Dignidade

«Aunty», Lee Byford-Daynes

 

As filhas da Dona Graça estavam certas de que a mãe já não tinha idade para dormir com o namorado. “Namorado”. Só o nome que ela lhe dava já lhes parecia ridículo. Uma mulher de 77 anos não tinha namorados. Vê-la de mão dada com ele pela rua era embaraçoso. Parecia-lhes uma manifestação de senilidade, sem dúvida, mas também de bizarria, porque havia algo de animalesco nesses apetites da mãe, e essa animalidade era um vexame para as filhas, ainda que ela parecesse incapaz de entendê-lo. A Mafalda até confessou que sentia a mesma vergonha que a fazia virar a cara quando, em criança, os cães copulavam à porta de casa e era preciso separá-los com um balde de água, mas a Joana achou a comparação excessiva. 

Em qualquer caso, quando a mãe metia o namorado dentro de casa, sem se esconder dos vizinhos, expunha-se a ela, mas também às filhas. Não se daria conta disso, do embaraço que era para elas? Com aquela idade, ainda precisava daquilo? Não tivera tempo suficiente para serenar? Se o pai levava dez anos morto, não fora suficiente para ela se esquecer dessas coisas? E esse homem, também próximo dos 80 anos, só podia ser um depravado que se aproveitava da solidão dela. Era uma situação intolerável, havia que pôr-lhe fim.

Estava já decidido que a Dona Graça seria inscrita num lar de idosos quando a senhora sofreu um AVC que lhe deixou uma incapacidade de 85%. Foi um alívio para as filhas. Agora a mãe já poderia ter um fim de vida digno. 

Comments

  1. Luís Lavoura says:

    Repare-se no subtil machismo. À mulher de 77 anos fica muito mal copular; para o homem de 80 isso nada tem de mal, ele somente é considerado “depravado” por o fazer com a mulher de 77.


    • Quer dizer, ó LL. Chamar depravado a alguém não é propriamente um elogio. E ele teria esse titulo independentemente da idade da companheira.
      Acredito mais que há a opinião geral de que a sexualidade das pessoas com alguma idade não é decente.

  2. Paulo Marques says:

    Olhe que não, o sector social não se recomenda muito. Culpa de quem não paga renda que chegue, claro.


  3. A imagem traduz o que se entende por 77 anos fisicos!
    Há muito honrosas variantes.
    E a cabeça não tem que ir atrás do corpo…

  4. João Paz says:

    Excelente Carla Romualdo!
    Talvez do melhor que já li da sua autoria. O “Faz de Conta”, a hipocrisia social, o desprezo pela dignidade dos mais velhos mostrados sem subterfúgios. A sexualidade na idade sénior é sem dúvida um direito e uma forma muito importante de tornar menos agrestes as agruras do envelhecimento. Mas destaco a forma hedionda como descreve a reacção ao AVC. É, a meu ver, uma forma que, infelizmente, acontece e que mostra até onde os moralistas (“verdadeiros” ou abertamente falsos podem levar a actos retorcidos e abomináveis. Gosto muito de a ver de volta (assim espero pelo menos) na sua melhor forma.
    Obrigado!. , . .

    • José Peralta says:

      João Paz

      Estou totalmente de acordo consigo !

      E também felicito a Carla Romualdo, pelo excelente texto !

  5. João Paz says:

    Esquisito, os gosto e os não gosto continuam a zero e não permitem que introduzamos novos. Já não é a primeira vez que isso acontece. Censura???

    • Albino Manuel says:

      Homem, isto são meia dúzia de amigos. Têm duas caras: uma de quem põe um post e a outra de quem comenta. Uma merda do Porto. A seguir é voto acima e voto abaixo. Só mesmo essa “cdade” adora blogues. Igualitos ao defunto Insurgente.

    • Paulo Marques says:

      Tendo em conta que é um plugin que usa a funcionalidade do polldaddy.com… não, bug, mais provavelmente falta de actualização, pelos meus testes rápidos.

  6. Albino Manuel says:

    Este é a mulher do americano?

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.