Um sinal do princípio dos tempos

./b_over_b_rect.eps

Ondas gravitacionais poderão ter sido detectadas neste padrão de luz dos primórdios do universo, podendo ajudar a explicar como este começou.

A importância desta descoberta reside em, pelo menos, dois aspectos. Por um lado, é a primeira detecção de ondas gravitações, tal como previstas na teoria da relatividade geral de Einstein. Mas mais importante é que, acreditam os cientistas, poderá ser a primeira prova directa que o universo ter-se-á expandido exponencialmente apenas uma fracção de segundo depois deste ter surgido (artigo completo na WIRED). (post scriptum: link para este assunto no Público)

A confirmar-se com mais experiências, isto será literalmente uma janela para os inícios dos tempos. Politólogos portugueses concluíram também que não será possível encontrar responsáveis pelo buraco financeiro em que nos encontramos antes desse big bang. Temos, portanto, uma boa janela temporal para apontar dedos a responsáveis mas, mesmo assim, acredita-se que eventuais culpas apuradas acabarão por prescrever devido a insuficiente tempo de preparação processual.

Comments

  1. priceless 🙂

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading