Ou o facto do seu Vice-Presidente ter sido condenado no exercício das suas funções e procurando “obter vantagem para o seu clube” não é relevante?
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
Ou o facto do seu Vice-Presidente ter sido condenado no exercício das suas funções e procurando “obter vantagem para o seu clube” não é relevante?
C’est vraiment trop injuste… — Calimero *** Não pretendo meter foice em seara alheia, pois há abundante literatura acerca do fenómeno de não se aceitar um resultado negativo, na perspectiva de, obviamente (o obviamente é, por definição, indiscutível), sermos os maiores e, logo, se perdemos, como somos os maiores, é claro que fomos prejudicados por algum […]
Imagem composta, do telescópio espacial James Webb, que mostra a proto-estrela L1527 na gama dos infravermelhos dentro da nuvem escura (Fotografia: NASA, ESA, CSA, e STScI. Processamento: J. DePasquale, A. Pagan e A. Koekemoer (STScI)). Um corpo relativamente jovem, com apenas 100 mil anos. Mais detalhes: NASA, The Guardian.
A música
00:00 intermezzo (charlie spivak) 04:28 charmaine (mantovani) 08:35 melody of love (wayne king) 11:46 auld lang syne (guy lombardo) 15:15 body and soul (coleman hawkins) 18:54 poinciana ‘song of the tree’ (david rose) 22:48 do you believe in dreams (francis craig) 26:56 twilight time (three suns) 30:31 intermezzo aka ‘souvenir de vienne’ (wayne king) 34:39 orchids in the moonlight (enric madriguera) 39:12 warsaw concerto (freddy martin/jack fina) 43:24 deep in my heart dear (troubadours) 48:00 dancing in the dark (artie shaw) [Continuar a ler]
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
agora fazei o favor de ler o artigo do Henrique Burnay, no Expresso. Totalmente grátis.
li por aí que uma liberal acusou a IL de ter uma espécie de familygate na estrutura do partido. Estou chocado (NOT).
e até o sniper que queria abater o Marcelo foi apanhado. As forças de segurança funcionam, os juízes é que não querem prender larápios. Investigue-se.
Sabem quem é, no tal Conselho Estratégico Nacional do PSD (uma invenção do Rui Rio e que o Montenegro foi atrás) o responsável pela área da Cultura ? Por aqui vi tudo. Além do CV que está aqui, é comentador de bola num programa da CMTV.
Há um provérbio turco que reza assim “Se meteres um palhaço num palácio ele não se transforma num príncipe, mas o palácio transforma-se num circo”.
Parabéns Dr. Luís Montenegro!
Exército Americano estima que o plano climático custar-lhes-á mais de 6,8 mil milhões USD em 5 anos. Só podem estar doidos, a gastarem dinheiro em algo que não existe.
Ariana Cosme e Rui Trindade escrevem, hoje, dia da manifestação dos professores em Lisboa: «Está na hora de se reconhecer que este Governo e este ministro são, afinal, os melhores interlocutores que os professores e os seus sindicatos poderiam ter.»
diz o Der Terrorist.
Isto não é a Ribeira. E o <i> de Fontainhas não leva acento. É como o <i> de ladainha, rainha, grainha, etc. Siga.
“As autoridades *diz que sim”. Se as autoridades *diz que sim, estou mais descansado. Menos bola, menos precipitação, menos espectáculo, menos propaganda (“está a ser reposta a normalidade”…) e mais rigor, sff.
Nos últimos dias enquanto funcionário público, o CEO da Iniciativa Liberal cumpriu a promessa de tornar os liberais mais “populares”: agora chama-se Quim.
conduzido pelo Daniel Oliveira. O artigo no Expresso é aberto e merece ser lido.
o Presidente da República promulga o OE2023. Mas faz mal. Faz muito mal.
Em entrevista a Piers Morgan que sairá amanhã, Pedro Nuno Santos critica o seu anterior clube e diz que o cozinheiro do PS ainda é o mesmo do tempo do engenheiro Sócrates.
Se a renúncia ao cargo na TAP nos custou meio milhão, nem imagino a factura que virá com a demissão do governo. Que tal criar um imposto para acautelar o próximo job?
Andam para aí a dizer que Alexandra Reis recebeu uma indemnização milionária, mas a verdade é que mal chega para oferecer um Rolls ao marido.
Graças ao João Maio, percebi que o bidé é um tema da actualidade. Tenho opinião sobre o bidé (e sobre o urinol), mas, por razões higiénicas, não a manifesto.
desde que não fiquem por executar. Ou acabem num pavilhão transfronteiriço qualquer.
a selecção e a seleção. Efectivamente. Porque ‘selecção’ ≠ ‘seleção’.
Foto: Lars Baron/Getty Images.
Não, não é relevante. Apenas releva o facto de a Direcção de então, capitaneada por um tal de Godinho (Lopes) preservar tão bem os interesses do Clube que celebrou contrato com o Cristóvão, com vista à gestão da imagem dos jogadores, que lhe permitiu a ele, Cristóvão, receber 8.000 euros por mês “à cabeça” (ou seja, antes de quaisquer serviços prestados nesse mês, ou seja, a fundo perdido, ou seja, vigarizando o Clube com os vários cúmplices da Direcção) e, ainda, vasculhar a vida pessoal e a intimidade de cada jogador, “carreando” para o divórcio de alguns deles tudo o que pôde e não pôde para afastar este ou aquele.
Condenar, então, o Sporting? Como assim?
E seria, note-se, pena suspensa por 4 anos e meio.
Mas o advogado de defesa Pinheiro Farinha disse à TSF que não sabia ainda se iria recorrer. Só depois de “farejar” o texto do acórdão. Assim seja.
Obrigado pelo seu comentário. Pergunto – ele foi ou não condenado por corrupção ou tentativa de? Era ou não vice-Presidente no momento do crime? Tentou ou não corromper um agente desportivo?
Resposta sim a tudo, menos ao facto de estar agir em nome e por conta do órgão social para que tinha sido eleito.
Acredito que lhe faça impressão distinguir as coisas, mas pode ser que eu lhe tenha de lembrar um certo motorista do presidente de um certo clube que também “carreava” certo produto por uma certa porta de um certo recinto desportivo. Agia como motorista do presidente e, por isso, teria de ser incriminado o presidente?
Pereira Cristóvão foi preso preventivamente, condenado em tribunal, com base nas provas recolhidas.
A lei prevê que quaisquer ofendidos apresentem queixa. Se ainda estiverem dentro de prazo, claro.
Não creio que vender droga seja um crime desportivo. A não se que se trate de doping. O motorista do Porto atravessar a linha contínua da 222 não é um crime para imputar ao PC, mas o Adelino levar dinheiro para comprar um árbitro é! O mesmo se aplica ao Sporting. Ou ao BENFICA…
Tão punido como o clube que não pagava a segurança social, o clube com o presidente a escolher árbitros da taça, o clube cujo presidente foi apanhado a dizer que gosta de fazer as coisas pelo outro lado, e o clube que oferece jantares aos árbitros.
Desculpe, se não tem capacidade para aguentar um debate, dominando a matéria dentro da qual opina, é melhor não insistir.
Não se lembra já de um clube que não entregava o IRS retido nem as contribuições à segurança social e que, por isso, viu o seu presidente de então (Vale de Azevedo) engavetado pela Judiciária. Ainda anda lá pela cadeia, apesar de expulso de sócio e de advogado na respectiva Ordem.
Pereira Cristóvão, tal como Vale e Azevedo e o tal motorista são maus exemplos de sócios dos respectivos clubes que, ao contrário dos números, não são “extrapoláveis”. Dava jeito, não dava?
Insisto, para que não se desvie do principal: a lei prevê que quaisquer ofendidos apresentem queixa. Se ainda estiverem dentro de prazo, claro. Não avança, porquê?
Meu caro, não quero entrar na esfera técnica, própria da área judicial. Sobre isso, nada sei. Agora repare, se um agente desportivo corrupto não induz nenhuma penalização para a sua instituição com o acto de corromper, então estamos com um problema, certo? Quanto ao VALE há um detalhe: ele foi condenado por ROUBAR o SLB, não por roubar PARA o SLB. A retenção dos impostos é um roubo aos trabalhadores que, digo eu, não é crime desportivo ou é?
Pois, e a lei dizia que a SLB levava uma multa pesada, no mínimo, e a desportiva que o SCP descia de divisão, e continua sem haver apitos encarnados ou verdes.
Assim seja. A minha pergunta é simples: se o PPC foi condenado por corrupção, em que condição o clube é castigado? Nunca? Então o crime de corrupção é um crime passível de ser cometido pelos agentes, desde que o clube “cubra” financeiramente a condenação… Não creio que assim deva ser. Quanto aos jantares, há alguém condenado? Foi um crime? Não sei… se calhar não reparei nessa condenação… E, repito, a discussão, neste caso vai para além dos clubes. Não me parece que, no plano desportivo, o crime de corrupção seja uma questão individual.
Bem, pelo que vejo, está convencido de que “todos” os sócios do Sporting são Cristóvãos ou corruptos, o que me autorizaria a apodar os sócios do Benfica do mesmo modo.
Não o faço.
A corrupção vai para além das pessoas e dos clubes, dou-lhe razão, mas, se quer opinar, estude, primeiro, as condições em que qualquer pessoa colectiva ou clube é responsabilizável criminalmente por infracções criminais praticadas pelos seus dirigentes.
E, como disse, se quiser queixar-se, veja se pode avançar. Entretanto, esses esforços de extrapolação denunciam algo mais que não vem ao caso tentar sequer comentar.
Por mim, fim de comentários.
Eu não estou convencido de nada. Era só o que faltava. No Benfica já seguramente muitos mais praticantes de corrupção do que no Sporting, até porque são mais. Um sócio não condiciona a Direção? Parece-me justo. Um vice? Parece-me que foi condenado por um crime desportivo.
Abro uma excepção ao meu fim de comentários para o informar de que, lido o acórdão a que tive acesso, o Sporting Clube de Portugal foi absolvido de qualquer envolvimento na tentativa de suborno ao antigo árbitro.
PPC só foi condenado por um benfiquista da liga, foi ilibado sem margem para dúvida por todos os outros tribunais, desportivos e civis.
Peço desculpa, tava a pensar no JNPC. Sim, devia ser punido, como deviam ser investigadas as declarações do Coroado e do Marco Ferreira. Mas como é em Lisboa…
Mas alguém tem duvidas que estes escândalos a ser a norte do Douro metia uma equipa especial de investigação e fazia 1ªs paginas durante meses e que os do norte é que são mafiosos e o caralho e a verdade desportiva..
a verdade desportiva é um não assunto desde que seja o clube do regime a frente
Toda a gente sabe que só há corrupção quando um dirigente do norte recebe um árbitro em casa nas vésperas de uma derrota.
PPC foi condenado por DENÚNCIA CALUNIOSA e não por, como alguns 6 milhões querem fazer crer, corrupção.
Pondo de parte qual é ‘mais’ ou ‘menos’ grave (corrupção ou denúncia caluniosa), os regulamentos desportivos punem a corrupção, não a denúncia caluniosa. Mais, o caso já foi julgado pela justiça desportiva, que não entendeu haver por parte do clube de qualquer tipo de incorrecção. Da mesma forma que que entendeu que aqueles que oferecem vouchers também não procuram vantagem, apenas são ‘cortezes’, mesmo que a sua ‘cortezia’ esteja acima do valor regulementado pelas instâncias internacionais…
regulamentado e não regulementado
Corteses e cortesia… Isto hoje está difícil, será da chuva?
É do AO.
Estamos esclarecidos. Ainda bem que se fez esta discussão. O Vice-Presidente cometeu um crime relacionado com diretamente com outro agente desportivo, portanto, o criminoso é o Vice-Presidente, a vítima é também parte do “desporto futebol”, mas isso, na justiça desportiva não é relevante. É bom saber.
Tão relevante como um presidente de um clube ser ‘escutado’ a escolher árbitros para apitar o seu clube. Ora, ao escolher o que quero parece-me que escolherei aquele que me interessa, que má ‘garantias’. PPC, tanto quanto se sabe, tentou que o que dava ‘garantias negativas’, dado o seu histórico, não fosse escolhido. Trata-se de afastar quem me prejudica por oposição a chamar quem me beneficia.
Mas isto de discutir futebol, tolda-nos a razão, leva-nos a extremismos e no fim, acaba por ninguém ter razão.
Como diz o povo: ‘eles é que ganham o dinheiro…’
Bom e se me permitem a boca só para terminar, enquanto o SLB teve que andar três anos para o TRI, o PPC conseguiu um TETRA num abrir e fechar de olhos…