Um PS à direita da direita

No debate do Estado da União Europeia, uma espécie de Estado da Nação comunitário, Ursula Von Der Leyen defendeu a aplicação do badalado windfall tax às energéticas – ao qual António Costa e a sua maioria parlamentar insistem em resistir – e a flexibilização das regras orçamentais, para que não se repita o desastre que foi a resposta à crise do subprime e das dívidas soberanas. Mais do que defender esta ideia, a presidente da comissão foi mais longe e anunciou um windfall tax comunitário, com o qual espera arrecadar 140 mil milhões de euros.

Por cá, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, defendeu há dias que existem alternativas ao windfall tax, sem especificar quais. Eis o “socialismo” português em todo o seu esplendor: uma espécie exótica que se coloca à direita dos conservadores em matéria de políticas redistributivas, no momento em que elas são mais necessárias. Agora façamos um minuto de silêncio por todos os doutorados da universidade da vida que garantem que o PS está tomado pela esquerda radical.

Oremos.

Comments

  1. O Socialismo português
    É um fingidor
    Às vezes finge tão completamente
    E mente tão ardentemente
    Que é confrangedor
    Saber como chegar ao fim do mês.

  2. estevesayres says:

    Pelos visto ainda ninguém viu que o P”S”, está no caminho do neoliberalismo, e com alguns tiques a roçar ao 24 de Abril de 74, para não ferir os sentimentos de alguns socialistas…

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading