O preço das gasolinas

preco_gasolina_portugal

[António Alves]

Não, Portugal não tem a gasolina mais cara da Europa. Também não faz parte da lista dos mais baratos. É o oitavo – sim, leram bem: o oitavo – mais caro da Europa. Existem sete países onde a gasolina é mais cara.
Também não é verdade que o aumento dos combustíveis se repercute imediatamente no preço de todos os outros produtos. A fabricação desses produtos usa essencialmente electricidade, energia em que Portugal é praticamente auto-suficiente.
Os custos de transporte também não pesam assim tanto no custo final de um produto.
O aumento do preço dos combustíveis é um problema para as transportadoras rodoviárias e para o transporte individual, vulgo automobilista particular.
No primeiro caso, dado que existe imensa concorrência entre eles, o que acontece é um esmagamento das margens de lucro dos camionistas. Problema deles.
No segundo caso, dado que o mercado de combustíveis é livre, e o governo não intervém nele, só há uma solução: gastar menos gasolina. Se o consumo baixar muito talvez as gasolineiras baixem o preço para recuperar as vendas.
Meter tretas no facebook não adianta nada.

Comments


  1. mas possivelmente pode-se explicar porque razão a elasticidade do preço em relação ao custo da matéria prima tem um comportamento bipolar: quando baixa o preço do petróleo o preço quase não mexe e tem uma dinâmica lenta, quando sobe a elasticidade é mais elevada e a dinâmica é rápida. As variações das cotações das moedas e dos custos de produção não explicam isso
    E a parte de que a produção de que a produção usa essencialmente eletricidade depende da indústria, na indústria química não é verdade em muitos casos.

  2. Paulo Marques says:

    Gastar menos gasolina, porque é que ninguém se lembra disso, quase parece que as pessoas têm o que fazer.

  3. tekapa23 says:

    Só faltou convidar o Governo a aumentar ainda mais… Mas que peça disparatada.


  4. quando diz que as empresas transportadoras têm que esmagar a sua margem de lucro. PROBLEMA DELES, deixe-me discordar, muito. Não é problema deles, é problema de todos. A saber.: 1- Descuram a manutênção dos veiculos, 2- Mandam os camiões andar por estradas nacionais em vez de auto-estradas 3- e mais importante, desatam a escravizar os motoristas até ao maximo. Motoristas, que depois de 20 horas seguidas de trabalho, podem, com sono, matar a sua familia. Ou a minha, Pimenta no cu dos outros, é refresco, não é ? Seria bom ver o seu patrão a reduzir drasticamente a margem de lucro dele, para ver o que lhe acontecia a si

  5. Luís Lavoura says:

    Isto que aqui está é o preço da gasolina. Mas em Portugal gasta-se muito mais gasóleo do que gasolina. E no preço do gasóleo Portugal não está no 8º lugar da Europa, está muito melhor (creio eu).
    Os portugueses passam a vida a resmungar sobre a gasolina ser muito cara em Portugal, mas aquilo que na verdade lhes importa é o preço do gasóleo, e o gasóleo não é assim tão caro em Portugal.

  6. Ze de Faro says:

    Para a nossa realidade (e a dos camionistas) seria mais interessantes analisar este quadro : https://www.globalpetrolprices.com/diesel_prices/
    e o poder economico das populacoes dos paises que tem o litro de gasoleo mais caro que o nosso

    • tekapa23 says:

      ‘the average price of diesel in the world for this period is 1.19 Euro’
      Muito interessante !

  7. Pretor says:

    Devias viver num sitio onde para ireis para o trabalho só de carro.
    Ai ai… este pessoal pensa que Portugal é só Lisboa e Porto.

  8. Pretor says:

    Tenho dois carros a gasolina. Não tenho dinheiro para comprar carros a gasóleo

  9. César Sousa says:

    O que é que andaste a fumar,António Alves ?
    Sabias que a remuneração média do trabalho em países como a Dinamarca,Holanda e outros onde é mais cara que em Portugal
    é o triplo da que se pratica em Portugal.
    1,5 euros para o Rasmunssen ou para o Van Gogh é pouco,mas para o Portuga é um dinheirão. Vai-te catar.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.