Blogopédia – Dicionário da Blogosfera (Alexandra – Ana)

continuação daqui

(este post serve apenas como ténue amostra daquilo que se pretende para a Blogopédia – todas estas entradas, bem como aquelas que estejam em falta, podem e devem ser editadas na plataforma já disponível)

Alexandra Carreira – Jornalista. Já trabalhou na SIC e no Correio da Manhã. Mestre em Direitos Humanos e Democratização, sente-se intimamente ligada aos assuntos europeus e às temáticas internacionais. É uma das autoras do blogue Albergue Espanhol.

Alexandra Tavares-Teles – Jornalista. Trabalhou, entre outros, em «O Independente», no «Correio da Manhã», na revista «Sábado» e no «Diário de Notícias», onde ainda trabalha. O futebol tem sido desde sempre a sua especialidade. É uma das autoras do blogue Jugular. Aí, escreve sobretudo sobre religião e em particular sobre o cristianismo, religião que professa.  

Alexandre Borges – Nasceu em Angra do Heroismo em 1980, mas está radicado em Lisboa, onde se licenciou em Filosofia. Tem estendido o seu percurso profissional por diversas actividades. Foi jornalista, guionista, actor, produtor, encenador e escritor. Publicou até hoje obras como «Dez Histórias De Amor em Portugal» (2003), «Histórias Secretas de Reis Portugueses» (2004, em parceria com Hugo Rosa), «Heartbreak Hotel» (2005, poesia) e «Todas as Viúvas de Lisboa» e está presente em diversas antologias de poesia. De resto, foi a partir de uma antologia de dos novos poetas portugueses, publicada no México, que lançou a sua carreira literária. Na blogosfera, fundou em 2005 o blogue O Boato, que manteve até 2007 e no qual deu azo às suas interpretações filosóficas da sociedade. Entre 2007 e 2008, escreveu no 31 da Armada e no blogue e revista Atlântico, de Paulo Pinto Mascarenhas. 

Alexandre Burmester – Nasceu a 4 de Janeiro de 1957 no Porto. Licenciado em Arquitectura pela Universidade do Rio de Janeiro. Regressou a Portugal em 1982, após uma década no Brasil, e abriu, alguns anos mais tarde, um ateleir com o seu nome e onde trabalham mais 7 arquitectos. Já recebeu vários  prémios de arquitectura ao longo da sua carreira. É um dos autores do blogue colectivo Reflexão Portista, que se dedica exclusivamente à vida do FC do Porto.

Alexandre Homem Cristo – Licenciado em Ciências Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, com Mestrado em Política Comparada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2003 e 2005, colaborou com o «Cine-Estúdio 222». Fez parte do blogue Atlântico até 2008 e, em 2009, do blogue Jamais, criado para apoiar o PSD nas Eleições Legislativas desse ano.  Escreve actualmente nos blogues Cachimbo de Magritte e Aparelho de Estado. Os seus textos refelctem uma visão marcadamente de Direita da política e da sociedade.

Alhos Vedros Sports – Blogue de desporto regional, alimentado pelos seus leitores. Criado em 1 de Março de 2008, dedica-se essencialmente à cobertura dos jogos das camadas inferiores (seniores e jovens) do futebol português.

Aliança Nacional – Nação & Liberdade – Blogue anónimo de extrema-direita. Criado em 3 de Julho de 2003, surgiu com o objectivo de ser um «fórum de ideias sobre a Civilização e a emergência de uma agenda política alternativa à ditadura cultural e política de esquerda». Apesar do anonimato do seu autor, muitos dos textos são assinados.

All About Neni – Blogue pessoal de Neni, açoriana a viver actualmente na Suíça. Criado em 17 de Maio de 2007, com uma justificação curiosa, «já que toda a gente tem um blog, eu também quero ter, oras!:)», dedica-se essencialmente a divagar sobre a vida da autora na Suíça, abordando também questões ligadas à moda e à decoração. Blogue profusamente ilustrado.

Amnésia – Blogue pessoal de João Tito Basto. Criado em 10 de Setembro de 2003, serve como repositório das reflexões mais ou menos íntimas do seu autor. A cidade de Lisboa tem, aqui, um destaque especial.

Ana Anes – Nasceu em Lisboa a 2 de Abril de 1973. Após duas licenciaturas não concluídas, em Engenharia de Materiais e Relações Públicas e Publicidade, estabeleceu-se na imprensa escrita. Escreveu no DNA, no Expresso, no Correio da Manhã e em O Independente, onde ficou famosa pela rubrica «7 Anos de Mau Sexo». Neste jornal, ficou então célebre a sua crónica «Os Homens e os Minetes», que motivou uma resposta violenta de Miguel Sousa Tavares. Colaborou ainda com as publicações Gente Jovem, Maxmen, Focus, Destak, Palyboy e outras. Em 2007, fez parte de «Bushy Mush», documentário para televisão. Na rádio e televisão, trabalhou na Rádio Cascais, na Rádio Comercial, na RTP e na produtora Endemol.  Assume-se como a “arruaceira” de serviço, «a quem convidam para reestruturações ou projectos novos». Na blogosfera, começou por criar o Snob, que posteriormente apagou por completo. Fez o mesmo ao blogue A Ilha de Vidro, que durou alguns meses durante o ano de 2008, e a quatro outros blogues que a história não registou. Em 2009, fez parte do blogue colectivo Aventar, onde publicou apenas um post. Actualmente, tem mais um blogue, Anti-Cernes, no qual escrevem seis outros autores.

O que é a Blogopédia?

Como contribuir para a Blogopédia?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.