Ainda não tenho o estudo de 2016, anunciado pela Secretária de Estado da Educação, mas está disponível o estudo de 2011. A realidade não será muito diferente. Foi feito pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
“Reorganização da Rede do Ensino Particular e Cooperativo com Contrato de Associação”
Coordenação: Prof. Doutor António Rochette
Link: http://www.uc.pt/fluc/serv_com/ens_part_cooperativo
Região Centro: http://www.uc.pt/fluc/serv_com/pdf_docrochette/Centro.pdf
Este estudo mostra coisas muito interessantes: a rede completa, uma análise exaustiva dos vários equipamentos, de onde vêm os alunos, etc. É tudo muito claro e percebe-se bem razão desta ENORME CORTINA de fumo que tentam lançar sobre este assunto para CONFUNDIR os contribuintes.
Veja o Estudo. Veja a situação da REGIÃO CENTRO. Pense e tire conclusões por si mesmo.
As imagens são desse estudo (região centro): a 1ª mostra um aspeto das notas finais (conclusões) e a 2ª um exemplo de como são apresentados os dados para as várias escolas com contrato de associação.
Repito:
Os debates fazem-se mostrando a realidade, colocando a informação em cima da mesa e deixando que todos sejam informados de forma isenta. Depois, com a informação, os contribuintes, que são quem paga todo este desnorte, devem decidir o que querem.
É altura de ver isto com olhos de ver.
Números em cima da mesa, análise da rede escolar, análise da sobreposição e decisão RACIONAL e com BOM-SENSO, caso-a-caso porque há realidades muito diferentes e eu recuso-me a meter tudo no mesmo saco, que tenha em linha de conta a necessidade de tomar boas decisões e gerir com rigor o dinheiro dos contribuintes, mas também o histórico, os postos de trabalho, os alunos, etc.
Mas, Norbertto, também escreves com consoante duplas?