Exemplo a seguir

Governo espanhol coloca hospitais privados ao dispor do SNS

Comments

  1. Julio Rolo Santos says:

    Em Portugal, os serviços de saúde privados, também estão a colaborar com o sns no combate ao virus.

  2. Rui Naldinho says:

    Esta crise pandémica vem demonstrar aos mais ignorantes que um SNS como o nosso é vital para que os estragos sejam minimizados. O caso alemão também me parece de forte capacidade e eficácia, se bem que a Alemanha é a Alemanha.
    Sempre houve hospitais privados em Portugal. Apenas com uma diferença relativamente ao momento presente.
    No passado, as chamadas Ordens Religiosas tiveram para além da sua sustentabilidade institucional, como hospitais, uma vertente caritativa, o qual permitia a mobilização dos seus meios no apoio às populações em tempo de Guerra, cheias, sismos e epidemias. Ora, os Hospitais privados de hoje, pertencem a grandes grupos bancários e seguradoras, seja a Melo Saúde, Hospitais da Luz, Trofa Saúde, etc, etc. Aquilo é apenas um negócio, do qual se pode extrair algum dinheiro proveniente das fragilidades da vida humana. Pensar que por iniciativa própria eles abrem mão do lucro para ajudar alguém, mesmo que pontualmente, é lirismo. Cabe aos governos quando concessionam este tipo de actividades e estabelecimentos, garantir que em casos extremos, o Estado pode requisitar os seus serviços, pagando apenas os custos gerais por eles suportados.

  3. Fernando Manuel Rodrigues says:

    É precisamente para possibilitar esta requisição que é importante decretar o estado de emergência.

    Essa é uma das ferramentas de crise que fica ao dispor das autoridades uma vez estando o país em estado de emergência (como Espanha já está).

    Mas resslavo que já houve várias ofertas da parte de privados às autoridades. Assim estas queiram e saibam tirar partido disso.