até podiam ter acontecido

27 de Setembro de 2018


Editorial
A ópera bufa de Tancos
Tancos não pode cair na aparente rotina dos crimes banais. O que se passou é, na sua mesquinhez, demasiado grave para se tolerar nas forças armadas.
26 de Setembro de 2018


Editorial
O estranho silêncio em torno do Infarmed
A história do Infarmed é uma nódoa da governação e é por isso que se estranha tanto o silêncio ensurdecedor da direita na oposição como o da esquerda instalada na asa do poder.
25 de Setembro de 2018


Editorial
Serralves à espera de respostas
É que se a arte, mesmo a arte dita escandalosa, é dispensável, Serralves também o será.
24 de Setembro de 2018


Editorial
O pseudogolpe na procuradoria
Joana Marques Vidal devia ter sido reconduzida. Mas dizer que a sua não recondução é um golpe digno de uma quadrilha de malfeitores só pode vir de cabeças que sujeitam a interpretação do mundo à forma dos seus desejos e ao tamanho das suas ambições.
22 de Setembro de 2018


Director do Museu de Serralves apresentou a demissão
João Ribas garantira ao PÚBLICO que não ia haver “salas especiais” na exposição dedicada ao fotógrafo Robert Mapplethorpe que inaugurou na quinta-feira no Porto. Director ter-se-á sentido desautorizado.
21 de Setembro de 2018


Editorial
Os jeans de Costa e a taxa de Rio – a mesma luta
A “imediaticidade e rapidez jornalística”, na expressão de José Pacheco Pereira, influenciada pelos casos do dia das redes sociais nem sempre ajuda a distinguir o essencial do acessório, o fundamental do supérfluo. Mas a verdade é que a vida não está fácil para quem andar à procura da substância na política.
19 de Setembro de 2018


Entrevista Tiago Brandão Rodrigues
“As escolas não são todas iguais e os alunos não são todos iguais”
É o que diz o ministro da Educação em entrevista ao PÚBLICO. Flexibilidade e autonomia curriculares serão este ano generalizadas a todas as escolas.
17 de Setembro de 2018


Entrevista Tiago Brandão Rodrigues
O relatório da OCDE “não é uma bomba”, diz o ministro da Educação
Tiago Brandão Rodrigues recusa interferência do Ministério da Educação nos dados usados pelo relatório anual Education at a Glance.
17 de Setembro de 2018


Entrevista Tiago Brandão Rodrigues
Ministro da Educação: “O Governo não enganou os docentes”
Se as negociações com os sindicatos falharam, foi porque estes se mantiveram “absolutamente inflexíveis”, diz o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Milhares de alunos regressam nesta segunda-feira às escolas.
17 de Setembro de 2018


Multimédia
“Nunca foi dito aos sindicatos que a variável tempo não ia ser negociada”

17 de Setembro de 2018


Multimédia
“Não há nenhum tipo de manipulação” no relatório da OCDE

17 de Setembro de 2018


Editorial
Portugal e Angola condenados a entender-se
Esta é uma boa oportunidade para que os dois países enterrem o passado recente, aprofundem as suas relações e olhem para o futuro com entusiasmo.
16 de Setembro de 2018


Editorial
Lições inacabadas de uma década perdida
Revisitar o colapso desse 15 de Setembro de 2008 é principalmente útil para nos darmos conta de como o mundo permanece volátil.
15 de Setembro de 2018


Editorial
Os professores e as notícias da OCDE
Esticar a corda num contexto como o que a OCDE colocou em cima da mesa pode gerar danos de imagem que os professores vão ter de avaliar com muito cuidado.
12 de Setembro de 2018


Editorial
Os perigos da “taxa Robles”
Transformar o lucro (mesmo que chorudo) num pecado de especulação é uma ingerência a que o Estado se deve eximir.
11 de Setembro de 2018


Editorial
O vírus nacionalista instalado na Suécia
É bom que se comece a levar a sério esta constatação: a democracia liberal está a perder a guerra contra o extremismo. Aconteça o que acontecer, o nacionalismo xenófobo dos Democratas Suecos já venceu.
10 de Setembro de 2018


Editorial
O perfume de eleições no conflito Governo-professores
Um fracasso clamoroso como o desta sexta-feira só pode, por isso, ter um significado: o conflito saltou para o domínio da campanha eleitoral.
08 de Setembro de 2018


Editorial
O mundo paralelo do futebol começa a ruir

06 de Setembro de 2018


Editorial
A solidariedade europeia e a indecência do Estado
O Governo desviou dinheiro destinado às vítimas dos incêndios para os serviços que devem ser apoiados pelo Orçamento do Estado. Razão tem Rui Rio: se não é ilegal, é, pelo menos, imoral.
05 de Setembro de 2018


Editorial
Rui Rio, uns “lugarzinhos” e pouco mais
A persistência no culto de uma imagem de político antipolítica convencional só surpreende os que o não conhecem.
02 de Setembro de 2018


Editorial
É preciso exumar Franco, mas Salazar não
Falar hoje sobre o salazarismo tornou-se, para nossa felicidade, uma questão reservada aos académicos e aos cidadãos interessados na história contemporânea do país.
01 de Setembro de 2018


Editorial
O cerco à democracia na Europa já passa por Itália
O sapo europeu assiste impávido e sereno ao aquecimento da temperatura imposta pelo extremismo.
29 de Agosto de 2018


Editorial
As “vítimas” da emigração e o futuro do país
Seja qual for a preocupação do Governo, há no seu anúncio uma mistura de voluntarismo progressista e de assistencialismo conservador que merecem ser discutidos.
28 de Agosto de 2018


Editorial
A fractura exposta do PSD é um bálsamo para o PS
O PSD deixou campo aberto para que movimentos como a Iniciativa Liberal ou personalidades como Santana Lopes procurem uma alternativa
27 de Agosto de 2018


Editorial
Os prémios da Caixa são um abuso

25 de Agosto de 2018


As ousadias dos Jorgensen entre o Alentejo e o mar
Depois de, nos anos de 1990, afirmarem o potencial dos tintos na Vidigueira, os Jorgensen têm já cinco anos de resultados para provar que os seus brancos junto ao mar são um caso sério. Cortes de Cima, o retrato de uma empresa que fez do inconformismo um modo de vida.
25 de Agosto de 2018


Editorial
A Grécia salvou-se da troika e isso é “lamentável”
A reacção ao vídeo em que Mário Centeno festejada o fim da troika na Grécia mostra que a mitologia ainda impera sobre a realidade na análise da crise do euro.
21 de Agosto de 2018


Editorial
Kofi Annan, um homem certo num mundo errado
Kofi Annan simboliza um tempo em que a ONU era capaz de se fazer ouvir num mundo que começava a entrar em deriva. O seu exemplo e a sua ONU fazem-nos falta.
18 de Agosto de 2018


Os compromissos da Direcção Editorial
Hoje como sempre, os jornais independentes precisam de uma cidadania activa e informada. Estamos conscientes do papel que nos cabe nessa relação. E garantimos aqui o nosso empenho em cumpri-lo.
16 de Agosto de 2018


Editorial
A economia entre o suficiente e o suficiente mais
Depois de 17 trimestres de crescimento consecutivo, a economia regista uma vitória e um empate: enterrou a memória da troika, mas continua longe dos Estados mais dinâmicos.
15 de Agosto de 2018


Editorial
O Banco de Portugal a fintar a Assembleia
Os serviços mínimos bancários prevêem uma conta que custa 4,28 euros por ano. O BdP decidiu embrulhar este valor numa fórmula que poucos percebem.
14 de Agosto de 2018


Opinião
O futuro do Reino Unido na dependência de um logro
O arrependimento dos que votaram no Brexit parece estar a crescer. Perceberam que cederam ao engano e caíram num logro. Pode um país desenhar o seu futuro assim?
13 de Agosto de 2018


Editorial
Quando as escolas são territórios para o assédio moral
Um em cada quatro docentes diz ter sido vítima de agressões morais. Não, desta vez não está em causa um estudo sindical — o que obriga a olhar o problema com outros olhos.
12 de Agosto de 2018


Editorial
Uma discussão absurda que originou uma satisfação ridícula
Criticar o Governo ou a GNR por terem dado prioridade às pessoas em Monchique é absurdo; mas tornar a inexistência de vítimas numa “vitória” também
11 de Agosto de 2018


Editorial
A melhor notícia da queda do desemprego
A redução do desemprego de longa duração que afecta os cidadãos acima dos 45 anos é o princípio do fim de um processo de exclusão social que tornava o país mais injusto.
10 de Agosto de 2018


Editorial
O “sucesso da operação” segundo António Costa
O primeiro-ministro regressou por instantes à insensibilidade de Pedrógão. Com o fogo fora de controlo, só ele viu uma “excepção” numa suposta operação de “sucesso”.
09 de Agosto de 2018


Editorial
O Governo e a mania da perfeição que não existe
Sim, o Governo fez muito para evitar a repetição do horror de 2017; e sim, o Governo cometeu erros que ajudam a explicar Monchique. Ficar-lhe-ia bem reconhecer esta dupla condição
08 de Agosto de 2018


Editorial
Defina “colapso”, senhor secretário de Estado
Dizer que o que se passa com a CP é culpa da meteorologia é um insulto para os milhares de portugueses que sentem na pele o definhamento da empresa
07 de Agosto de 2018


Editorial
O PSD e o irresistível perfume do poder
Rio está a ser o líder com as fragilidades que se esperavam, mas não são os seus limites que movem Santana e Duarte: é a crença de que o PS de Costa deixou de ser imbatível.
06 de Agosto de 2018


Crónica
Sauna forçada num alfa pendular
O ar condicionado não funcionava como não funcionam as portas das casas de banho, como falta a água e papel, como há sistemáticos atrasos, como há bancos a ficar rotos. A CP é a prova da penúria do Estado que diz ter virado a página da austeridade.
05 de Agosto de 2018


Editorial
A maldição do Siresp
O Governo partiu para o controlo do Siresp com a crença de que num Estado de direito a bravata política pode vergar os direitos dos privados. Deu no que deu: num claro benefício dos infractores.
04 de Agosto de 2018


Editorial
Marcelo e a descentralização no papel
O Presidente promulgou dois diplomas sobre a descentralização com a naturalidade de quem consulta o relógio. São tão “generalistas” e “abstractos” que nem aquecem nem arrefecem. Uma espécie de momento Monty Python.
03 de Agosto de 2018


Editorial
Brasil, quando o caos contagia a Justiça
O poder político estilhaçou-se e as sequelas da crise contaminam o sistema judicial. O caminho do caos é uma má notícia para os brasileiros, mas uma boa nova para a extrema-direita de Bolsonaro.
09 de Julho de 2018


Obama vê nas alterações climáticas um “gatilho” para novos conflitos no mundo
O ex-presidente dos Estados Unidos passou pelo Porto para deixar um retrato sombrio sobre as mudanças do clima e os seus impactes nas democracias e na paz. Mas deixou também um leque de soluções que toleram a esperança
06 de Julho de 2018


Opinião
O duro fardo de ser português
Chamem-lhe descobertas, expansão, viagem, encontro ou o que quer que seja, mas não queiram que se passe da glorificação acrítica para a anulação preconceituosa de um período crucial para a definição do que somos.
27 de Junho de 2018


Grupo Amorim salta do Douro e instala-se no Dão
Compra da Quinta da Taboadella representa um recomeço. O projecto do Douro está a atingir o cúmulo da produção e Luísa Amorim quer um papel de destaque numa região que começa a dar nas vistas
25 de Junho de 2018


Editorial
As heranças da troika entre a luz e a escuridão
A Grécia prepara-se para uma saída limpa do terceiro programa de ajustamento e Portugal revela um padrão de crescimento mais sustentável, diz o Banco Central. Após a escuridão, uma réstia de luz
22 de Junho de 2018


Fernando Guedes (1930-2018): Os legados do grande senhor do vinho português
Visionário, empresário que criou as bases de uma das principais multinacionais portuguesas, guru de marcas icónicas como o Barca Velha, Fernando Guedes morreu nesta quarta-feira aos 87 anos. Ao lado da memória cheia de sucessos, o criador da Sogrape moderna deixa como legado a prova de que, nos negócios, os valores e a tradição resultam.
20 de Junho de 2018


Opinião
O diabo travestiu-se de eucalipto
O eucalipto é um patinho feio, é certo, mas Portugal não o pode dispensar.
20 de Junho de 2018


Crónica
Portugal-Espanha num rectângulo chamado mesa
Antes da bola rolar em Sochi, Sergi Arola e José Avillez discorreram sobre as comidas da Ibéria à volta de vinhos que a Sogrape produz nos dois países. Deu empate, como não podia deixar de ser
16 de Junho de 2018


Opinião
Os “lapsos” de Pedro Siza Vieira contados às criancinhas
O que está em causa é uma grosseira tentativa de nos iludir com um truque dissimulado em manobras de diversão da escola da propaganda.
30 de Maio de 2018


Os Dão com o aroma fresco da montanha
Nas encostas ocidentais da Serra da Estrela há um clima diferente, há vinhedos ancestrais e um conjunto de produtores de vanguarda. Paulo Nunes, da Casa da Passarela é um bom anfitrião para nos mostrar esse Dão fresco e elegante. Álvaro de Castro há muito que faz ali grandes vinhos. Dirk Niepoort ou Jorge Moreira chegaram entretanto para dar músculo a uma região do presente que vai dar muito que falar no futuro
26 de Maio de 2018


ESPECIAL VINHOS
Aí está mais um Porto Vintage para a posteridade
Depois do excelente 2011 a fasquia dos Porto Vintage ficou muito alta. Foi necessário esperar cinco anos para que voltasse a aparecer uma edição luxuosa. O Vintage de 2016 será mais um vinho para a memória dos grandes Porto.
26 de Maio de 2018


Os vinhos aristocratas de Júlio Bastos têm uma ligação à terra
No princípio dos vinhos de Júlio Bastos há “uma ideia”. Uma ideia bem contaminada pela memória da família e pela devoção à tradição de Estremoz. Década e meia após o seu renascimento, a ideia que está na base dos Dona Maria continua a dar origem a vinhos de pura classe
26 de Maio de 2018


Vinhos Brancos
A expressividade de uma casta com nome de navegante
O Tejo tem vaidade na casta branca que domina as suas vinhas. E com razão. A Fernão Pires tem nome de descobridor, mas é uma variedade que tanto dá vinhos aromáticos e modernos quando jovem como reúne trunfos na componente ácida ou no volume para criar vinhos com uma longevidade surpreendente.
25 de Maio de 2018


Opinião
O ministro que deu a alma ao manifesto
Os investigadores têm de deixar de considerar o Estado como o único ecossistema onde há vida para o seu saber.
23 de Maio de 2018


Um Porto Colheita na festa de Harry e Meghan
O vinho do Porto continua presente nos rituais da família real. No casamento de Harry e Meghan vai ser servido um Colheita de 1982 – a idade aproximada dos nubentes.
19 de Maio de 2018


Prémio
Vinho português do ano é um Touriga da Quinta do Crasto
Douro conquista sete prémios “grande ouro”, o Dão seis, o Alentejo cinco, o Tejo quatro, os Verdes três e Trás-os-Montes outros três.
19 de Maio de 2018


Cinco propostas de um plano ambicioso

18 de Maio de 2018


Desertificação
Os custos do Portugal desigual
“Se nada for feito, o ‘interior’ continuará a transformar-se, progressivamente, numa zona cada vez mais debilitada e crescentemente abandonada”, lê-se no preâmbulo do documento.
18 de Maio de 2018


Movimento quer mudar todos os serviços de apoio do Estado no Interior
Mudanças radicais nos incentivos ao investimento, baixa nos impostos sobre os lucros, transferência de 25 serviços públicos para fora de Lisboa; o Movimento para o Interior mostra esta sexta-feira o seu programa “radical” a Marcelo e a António Costa. O combate contra os desequilíbrios do território subiu de tom.
18 de Maio de 2018


Opinião
Queremos mesmo falar a sério sobre o interior?
O interior só é interior porque Portugal é um corpo social, económico e político disforme e disfuncional.
16 de Maio de 2018


Opinião
O PS no pântano de José Sócrates
O PS saiu do armário e aceitou comentar na política o que sempre disse ser um tabu enclausurado nos dogmas da justiça porque o seu silêncio se tornou ensurdecedor.
09 de Maio de 2018


Karl Marx, o espectro de uma ideia que mudou o mundo
A leitura que Karl Marx fez do capitalismo e o programa de acção que propôs para o demolir mudaram o curso da História. Para o bem? Para o mal? Dos regimes brutais que se serviram das suas ideias à apologia da sua mensagem libertadora, que sentido faz Marx hoje? A crise de 2007, a desigualdade crescente ou o gigantismo de empresas como a Google podem ressuscitar a sua crítica do capitalismo? Karl Marx nasceu há 200 anos.
05 de Maio de 2018


Entrevista
As tecnologias dão mais segurança aos consumidores de vinho
O Adegga WineMarket Porto 2018 decorre este sábado no Hotel Porto Palácio. Para que serve? André Ribeirinho, um dos líderes do projecto Adegga, responde: para proporcionar aos enófilos ou candidatos a enófilos uma experiência “diferente”.
04 de Maio de 2018


Um elefante num vale de porcelana
A dimensão do empreendimento, um hotel de cinco estrelas com 18 metros de altura e múltiplos equipamentos, suscitou dúvidas desde o início.
16 de Abril de 2018


Turismo
CCDR-N trava hotel de 30 milhões no leito de cheia do rio Douro
Braço-de-ferro entre Mário Ferreira, da Douro Azul, e a CCDR-N dura há 18 anos. O empresário tem um documento legal que viabiliza o hotel, mas a comissão vê nesse plano uma montanha de ilegalidades. Conflito põe a nu a fragilidade e o casuísmo com que se gere o ordenamento do território.
16 de Abril de 2018


Três anos depois, o Alvarinho está bem e recomenda-se
Há três anos, a região de Monção e Melgaço estava em polvorosa: queriam autorizar a produção de Alvarinho no resto da região dos Vinhos Verdes. Afinal, os medos eram infundados. A autorização está em curso e de 2015 até ao ano passado as vendas do grande branco de Monção e Melgaço subiram 32%.
14 de Abril de 2018


Opinião
As linhas vermelhas do “manifesto Centeno”
Centeno faz-nos acreditar que país aprendeu com os seus próprios erros. E essa é uma suprema manifestação de inteligência.
11 de Abril de 2018


Análise
O que está em causa no processo Lula?
Lula nunca foi dono do triplex de Guarujá, Lula foi vítima do vazamento de escutas ilegais, Lula foi para prisão num prazo recorde de nove meses, Lula na cadeia era um desejo que procuradores da Lava-Jato faziam gala em mostrar em público. Dizer que roubou e deve ser preso é ver a preto e branco um processo que decorre num país em grave deriva institucional. É aplaudir o domínio do justicialismo sobre o estado de direito.
08 de Abril de 2018


A manhã gelada em que Portugal perdeu a guerra
Na madrugada de 9 de Abril de há 100 anos, o frágil Exército português teve de enfrentar uma poderosa ofensiva dos alemães nos campos húmidos e gelados da Flandres francesa. Em poucas horas, o destino dos 20 mil soldados que defendiam uma linha de dez quilómetros dividia-se entre a morte, a prisão ou a fuga. Foi um desastre que o caos da República e a incúria do Exército ajudam a explicar.
08 de Abril de 2018


Editorial
Brasil, uma justiça totalitária
A pressa do juiz Sérgio Moro em prender Lula é gratuita e perigosa. Num país com fracturas sociais e políticas cada vez mais expostas, a Justiça devia servir de catalisador de consensos.
06 de Abril de 2018


Opinião
O fenómeno Mário Centeno
Com Costa a distribuir sorrisos e palavras de apego aos parceiros parlamentares, Centeno fica livre para se tornar um saco de boxe.
04 de Abril de 2018


As provas da universidade que mudou o vinho português
Projecto “Alumni” reúne alguns dos mais consagrados enólogos portugueses. Todos têm um passado em comum: foram alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
31 de Março de 2018


Editorial
O Brasil entrou no sobressalto das eleições presidenciais
O Brasil inicia a contagem decrescente para as presidenciais de Outubro num clima de desconforto e descrença. A candidatura de Michel Temer só vai reforçar essa onda
30 de Março de 2018


Opinião
A política externa da pastilha elástica
Neste recrudescer da tensão entre a Europa e a Rússia ou se está ao lado dos nossos aliados, ou não está.
28 de Março de 2018


Indústria da cortiça disposta a financiar expansão dos sobreiros
Os industriais da cortiça querem sair das fábricas para dar uma mão à produção florestal. Com as exportações em alta, o cenário de carência de matéria-prima é provável e, com mais 50 mil hectares de montado, a produção de cortiça pode crescer 30%.
25 de Março de 2018


Reportagem
Os gurus ao vivo no grande ritual do marketing
O QSP Summit reuniu 1700 pessoas numa cerimónia ritual liderada por gurus que ora pendem para a ciência, ora caem no espectáculo feito de anedotas, ideias loucas e previsões fora da caixa. Uma festa
23 de Março de 2018


Opinião
E que tal se houvesse eleições antecipadas?
Ninguém ousa declarar o que parece cada vez mais óbvio: este ciclo esgotou-se no sucesso da economia e das finanças públicas. Está talvez na hora de pensar num ciclo novo.
21 de Março de 2018


Crónica
O “urso” quer continuar a ser “urso”

18 de Março de 2018


Há casos de ruptura no mercado nacional de pellets
Um Inverno mais frio e longo e a ausência de stocks na distribuição gera quebra no abastecimento. Pellets são cada vez mais procurados como fonte de aquecimento doméstico.
17 de Março de 2018


Vinho
Clássico, a Bairrada no seu esplendor
Um branco e um tinto lançados com a chancela de “Clássico” provam o esforço da Bairrada para ocupar um lugar mais alto no reconhecimento público. Dois vinhos magníficos que vale a pena conhecer.
17 de Março de 2018


Governo cria 3600 quilómetros de faixas contra os fogos
Depois de garantir a abertura ou manutenção de 1179 quilómetros de faixas de gestão de combustível nas áreas geridas pelo Estado, o Governo prepara-se para avançar com mais 2441 quilómetros na floresta privada.
15 de Março de 2018


Opinião
CTT, a miséria no capitalismo português
Como podem reagir trabalhadores de uma empresa que se dispõe a mandá-los borda fora ao mesmo tempo que distribui reservas financeiras pelos accionistas?
14 de Março de 2018


Entrevista Joaquim Menezes
“Em Portugal há ilhas de competência de nível europeu”
Joaquim Menezes, de 71 anos, é o dono da Iberomoldes e desde o princípio deste mês presidente da EFFRA, a associação europeia de investigação para a indústria que dinamiza um fundo de 1150 milhões de euros. A sua eleição, afirma, é um prémio para o dinamismo nacional neste fórum europeu.
11 de Março de 2018


Governo aplica 14 milhões na protecção da floresta gerida pelo Estado
Programa prevê acções de fogo controlado no Inverno, instalação de faixas de interrupção de combustíveis, a limpeza de três mil de hectares de matos e a intervenção das “cabras sapadoras” em dez mil hectares.
09 de Março de 2018


Opinião
O professor Passos entre a arrogância e o sectarismo
Com excepção da vergonha da Tecnoforma, nada na vida de Passos Coelho o impede de ser docente em universidades nacionais.
07 de Março de 2018


Líder da Iberomoldes preside à associação europeia para as “fábricas do futuro”
A entidade – EFFRA – dinamiza um programa de 1150 milhões para ajustar a indústria europeia à era digital
05 de Março de 2018


Opinião
A “geringonça” abalada pelo ciúme
Com Rui Rio a servir de musa provocadora na triangulação amorosa, o primeiro-ministro reduziu os protestos ou as exigências dos seus parceiros à esquerda em humores dignos do banal remoque.
28 de Fevereiro de 2018


Editorial
O silêncio do Governo sobre a seca é um perigo
A ameaça da seca é real e não se percebe por que razão o Governo não a traz para o primeiro plano das suas prioridades políticas.
26 de Fevereiro de 2018


Opinião
Foi você que pediu a limpeza das matas?
Na vida das nações há prioridades e uma das maiores prioridades de Portugal é fazer tudo para que o Verão de 2017 fique confinado à memória de um pesadelo que não pode acontecer nunca mais.
23 de Fevereiro de 2018


Opinião
Um diálogo de surdos-mudos
Antes de haver qualquer acordo substancial entre o PSD e o PS (e eventualmente o CDS) teria de ser decretado o funeral da “geringonça”.
21 de Fevereiro de 2018


Editorial
Rui Rio a fazer prova de vida
No encerramento do Congresso do PSD o novo líder deixou finalmente um esboço do que quer para o partido. Fez-se uma luz ténue pelo que disse, mas também pelo que omitiu.
19 de Fevereiro de 2018


A explosão dos DOC Douro

18 de Fevereiro de 2018


Vinhos
Três séculos depois, Portugal tornou-se o principal mercado do vinho do Porto
Portugal é pela primeira vez desde 1678 o principal mercado mundial do vinho do Porto. O efeito do turismo destronou a França e arrastou a mudança de um sector que hoje vende menos vinho, mas mais caro.
18 de Fevereiro de 2018


Editorial
Um partido em tempo de tréguas
Rui Rio fez tudo certo para anular o santanismo. Mas não estava à espera da audácia de Luís Montenegro, que colocou a liderança do PSD sob o espectro da transição.
18 de Fevereiro de 2018


Os vinhos do Vale de D. Maria têm direito a um B.I.
Numa prova das 20 primeiras 20 edições dos vinhos da Quinta de Vale de D. Maria deu-se conta do tempo, dos estilos de enologia ou das variedades do clima; mas deu-se também conta que em todos há uma identidade única. É terroir, diriam os franceses.
17 de Fevereiro de 2018


Opinião
O PSD de Salvador Malheiro
Rui Rio arrisca-se a mandar para a nuvem a sua promessa de dar “um banho de ética” na política ao deixar que Salvador Malheiro, o presidente da Câmara de Ovar, se transforme numa figura algures entre Rasputine e o Cardeal Richelieu da sua liderança do PSD.
14 de Fevereiro de 2018


Indústria do calçado meteu as malas no negócio
Depois das marcas ou do design a indústria do calçado descobriu que as peles não devem ter os sapatos como destino exclusivo. Nos últimos anos, o valor das malas, cintos ou carteiras exportados triplicou
12 de Fevereiro de 2018


Editorial
A nova revolução verde
Entre o drama da fome que persiste e a epidemia de obesidade que cresce, há uma pergunta cada vez mais incontornável: o que fazer para tornar o mundo da alimentação mais racional?
11 de Fevereiro de 2018


Luís Onofre: “Falta mão-de-obra tanto na fábrica como no design”
Luís Onofre, presidente da associação do calçado, não está preocupado com o abrandamento do crescimento das exportações. Para ele, o sector continua a ganhar músculo para um novo salto. A indústria digital, a promoção das marcas e a aposta nos Estados Unidos são a nova fronteira do calçado nacional
10 de Fevereiro de 2018


Opinião
Quando Catarina pede a Costa para “desambiguar”
Para seu mérito e para sorte do Bloco e do PCP, António Costa sabe que é na ambiguidade que está o ganho.
07 de Fevereiro de 2018


Efacec reforça liderança mundial na mobilidade eléctrica
A Efacec regressou aos lucros em 2016 e estreia o ano com a inauguração de uma fábrica que lhe permitirá triplicar a produção de carregadores de alta potência para veículos eléctricos.
05 de Fevereiro de 2018


Património
A longa saga do denário do imperador Galba
Em 1958, uma enxada trouxe à luz do dia um pote de barro com 63 moedas romanas junto ao santuário duriense da Nossa Senhora da Piedade. Uma dessas moedas é de uma raridade e de um valor extraordinário. O que ajuda a explicar a sua saga. Roubado em 1985 em Sanfins do Douro, esse tesouro foi recuperado agora em Espanha, não apenas por obra e graça do acaso, mas sobretudo pela perspicácia de um académico e pela prontidão da Polícia Judiciária.
04 de Fevereiro de 2018


Opinião
“Caso” Centeno, uma vitória do populismo
Evite-se a tentação de dar à turba o que a turba mais deseja: cimento para a sua cultura de ódio a quem nos representa.
31 de Janeiro de 2018


Análise
O golpe, parte II
Lula dificilmente não saberia que o seu partido e o seu Governo estavam embrulhados numa tenebrosa operação de corrupção.
24 de Janeiro de 2018


Opinião
Douro, uma história de Portugal
A teia do Estado asfixia tudo e todos e o laxismo cínico e interesseiro de muitos empresários faz o resto.
24 de Janeiro de 2018


“Grave, gravíssimo, é se a Justiça só funcionar contra a esquerda”
Celso Rocha Barros, sociólogo e colunista do jornal Folha de São Paulo, nota que vai ser difícil a Lula sobreviver politicamente ao julgamento desta quarta-feira, mas admite que a esquerda brasileira poderá ganhar a “eleição mais imprevisível da história brasileira”.
24 de Janeiro de 2018


Lula da Silva
Os cenários em cima da mesa
Se os juízes recusarem o recurso por unanimidade, Lula dificilmente será elegível e será improvável que escape ao cumprimento da pena.
24 de Janeiro de 2018


O mais duro combate de Lula tem lugar num tribunal
O ex-Presidente do Brasil conhece nesta quarta-feira a sorte de um recurso a uma sentença de nove anos e meio de prisão. Se perder, Lula fica proibido de concorrer às próximas presidenciais. Num país em sobressalto, o julgamento de hoje pode gerar um novo choque sísmico na política brasileira.
24 de Janeiro de 2018


Opinião
Rui Rio a preto e branco
Num ponto, todos estarão de acordo: Rio, se conservar a prática e o estilo que revelou na Câmara do Porto, será um político diferente. Não pelo programa, mas pela maneira de ser.
17 de Janeiro de 2018


Comentário
Registe-se: o património ganhou ao betão

15 de Janeiro de 2018


Editorial
O pesadelo do PSD está quase a chegar ao fim
Ao segundo debate na televisão, Santana e Rio moderaram os truques mas exponenciaram a sua incapacidade para discutir outra coisa que não seja o passado.
10 de Janeiro de 2018


Opinião
Um partido com medo de existir
O PSD está de tal forma deprimido e inseguro sobre o que foi e o que pode ser que desistiu de ousar.
10 de Janeiro de 2018


Alentejo e Verdes apostam no crescimento da vinha
Mercado nacional prefere o Alentejo, enquanto os mercados externos preferem vinhos da região do Douro, essencialmente por causa do vinho do Porto.
07 de Janeiro de 2018


Comércio
Exportação de vinho regressa aos recordes e aproxima-se dos 800 milhões de euros
Depois da quebra de 2016 a fileira do vinho acabou o ano passado em grande. Aumentaram os volumes, a venda de vinho certificado, a facturação e o preço médio. Mas ainda há um mar de granel a obscurecer o horizonte do sector
07 de Janeiro de 2018


Opinião
Um veto que salva e envergonha o Parlamento
A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa e o argumento que a sustenta é uma das mais desnecessárias punições à Assembleia em muitos anos.
03 de Janeiro de 2018


Opinião
O ano do Presidente-Rei
O ano de 2017 foi sem dúvida o ano de Marcelo Rebelo de Sousa e foi-o não apenas à boleia das tragédias do Verão.
27 de Dezembro de 2017


Quinze Vintages de um grande ano
O ano de 2015 não ficara nos anais dos Vintage clássicos e não se percebe porquê. Seja nas casas mais famosas ou nos produtores que despontam, há vinhos de grande classe. Aqui ficam 15 sugestões sobre o potencial de 2015.
23 de Dezembro de 2017


Opinião
A zaragata da Raríssimas
O que é mais importante nesta história é relevar a importância do jornalismo no escrutínio dos poderes.
20 de Dezembro de 2017


Editorial
O antes e o depois de um Verão trágico
Na floresta e no interior há um antes e um depois deste Verão. O “antes” persiste; e o “depois” tem ainda imensas barreiras a superar
17 de Dezembro de 2017


Opinião
A raríssima coluna vertebral
A Raríssimas é o certificado da anomia cívica. Más notícias para os liberais.
13 de Dezembro de 2017


Opinião
Ainda é cedo para uma estátua a Mário Centeno
O desfecho da escolha não nos deve levar a acreditar que com Centeno no Eurogrupo estamos condenados a ser campeões.
06 de Dezembro de 2017


Editorial
O negócio Altice/TVI não pode ser uma história mal contada
O negócio não pode depender do voluntarismo displicente do ex-presidente de uma ERC em estado avançado de decomposição
04 de Dezembro de 2017


Sonae, a segunda vaga dos Azevedo
Belmiro de Azevedo cedeu o poder aos filhos há dez anos e afastou-se por completo em 2015. A sua saída provocou mudanças profundas na estratégia da Sonae. Mais conciliador e aberto à negociação, Paulo Azevedo conseguiu “abrir novas fronteiras de crescimento”. E tornou o grupo mais saudável e competitivo. Mas nos momentos mais tensos, a rebeldia e insubmissão do engenheiro, que morreu nesta quarta-feira, aos 79 anos, voltavam a emergir
03 de Dezembro de 2017


Um ano de provas
Dez escolhas de grandes colheitas
Um ano de provas e críticas é uma boa ferramenta para uma selecção. A que se propõe aqui não tem a pretensão de propor os melhores vinhos do ano. É apenas o resultado de uma escolha possível entre os vinhos que nos foram propostos para prova.
02 de Dezembro de 2017


Opinião
Os vinhos são (quase) todos grandes
Só há grandes vinhos porque há vinhos menos grandes – em Portugal ou em qualquer outra zona produtora do Mundo. Só há Barcas Velhas porque há Gazelas ou Trinca Bolotas.
02 de Dezembro de 2017


Açores, a próxima certeza dos vinhos de Portugal
Os brancos dos Açores não param de melhorar e de dos nos surpreender. A sua acidez, a sua mineralidade, o rasto salino que deixam no palato dão-lhe uma originalidade única. Numa prova de 21 vinhos, o painel de provas da FUGAS rendeu-se à sua classe.
02 de Dezembro de 2017


Vinhos Verdes
O Alvarinho anda de mão dada com o bacalhau
Uma experiência de Alvarinhos com receitas de cinco chefs é uma tentação. Principalmente quando um leva à mesa bacalhau na sua formula mais clássica. O confronto foi duro e deixou uma lição: pode por de lado os vinhos tintos. Com um Alvarinho bem escolhido o bacalhau é ainda mais rei.
02 de Dezembro de 2017


O Dão está de volta ao pódio
Um Dão, seguido de dois Douro, voltou a ganhar a preferência do painel de provas da Fugas para vinhos tintos à volta dos dez euros. A prova, que decorreu no DOP, no Porto, voltou a mostrar que a mesa é o lugar onde os tintos portugueses melhor se mostram.
02 de Dezembro de 2017


Natal
Quando as prendas são boas de beber
Porto, espumante, branco ou tinto? De que região? De um enólogo consagrado ou de uma estrela em ascensão? Procurar vinho para se dar como prenda de Natal pode tornar-se um exercício divertido. Até porque há sempre um vinho associado à pessoa a quem se destina.
02 de Dezembro de 2017


Uma grande noite para apreciar vinho
Pela solenidade, pela comida ou pela companhia, a noite de Natal é um momento ideal para se celebrarem grandes vinhos. Dos vinhos antes do jantar, aos vinhos para o bacalhau ou para as sobremesas, as escolhas são felizmente imensas. Mas exigem cuidados.
02 de Dezembro de 2017


Enólogos
A nova vaga que não quer mudar o Dão
Seis jovens enólogos do Dão reúnem-se para falar do futuro e insistem no passado. Sinal de conformismo? Não. Testemunho de uma sensatez e de uma inteligência que os leva a dizer ao que vêm: vêm para acrescentar a uma base que produz alguns dos melhores vinhos do país.
01 de Dezembro de 2017


Como se faz um Vintage de 100 pontos?
Se um vinho recebe da crítica mundial 100 pontos em 100, isso quer dizer que esse vinho é perfeito, certo? Bom, a perfeição é algo subjectivo. Mas os Porto Vintage da Taylor’s, da Dow’s ou da Noval que nos últimos anos mereceram esta distinção estão lá perto. Porquê? A natureza do Douro dá respostas, mas os detalhes da perfeição devem-se a uma combinação imbatível entre a memória e a ciência.
01 de Dezembro de 2017


Belmiro de Azevedo (1938-2017)
O homem que viveu a fazer até ao fim
Belmiro Mendes de Azevedo morreu nesta quarta-feira no Porto aos 79 anos de idade. O seu legado concreto mede-se facilmente no universo empresarial que criou. O seu exemplo como gestor permanece alvo de devoções. Mas a voz dura do empresário inconformado, exigente e rebelde parece ter-se perdido.
29 de Novembro de 2017


Opinião
Um remédio para reforçar o centralismo
O que não faz sentido é manter tudo como está, onde um centro único se arroga pensar e decidir por tudo e todos.
29 de Novembro de 2017


PME recuperam, mas ainda estão longe dos níveis de antes da crise
As micro, pequenas e médias empresas portuguesas estão a criar emprego e a aumentar a criação de riqueza. Mas, ao contrário das congéneres do Norte da Europa, ainda não recuperaram das feridas da crise
24 de Novembro de 2017


Opinião
O Governo a escangalhar-se
Custa a acreditar que se esqueça tão depressa o que aconteceu em 2010 e se volte a repetir com naturalidade os vícios que custaram despedimentos, quebras e cortes de salários, impostos agravados e o vexame internacional.
22 de Novembro de 2017


A globalização entre a espada e a parede
Após 30 anos de avisos, os custos da globalização começam a causar danos no Ocidente. O comércio livre tornou o mundo mais rico, mas também mais desigual e o “Brexit”, a eleição de Trump ou o avanço da extrema-direita entraram na folha de cálculo dos seus impactes.
19 de Novembro de 2017


Opinião
O país na Web do Panteão
De uma vez por todas, o país precisa de dar conta que mudou radicalmente na última década.
15 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
A atracção da Rússia
O pior da Rússia é o que se vê das janelas do Sapsan entre cidades perdidas no meio da floresta esbranquiçada pelo gelo de Novembro
10 de Novembro de 2017


Os “raios de sol” na noite da Revolução
Na noite dos 100 anos da Revolução socialista, milhares de comunistas juntaram-se em São Petersburgo numa manifestação de crenças e nostalgia. Repetiram slogans, comemoraram e partiram. O tempo tende a esvaziar a herança desse ano turbulento. Mas há lições que não se apagam.
09 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
Surpresa vermelha na Estação da Finlândia
Cochilar no metro é felizmente banal em todo o mundo, mas os russos praticam-no com um rigor imbatível. Há quem entre numa estação, feche os olhos e saia na estação seguinte depois de os abrir meio segundo antes de o metro parar.
07 de Novembro de 2017


O dia mais longo da curta memória de Petrogrado
No dia 7 de Novembro de 1917 São Petersburgo entrou em sobressalto e acordou a viver sob a promessa de algo novo no mundo: uma ditadura do proletariado. Um século depois, a cidade esforça-se por apagar a Revolução. Mas as suas marcas foram tão fundas que prometem resistir ainda por muito tempo.
07 de Novembro de 2017


Reportagem
As feridas abertas na cidade de Estaline
No Inverno de 1941/42 Estalinegrado foi o local onde a mais sangrenta batalha da História mudou o curso da II Guerra Mundial e transformou a URSS numa superpotência. Hoje, a cidade chama-se Volgogrado e discute o regresso à sua identidade perdida
06 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
Irina depois do mistério
“Bom dia, é a Irina?”. Sim, era a Irina. Pelo menos até saber que falava com um jornalista estrangeiro. Depois, num passe de mágica, deixou de o ser. Nem era Irina, nem trabalhava no Museu da Batalha de Estalinegrado, nem sabia de nada nem queria saber. Tinha sido um engano. Num país onde muito poucas pessoas falam inglês, tinha tido o azar de ligar para uma delas. Bem me avisaram que fazer contactos na Rússia era um quebra-cabeças. A experiência… Continuar a ler ›
05 de Novembro de 2017


Stepan Svirdov, uma história da União Soviética
Cresceu na colectivização, viveu a guerra, lamentou a desestalinização, odiou a Perestroika e devotou-se a Putin. Stepan Svirdov, 90 anos, uma história de vida num século turbulento.
05 de Novembro de 2017


100 anos da Revolução Russa
Lenine entre a “energia” e o “sonho”
Uma grande exposição inaugurada em Moscovo recupera a raiz do projecto soviético e faz regressar Lenine a um museu que já foi dele. O radicalismo, a vontade enérgica e a utopia no centro dos 100 anos da Revolução de Outubro.
04 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
Em Estalinegrado treme-se, só de se pensar
O aeroporto de Gumrak, em Volgogrado, estava condenado a ser apenas mais um desses pontos de chegada e de partida das cidades remotas se não tivesse uma história para contar. Foi dali que, a 23 de Janeiro de 1943, partiu o último Heinkel com 19 feridos, deixando nas costas centenas de milhares de soldados alemães cercados pelo Exército Vermelho e condenados à sua sorte. Nada parece funcionar bem: nem o tempo interminável de espera pelas malas, nem o tapete rolante… Continuar a ler ›
03 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
A arte que nasceu da Revolução
Do submundo quente, agitado e tenso da fabulosa rede de metro de Moscovo (um legado dos anos de chumbo de Estaline) à desolação árida e fria das largas avenidas da capital russa traça-se uma fronteira meio real, meio imaginária que separa o conforto do desconforto, a humanização da natureza da natureza crua e violenta. No metro, tira-se o gorro e o casaco; na rua, caminha-se com tremuras nos ombros, o vento agreste e gélido faz-nos lacrimejar, os lábios ficam inertes… Continuar a ler ›
02 de Novembro de 2017


O capitalismo é mau, mas o comunismo “nem pensar”
A geração russa que nasceu depois do colapso soviético descrê da voracidade do capitalismo. Mas olha para o passado e fica quieta. Num país avesso à discussão, os jovens são uma força política ainda sonolenta – apesar de Aleksei Navalni ou das Pussy Riot. Há heranças que demoram tempo a demolir.
02 de Novembro de 2017


100 anos da Revolução Russa
A “guerra civil fria” que a Rússia tenta acabar
Lenine e Estaline ou nem Lenine nem Estaline. O extremismo da era soviética deixou marcas e a Rússia quer apagá-las com engenharia aplicada à História: viver o bom, apagar o mau. Mas há imagens duras que impedem o esquecimento da revolução. Como a que parou um grupo de rapazes num museu de Moscovo.
01 de Novembro de 2017


A Caminho da Revolução
Lenine no seu mausoléu
O que se pensa quando no espaço de uma manhã se muda de uma cidade quente e solarenga para uma capital gélida, húmida e enevoada? Que o clima tem uma enorme importância na política e na História da Rússia. Com Novembro à porta sem neve nem gelo e com temperaturas a subirem um pouco para lá dos zero graus, Moscovo estava esta segunda-feira mergulhada numa espessa camada de chuva cinzenta, um cenário provavelmente semelhante como o que em Fevereiro de… Continuar a ler ›
31 de Outubro de 2017


A agricultura que resiste na Europa longínqua
Fazer mel na Letónia, lutar contra a erosão na Alemanha ou apostar na cultura das romãs na Grécia pouco conta nas contas gigantes do Plano Juncker. Mas, nesses lugares remotos, esses apoios fazem a diferença. A agricultura ainda é a receita que mantém viva a Europa longínqua.
30 de Outubro de 2017


100 anos da Revolução Russa
Os 10 dias que deixaram de abalar o mundo
A revolução é cada vez mais vista como um acidente anacrónico cujo legado convém rejeitar. Não haverá nesse processo lições para os tempos turbulentos e incertos que vivemos?
29 de Outubro de 2017


Opinião
António Costa 2.0?
Costa errou e transfigurou-se porque a realidade lhe entrou pelos olhos dentro.
25 de Outubro de 2017


Governo exclui privatização da floresta pública
Ministério da Agricultura e Florestas dá quatro meses ao ICNF para definir reforma da gestão do Pinhal de Leiria. E incumbe-o de fazer plano para recuperar matas que arderam no litoral centro.
21 de Outubro de 2017


Agricultura
Frutas e legumes duplicam valor das exportações em apenas oito anos
Depois de uma subida de 23% no primeiro semestre, vendas ao exterior poderão superar os 1500 milhões de euros. Sector foi a Madrid mostrar as causas do seu sucesso.
19 de Outubro de 2017


Opinião
Isto não tinha de ser assim, senhor primeiro-ministro
O país falhou porque não teve um Governo capaz de perceber o que estava a acontecer e de agir em conformidade.
18 de Outubro de 2017


Entrevista Daniel Bessa
“Intervenção externa não foi um falhanço”
Daniel Bessa diz que o ajustamento em Portugal correu bem, mas que são necessárias reformas. No sistema de pensões, diz-se confortável. E no trabalho se defende flexibilidade nos horários, considera que os patrões deveriam estar abertos a distribuir parte do crescimento dos lucros.

13 de Outubro de 2017

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading