
Donald Trump, licenciado em conluios, mestre em fraudes fiscais e doutorado em nepotismo, decidiu entregar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental a Elon Musk e Vivek Ramaswamy.
Nota artística: não só se diz que o departamento foi ideia do próprio Musk, como o seu acrónimo – DOGE – é literalmente uma homenagem à Dogecoin, a criptomoeda favorita do principal oligarca e financiador da segunda vinda do trumpismo, versão “on steroids”. Ou então é só uma coincidência muito engraçada.
Adiante.
Nem me vou indignar com o inegável conflito de interesses de ter dois potenciais beneficiários das borlas fiscais de Trump a gerir um departamento cujo principal objectivo é cortar nas gorduras de um Estado que nem SNS tem. Mas que não se inibe de gastar muitos milhares de milhões em armas, para manter aquele que, ano após ano, é o exército com maior orçamento do mundo. E não é expectável que Trump aceite cortes no sector militar. Para não falar nos muitos contratos das empresas de Musk com o estado federal, na Defesa e na NASA, que dificilmente sairão beliscados.
Se os americanos votaram nisto, é porque é isso que eles querem.
Mas depois de tudo o que lemos e ouvimos das máquinas de propaganda da extrema-direita, ver os EUA dominados por um tipo que é a total negação dos valores morais que os novos republicanos dizem defender, amigo de Epstein e Diddy, lado a lado com um bilionário da indústria farmacêutica e um tipo que quer enfiar chips na cabeça das pessoas, enquanto manipula a sua rede social para ganhos políticos, tem um je ne sais quoi hollywoodesco, não tem?
É como se todas as grandes teorias da conspiração se fundissem neste trio de oligarcas, para o melhor plot twist de sempre da política americana.
Há quem garanta, contudo, que esta nova ordem mundial vai salvar a economia. E que é com tarifas, conflitos de interesses, restrições à concorrência e tachos para a entourage de Trump que o capitalismo será mais forte.
Mas eu ainda sou do tempo em que o capitalismo, diziam os mais liberais, era feito de mercados livres, livre concorrência e mérito. Na volta mudou. Na volta, o capitalismo é aquilo que quem manda nos EUA quiser que ele seja. Um capitalismo ao serviço de Trump, Musk e dos irmãos Koch. Ao serviço da nova ruling elite, que é mais ou menos a mesma. O que só reforça ainda mais a farsa em que se transformou. Uma farsa que, ironicamente, é o ponto de origem da desigualdade que nos trouxe até aqui.
How orwellian is that?






O mais irónico é ver a recente onda republicana conservadora anti-guerra e anti militarismo. Não surpreenderia se Trump efectivamente tentasse cortar nas despesas militares. Bobby K é outro que, ironicamente, quer acabar com as bigues farma, food e seguros. E acredito que sim, não pelos motivos “certos”, da desregulamentação total, mas porque mamam do Estado, e isso é socialismo.
Até porque Trump criou uma aura anti ricos e anti grandes conglomerados, vai ser giro de ver.
Não, quer acabar com a regulação, e deixar cada um vender e comprar o que lhe apetece, que é diferente. Ou não tivesse a vender alguma coisa também.
Não, não, não
Uma das suas batalhas é acabar com o excessivo (diz ele) número de vacinas obrigatórias, ou seja, pagas pelo Estado.
E quando adoecerem, lá estará a vender a cura de um grupo de independentes, com a qual por acaso lucra.
A nova ordem mundial… é igual, mas sem as máscaras, e com uma camisola de côr diferente.
Ah, e que cresceu a acreditar na propaganda, invés de perceber que é foi arma vencedora do século XX na luta de classes.
felizmente a luta de classes acabou. Isso do rico oprimir o pobre ou remediado é uma falácia neocolonialista, desenvolvida para esconder a real luta.
Trans contra cis, homens contra mulheres, gays contra hetero.
Infelizmente grande parte, se não a totalidade da geração Z e não só, acredita na sua ironia.
Nunca acaba, mas terminou a luta quando se aceitou os amanhãs que cantam da dívida privada fácil, que a produção era para os outros, que competir com todos é que era bom, que o capital cria riqueza, e o resto da ideologia.
Bater em quem menos se pode defender para sobreviver, uns atrás dos outros, é o caminho, mas não vai fazer o passado voltar atrás.
Falta ali o Dr. Oz, para averiguar da falta de vegetais e do nível de colesterol do repasto.
Sim, aquele dotorolas que, aquando da candidatura ao senado pela Pensylvania mandou um seu assessor dizer que o seu adversário (John Fetterman) poderia não ter tido um derrame se “já tivesse comido um vegetal na vida”.
Ora, dos da foto, o único que, comprovadamente, comeu um foi o próprio Trump, quando papou aquele repolho com pernas chamado Stormy Daniels. Mas o os outros…têm mesmo de mudar de dieta…
Consta que o Kennedy já tentou, mas tem de ser informado que a carne de urso não é mais saudável que as do Maquedonaldes. É boato!
O trabalho que deu a Bimbo da Bosta, criar um satélite para combater o Vitória de Guimarães que lhe estava a fugir ao controle, para passados anos o Club de ciclismo perder com o satélite
Cá se fazem, cá se pagam, Bimbo.
Viva o Salgueiros
Enquanto a horda macacoide continuar a destabilizar a equipa, são boas notícias.
Tenho pena dos jogadores que não têm culpa. Continuem a insultar e a atirar tochas para os autocarros com os jogadores, que vai ajudar a que este ano fiquem em 4 ou 5 e para o ano em 10.
Espero que vão para a mesma divisão do meu Salgueiros
Andaram a ganhar mais de 30 anos com as fraudes e vigarices do gangster, mas acabou
Faz-me impressão como é que esta equipa da 2a divisão ganhou ao Sporting na supertaça
Foi bolo-rei a mais.
Ainda bem que despediram o único treinador que com os poucos meios humanos que lhe deram, porque o dinheiro fazia falta para outras negociatas, pôs o Porto a jogar futebol.
O Benfica agradece
Ainda vão ter que repescar o Sérgio outra vez para salvar a “Pátria”.
Mas só se não tiver nenhuma vergonha na cara, ele irá aceitar. Mas já não digo nada, é portista.
Mas não creio que o clube de ciclismo, tenha salvação possível. A horda macacoide implantada no clube pelo dono do macaco, para defender as suas negociatas e não para defender o Clube, vai proceder à sua destruição completa, o que me vai deixar muito “triste”.
Não sei se agradece, ainda não reactivou a rede de avençados para surgirem as vitórias naturais. Até o MP disse que queria consequências, mas ainda aí há muito tempo para dar a volta por outro lado.
Liberachos a mando do clube da Capital não descansaram enquanto nao correram com o mais titulado. Agora têm outro liberacho lá, um queque elitista, e ficam felizes ao ver o FCP enfardar na Luz e perder na Taça. Tudo acaba bem.