Fechar ou não as escolas

O Conselho Nacional de Saúde Pública diz que fechar escolas só com a autorização das autoridades de saúde.
A Direcção-Geral de Saúde concorda com o parecer do Conselho Nacional de Saúde Pública.
O Governo fará o que o Conselho Nacional de Saúde Pública decidiu. Mas este Conselho não decidiu nada – só remeteu para a Direcção-Geral da Saúde. Que concordou. Mas concordou com o quê?
Fui só eu que não percebi nada?

Comments

  1. Julio Rolo Santos says:

    O que é que não percebeu? Pelo que entendi o CNSP entendeu que o momento não justifica encerrar todas as escolas do país, mas deixou ao arbítrio dessas competências às autoridades de saúde pública locais essa decisão se tal vier a justificar-se e foi essa recomendação que saiu da reunião e que o governo entendeu aceitar. Não vale a pena fazer política de um assunto tão sério como este. Respeitemos a doença e os infectados.

  2. Fernando Manuel Rodrigues says:

    Devo ser muito inteligente, porque para mim ficou claro: A decisão de encerramento das escolas é avaliada caso a caso pela autoridade de saúde da área.

    Ou seja, não vai haver fecho generalizado apenas “porque sim”. Aliás, se o fecho for para a ganapada ir toda para a praia, para os cafés e para os centros comerciais, o melhor mesmo é estarem na escola.

    Como sempre, os habituais “indignados” do Facebook dão um péssimo exemplo do que é cidadadania responsável, Mas nada a que já não estejamos habituados.

  3. POIS! says:

    Pois, não sei se está aser muito injusto.

    O CNSP tomou a firme decisão de não tomar uma decisão, remetendo para as autoridades de saúde a tomada de uma decisão firme, em função da sólida análise da situação contingente e incerta que surge de imprevisto, sem aviso, à sorrefa.

    Constatado um caso de contaminação, numa escola ou assim,devem as autoridades imediatamente reunir para analisar se se justifica uma tomada de decisão firme que consistirá num pedido de informação a uma autoridade de saúde superior no sentido de saber se, para a semana, se poderá tomar a firme decisão de encerrar por três horas ou assim para umas limpezas com criolina porque se as crianças vão para casa ficam com os avós e podem contaminá-los, pelo que é melhor contaminarem-se na escola porque, pelo menos, os vírus sabe-se onde estão e talvez aprendam qualquer coisa.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.