Pela privatização dos evadidos fiscais


Panama

Enquanto assistimos à guerra de especulação sobre jornalistas, políticos e empresários alegadamente envolvidos nos papéis do Panama, com sacos azuis e outros esquemas de trafulhice financeira à mistura, a procissão daquele que foi anunciado como um dos escândalos do século passa e nada parece acontecer. Foram só uns quantos esquemas de evasão fiscal e lavagem de dinheiro, e daí? Controlem-se é essas reposições salariais que isso é que arruína um país. Isso e a malta do RSI, esses cancros das sociedades modernas. 

Entretanto, no mundo real, 10 mil milhões de euros saíram de Portugal em direcção aos mais diversos paraísos fiscais no período entre 2010 e 2014.  Aproximadamente o mesmo período durante o qual o anterior governo levou a cabo um programa radical de privatizações, o dobro do exigido pela troika. Segundo o ex-Secretário de Estado dos Transportes, o social-democrata Sérgio Monteiro, esse mesmo programa de privatizações gerou um “ganho para o Estado nos próximos 20 anos, entre receita obtida e poupança de juros, deduzida de dividendos, é de 10,1 mil milhões de euros“. Portanto retalhar ideologicamente o país, indo além da Troika, permite ao país encaixar, no espaço de 20 anos, o mesmo que os adeptos da fuga ao fisco conseguem desviar em apenas quatro anos. Fica o comparativo para termos uma noção da ordem de grandeza. Fica também a sugestão: e que tal aproveitar a onda da direita e privatizar os evadidos fiscais? Não deve faltar quem os queira levar e sempre rendem mais do que a fugir aos impostos e a lavar dinheiro.

Fotomontagem via Uma Página Numa Rede Social

Comments

  1. e isto é o que sai por esquemas que a legalidade suja permite… imagino que saiu muito mais por esquemas sujos ilegais.

  2. Vão à procura “dele” (dinheiro), como fizeram outros paises, e a balança fica logo equilibrada de certeza que ainda sobra algum para deminuir impostos os !!!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s